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- Manifestações de fortuna, litigiosidade e divergências : uma análise da jurisprudência recentePublication . Pires, Rita Vieira; Duque, Mónica Fontes Carvalho
- De Donum Vitae a Dignitas Personae : o Magistério teológico da Igreja e a bioéticaPublication . Semedo, Edmilson Carlos Gonçalves; Cunha, Jorge Teixeira da
- A resolução do contrato administrativoPublication . Jesus, Catarina Sofia Camacho de; Carvalho, Marta Vaz Canavarro Portocarrero de
- Comunicação de más notícias no cuidado de enfermagemPublication . Costa, Andreia Sofia de Jesus; Sousa, Patrícia PontíficeComunicação de Más Notícias no Cuidado de Enfermagem reúne as aprendizagens e experiências que possibilitaram o desenvolvimento de competências de enfermeira especialista em enfermagem médico-cirúrgica e descreve todo o percurso realizado de forma crítica, reflexiva e fundamentada, enfatizando o efetuado em contexto prático. Este relatório faz uma breve abordagem ao percurso profissional e apresenta diversas situações vividas no decurso da prática clínica, demonstrando de que forma as atividades e estratégias desenvolvidas contribuíram para a aquisição e desenvolvimento de competências e revelando os seus principais contributos para uma enfermagem avançada. A comunicação, sendo uma variável indispensável no cuidado de enfermagem foi o tema transversal e condutor deste caminho. Um outro suporte foram as orientações teóricas de Afaf Meleis e Jean Watson. Comunicação de Más Notícias no Cuidado de Enfermagem inicia-se com uma revisão sistemática de literatura, que se encontra em fase de análise por uma revista científica de enfermagem, realizada para uma melhor compreensão e maior conhecimento sobre as estratégias de comunicação utilizadas pelos enfermeiros no processo de transmissão de más notícias, tendo os resultados sido partilhados com a equipa multidisciplinar no decurso de uma formação realizada com vista à melhoria contínua dos cuidados. Seguidamente, descreve as principais atividades desenvolvidas ao longo de 5 anos em Unidades de Cuidados Intensivos, que conferiram creditação ao módulo II. Prossegue com a explanação da prática clínica concretizada na Unidade de Dor Crónica, enfatizando a criação de um instrumento de registo em suporte informático que se encontra em fase de aprovação, a elaboração e implementação de dois folhetos de educação e ensino para a saúde e também a elaboração de um póster sobre estratégias facilitadoras da comunicação. Por último, descreve o percurso efetuado no serviço de urgência geral, realçando a imprevisibilidade das situações e consequentemente o elevado número de processos de transmissão de más notícias ao cliente e/ou família.
- As mulheres perante a televisão para mulheres : recepção e apropriação dos conteúdos da SIC MulherPublication . Santos, Daniela Patrícia Martins dos; Torres, Eduardo CintraOs estudos sobre os media e, em especial sobre as as audiências, têm demonstrado uma preocupação particular em analisar, aprofundar e enriquecer a importância do receptor na definição e construção dos significados difundidos nos meios de comunicação de massa, surgindo os conteúdos televisivos como produtos representativos da cultura mediatizada. As mulheres são uma audiência singular e específica na televisão, patenteando-se o género como uma variável decisiva quando se estuda a recepção e a apropriação de conteúdos. Nesta investigação, procura-se entender a forma como as mulheres se identificam com os conteúdos observados e, acima de tudo, se apropriam das imagens e narrativas veiculadas pelos media. Pretende-se, por outras palavras, compreender o modo através do qual o envolvimento entre a espectadora e aquilo que observa – domínio da apropriação – se reconstrói, se recria e se reflete no seu quotidiano. Com esta investigação, centrada no canal temático SIC Mulher, pretende-se, portanto, contribuir para uma abordagem enriquecedora e teorizada do género – leia-se uma forma de compreender, relacionar e aprofundar –, enquanto factor determinante que permite entender como as narrativas de conteúdos destinados primordialmente a mulheres são recepcionadas, interpretadas e apropriadas.
- Integrating social media into the marketing mix : the determinants of successPublication . Zilhão, Francisco Stilwell; Lakishyk, KyrylThe aim of this dissertation is to demonstrate how three different companies (Starbucks, Walmart and Hewlett-Packard) are integrating Social Media into their marketing mix. How Social Media is a changing trend and why it is becoming essential for companies to adopt it as a marketing strategy in order to gain competitive advantage. The main Social Media Platforms that will be analysed are; Facebook, Twitter, LinkedIn and YouTube. The literature review encompasses many different academic researchers’ and allows for the integration of ideas, opinions and insights on the importance of being active in Social Media, Social Media benefits, drawbacks and challenges, the analysis of Social Media data, and how to develop a Social Media strategy by providing guidelines. The conceptual framework is a honeycomb framework of seven building blocks, which is then used to highlight the importance of these different components in each case study. It is used to describe how each company can use different set of tools to position themselves, depending on their overall objectives. The case studies present an overview of each company and describe its main benefits, drawbacks and what each enterprise should adopt as a set of Social Media guidelines. The managerial benefits of discussing these cases will allow to comprehensively evaluate the trade-offs of integrating distinct Social Media tools into a company’s overall marketing mix. In the teaching notes, the main learning objectives, suggested assignment questions and respective answers are presented. Finally, the conclusions, limitations and future research of the study are outlined.
- Tributação das manifestações de fortunaPublication . Campos, Luís Miguel Almeida; Lima, Mónica Fontes Duque da Silva Coelho
- Pricing performance-based email marketing campaigns : the impact of user registration form design on lead conversionPublication . Gmür, Gregor Raphael; Costa, Ana Isabel Almeida; Jorge, Fernando SantosFor companies to trust the Internet platform as an advertising medium and to also engage the sceptics in the long run, more transparency must be achieved in terms of performance and pricing mechanisms. This dissertation analyses promotional email campaign performance and critically reflects on the impacts such as user registration form design, the quality of the database as well as industry effects. The results enable companies to identify at what point advantages of exact tracking of digital footprints allow digital advertising models to outgrow conventional ones. In addition, the research aims at finding out what future values databases incorporate and to what extend companies can use data to retarget users in the future. Qualitative research in form of interviews with advertising agencies in Portugal assesses the future value of databases as well as the quality of information a user is asked for. Subsequently, secondary data of promotional email-marketing campaigns is evaluated quantitatively to identify the performance of such. To support these findings, further primary research in quantitative format measures the performance of three email-marketing campaigns amongst different industries. Companies should focus on systematically aligning databases for future retargeting, whereas information on users’ personal interests is especially valuable. Compiling data about a person´s location can be reduced due to further rapid development of GPS tracking systems on mobile devices. The quantitative analysis reveals the interesting finding that an increasing amount of form fields on a submission form of an email-marketing ad does not necessarily impact conversion rates negatively.
- Effect of checkout stands' assortment heterogeneity on impulsive purchasesPublication . Canelas, Susana Isabel Monginho; Vale, Rita Coelho do; Costa, Ana Isabel AlmeidaIn-store consumer behavior has been comprehensively studied throughout the last decades. It is a fact that consumers are from day to day increasing their in-store decision making levels, whether through unplanned or impulsive purchases. However, it is believed that impulsive buying behavior through point-of-purchase marketing activities increases the profits of retailers on the long-run (Baumeister, 2002). It is also considered that impulsive purchases occur more frequently and are more significant at stores’ checkout stands (Front – End Focus, 2014). The overall aim of this dissertation was clarify the relationship between checkout stands’ assortment heterogeneity and impulsive purchases originated at this store area. To this end, the Portuguese retailer Sonae MC kindly provided access to the necessary data to this study. Impulsive purchases are measured by this large retail company through the sales of the impulse confectionary category displayed at checkout stands. After a preliminary analysis of available data, 117 stores constituted the research sample with assortments ranging from 82 to 225 SKU’s associated to sales levels of 2014 first quarter. Results of univariate statistical analysis show a positive effect of assortment heterogeneity on impulsive category purchases at grocery’ stores checkout areas, as hypothesized. As assortment heterogeneity switches from a low to a high level, impulsive purchases significantly increase (p<0.01). A similar effect is observed at micro-category level, with increasing heterogeneity leading to higher impulse confectionary and chewing gum sales. The present dissertation thus demonstrates valuable insights for retailers and category managers willing to increase impulsive purchases at their grocery stores’ checkout stands.
- Utilização do Wiki na disciplina de inglês : um estudo de casoPublication . Silva, Francisco António Silva; Andrade, António Manuel Valente deA língua inglesa permite comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar ou situação, abrindo muitas portas no mercado do trabalho. Embora considerada como uma língua ‘difícil’, através de uma metodologia colaborativa e comunicativa, dentro e fora do contexto escolar, o processo de aprendizagem, como segunda língua, torna-se motivador e fácil, permitindo a mudança nas metodologias pedagógicas, de forma prática e acessível. O Wiki, como plataforma que agrega outras ferramentas da Web 2.0, permite a construção do conhecimento e potencializa uma grande quantidade de recursos tecnológicos e audiovisuais; como ferramenta pedagógica, permite incorporar os trabalhos realizados pelos alunos, a pares ou em grupo, e revelar as competências adquiridas através de atividades realizadas; facilita o pensamento crítico em relação ao processo curricular, proporcionando a todos os alunos a oportunidade de expressar as suas opiniões, esclarecer dúvidas ou empenhar-se de forma a alargar os seus horizontes. O presente estudo é uma investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, que tem como objetivo refletir e aferir, na perspetiva dos alunos, quais as potencialidades e as desvantagens da introdução da ferramenta Wiki no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de Inglês, como Língua Estrangeira. O que se propõe com este trabalho é apresentar os dados sobre a eficácia da aplicação do Wiki em contexto colaborativo na sala de aula, devido à pouca divulgação de investigações neste âmbito. A intervenção pedagógica decorreu numa turma do 8º ano, em contexto educativo. Numa perspetiva construtivista, a ferramenta Wiki foi usada por um grupo de alunos que trabalharam num projeto comum, envolvendo a criação de um ou mais tipos de artefactos. Os resultados obtidos permitem evidenciar as potencialidades das ferramentas da Web 2.0 e do Wiki e aferir que as capacidades de oralidade e de escrita dos discentes melhoraram e o desenvolveram competências colaborativas. A abordagem com o Wiki, em relação ao processo de aprendizagem da língua inglesa permitiu constatar um maior envolvimento e interação entre os alunos e a construção dos seus próprios conhecimentos, tornando-os conscientes da sua própria evolução no processo de aprendizagem. Consequentemente, os dados permitem concluir que a tecnologia Wiki traz grandes benefícios para os alunos e pode muda os seus comportamentos nestes ambientes de aprendizagem e, por conseguinte, prepara os alunos para atuar de forma colaborativa interagir em equipa nas suas vidas profissionais futuras.