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- O comprehensive approach na Nato e na UE : duas orientações opostas e convergentesPublication . Gonçalves, Filipa Cristina Florença; Garcia, Francisco ProençaO presente estudo centra-se na análise do Comprehensive Approach, na NATO e na UE, na gestão de crises, e sustenta o argumento de que as duas organizações possuem orientações divergentes e convergentes. Partindo do desidrato primário, a consolidação do planeamento e do modo de atuação, o CA foi revigorado e redenominado pelas OI’s, como consequência da expansão de tarefas, tempos e atores, e da interação entre estes. Neste sentido, o argumento foi construído através do estudo da evolução institucional do CA, dos atores, do processo de gestão de crises, das capacidades, da cooperação interna e externa e dos estudos de caso, no Afeganistão e no Corno de África, na NATO e na UE, respectivamente. Deste estudo, percepciona-se a intenção da Aliança em contribuir, como parte integrante da comunidade internacional para o CA, e que a União está interessada em empreendê-lo, através dos múltiplos instrumentos de que dispõe. A simultânea persecução da Grand Strategy, o WGA como método de atuação e a constante busca de inspiração, por parte da UE à NATO, nas questões de planeamento militar, torna-as operacionalmente semelhantes. Os três pontos de encontro elencados confluem numa possível lógica de cooperação, a longo prazo, e numa ideia de convergência, para uma futura gestão de crise.
- (In)disciplina na escola do século XXI : relatório de atividade profissionalPublication . Cardoso, Bernardina Maria dos Santos; Estêvão, Carlos Alberto VilarA temática da indisciplina tem-se revelado de grande atualidade na grande maioria das escolas públicas portuguesas, dado este fenómeno contribuir significativamente para perturbar a vida das escolas e ser uma preocupação importante de professores, alunos, funcionários, pais e responsáveis políticos, o que demonstra a dimensão que tem tomado, principalmente nas últimas décadas. O presente trabalho pretende, deste modo, promover a compreensão e a reflexão sobre a (In)disciplina na Escola do Século XXI e de forma a prosseguir este propósito, o presente relatório encontra-se articulado em três partes. Na primeira faz-se a descrição do percurso profissional o qual, quer pelas diversas escolas onde foi desenvolvido o trabalho de docência quer pelos vários cargos exercidos ao nível dos órgãos de administração e gestão, permitiu um profundo conhecimento do fenómeno da indisciplina escolar, principalmente com incidência nos primeiros anos do 3º milénio. A segunda parte iniciou-se com uma breve incursão sobre o percurso da escola na sociedade, numa perspetiva histórica, tendo-se, seguidamente, realizado uma exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos que nos permitisse ter um quadro conceptual sobre a problemática em análise, o que nos facilitará ter uma visão global dos vários fatores que podem estar na origem do fenómeno. A terceira parte assumiu a forma de estudo de caso de tipo descritivo, apresentando o modo como um Agrupamento de Escolas procurou avaliar o fenómeno da indisciplina no seio da sua organização e como os resultados dessa avaliação contribuíram para a construção de um nova estrutura de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica, cuja finalidade foi criar um programa de combate à indisciplina.Os resultados do referido programa sugerem que a aplicação de uma estratégia educativa baseada na educação cívica aliada ao trabalho de responsabilização coletiva apontaram um caminho de esperança no combate deste problema.
