Browsing by Issue Date, starting with "2014-07-28"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Evolução do contrato psicológico num quadro de mudança organizacional planeadaPublication . Pereira, Cátia Maria Correia; Cunha, Liliana Maria da Silva; Oliveira, EduardoNa sociedade atual, os processos de mudança fazem parte do dia-a-dia das organizações. As mudanças trazem incerteza e imprevisibilidade, o que pode afetar a relação psicossocial entre empresas e colaboradores. Assim, o presente estudo visa compreender de que forma o contrato psicológico – o conjunto de expectativas que um indivíduo tem relativamente à organização (Rousseau, 1995) - evolui perante uma mudança organizacional planeada numa organização, do setor secundário, na zona norte de Portugal na perspetiva dos trabalhadores e de elementos do departamento de recursos humanos. Trata-se de uma investigação qualitativa desenvolvida através de oito entrevistas semiestruturadas individuais (diretor de recursos humanos, técnico de recursos humanos, três chefias intermédias, e três operários). A empresa onde foi desenvolvida a investigação é constituída por várias unidades industriais. Desta forma, as três chefias intermédias, bem como os operários, pertencem a três unidades industriais diferentes. A análise dos dados foi sustentada no Software NVivo9 mediante análise de conteúdo. Foi possível perceber que o processo de mudança pressupõe um conjunto de alterações estruturais e ao nível dos processos organizacionais. Através da análise qualitativa conseguimos perceber que as chefias intermédias sentem-se injustiçadas e, paradoxalmente, satisfeitas com a organização. Por sua vez, os operários sentem-se, também, injustiçados e com perceção de pouco suporte organizacional. Desta forma conseguimos identificar dois tipos diferentes de contratos psicológicos, três transacionais e dois relacionais, sendo que um dos colaboradores não se conseguiu perceber o tipo de contrato. A verdade é que existiram casos em que não conseguimos apurar estilos puros dos tipos de contrato psicológico o que pode demonstrar o facto de ter ocorrido quebras e violações dos mesmos devido à implementação do processo de mudança organizacional. Em suma, conseguimos perceber que um dos fatores essenciais para que as mudanças sejam processos eficazes assenta na dinâmica da relação entre trabalhadores e organização.
- Avaliação de empresas : estudo de casoPublication . d'Orey, Frederico Teles de Sousa Albuquerque; Pacheco, Luís Pedro KrugEste documento constitui o Trabalho Final de Mestrado do Mestrado em Finanças e é o resultado do trabalho realizado ao longo do estágio em ambiente organizacional. O estudo centra-se sobre as melhores práticas de avaliação e sobre os principais modelos que, no atual estado de arte, podem ser utilizados durante o processo de avaliação. A avaliação é um exercício condicionado a um conjunto de expetativas do avaliar, necessariamente subjetiva, mas é uma ferramenta essencial para a tomada de decisão sensatas. Nos últimos anos tem havido uma tendência clara em direção a métodos mais formais, explícitos e institucionalizados. A Triple A – Capital & Finance assente o seu processo de avaliação em dois grandes métodos - discounted cash flow e múltiplos. A revisão da literatura permite compreenderas razões dessa escolha mas também prova que os modelos baseados em opções, em alguns contextos, apresentam resultados superiores aos modelos utilizados. Seguindo as metodologias da Triple A – Capital & Finance alcançamos uma valorização para a empresa em questão. Não havendo um “valor exato” quando se avalia uma determinada sociedade, podemos estimar o “valor da empresa”. Para além da avaliação da empresa, o objetivo deste relatório era, não só referir as vantagens da utilização de opções, mas também comprova-lo através da sua aplicação. Isso é, de fato, uma das limitações do trabalho que não foi possível devido a informação que me foi disponibilizada. Num futuro próximo, considero importante aprofundar a questão e desenvolver um modelo de avaliação para a Triple A – Capital & Finance, que tenho em conta questão relacionadas com incerteza e flexibilidade. Um dos métodos que apresentou melhores características nesse contexto, devido a sua simplicidade, é o método da árvore de decisão.
- Como dizer adeus : a superficialidade do retrato fotográfico na comunicação da identidadePublication . Ferreira, José Emanuel da Silva; Feray, Jenny Helene Denise; Lobo, CarlosO retrato mantém-se estranhamente silencioso à análise. Sem uma legenda ou um título ignoramos como lhes chamar, quem são, qual é a sua individualidade. Temos apenas pistas para projectar as nossas leituras, sempre tão frágeis, sobre a projecção ou leitura do fotógrafo. Assim sendo, quando procuramos uma certeza, embatemos na superficialidade da fotografia. Um dos artifícios encontrados para conduzir e informar o espectador foram as legendas, desde cedo aplicadas na fotografia documental e no jornalismo para centrar a imagem num punctum, mas que posteriormente encontram a sua utilidade e função na prática artística contemporânea. Mas será que basta uma legenda para transmitir algo de tão complexo como a identidade, ou até para a aprofundar? A dimensão verbal é usada na imagem com diferentes propósitos (entre outros, pode ser guia ou ficção), mas o facto é que a sua existência acaba por nos conduzir pela intenção do autor. Esta profundidade encontrada no discurso verbal e nas suas características próprias, a sua capacidade de expressar as relações silenciosas criadas fora do enquadramento da fotografia, transmite-se para a imagem. Traça como que um mapa silencioso dos silêncios que existiam nela, e pode dota-la de tridimensionalidade e profundidade. A problemática deste trabalho consiste na possibilidade do uso de legendas na imagem fotográfica aumentar as suas capacidades indexicais de transmissão de informação, uma vez que uma ratifica a outra - e a linguagem escrita baseia-se em princípios semióticos diferentes do da imagem fotográfica, o que leva a que seja capaz de contar mais do que a superfície visível das coisas.
- A importância da comunicação interna nas empresas : o caso AscendiPublication . Lima, Ana Regina da Silva; Côrte-Real, Ana Filipa da Rocha de Castro eO presente relatório de estágio surgiu da necessidade de colmatar algumas lacunas ao nível da comunicação interna do Serviço de Apoio ao Cliente (SAC), da Ascendi. A pesquisa passou por três diferentes fases. Numa fase inicial, realizou-se um diagnóstico à comunicação interna dentro do SAC, através da realização de meetings com a supervisão. Posteriormente, efetuou-se um inquérito a todos os colaboradores do serviço, que resultou no desenvolvimento e implementação de sistemas de melhoria interna. Depois de realizada a análise aos resultados do inquérito, foi notório o descontentamento, assim como as lacunas existentes. Desta forma, surgiu a necessidade de delinear estratégias, de modo a combater essas mesmas falhas, desenvolvendo novas ferramentas de comunicação de que resultaram impactos positivos, quando implementadas. É certo que, uma comunicação mais transparente melhora o serviço interno, interferindo diretamente na qualidade do serviço prestado ao cliente. Pode, portanto, concluir-se que é essencial trabalhar no sentido de incentivar a prática de uma comunicação mais clara e transparente, realizada atempadamente, com uma maior interação e aproximação entre chefia, supervisão e operadores, uma vez que, com um serviço interno sem falhas e com um bom ambiente, se estará no caminho certo, para se alcançar um serviço de excelência, tanto a nível interno como externo. Para além da análise à comunicação interna, através de inquérito, foi ainda desenvolvido um modelo de inquérito para avaliar, a nível externo, a satisfação dos clientes. Ainda que este não tenha passado a produtivo, foi validado e está pronto a concretizar, ou seja, a ser utilizado pela empresa.
- Imigrantes em Centro de Instalação Temporário : das histórias de irregularidade à experiência da detençãoPublication . Sampaio, Paula Cristina Melo Pereira; Matos, Raquel Maria Navais de CarvalhoNum contexto de globalização, a imigração irregular tem suscitado algumas questões relevantes para as ciências sociais. As políticas atuais europeias da gestão da imigração irregular têm reforçado a detenção e expulsão como mecanismo de controlo desses fluxos (Grant; 2011; Boswell, 2007). O medo destes cidadãos estrangeiros no seio da sociedade, legitima estes mecanismos de controlo social com impactos a nível físico e psicológico (Devas Project, 2009). Em Portugal, o prazo limite de detenção em Centro de Instalação Temporário (CIT) em Portugal é de 60 dias (Lei 29/2012, de 4 de Julho). Por este Centro, passaram 162 pessoas em 2013 (JRS, 2013), com uma permanência de aproximadamente 26 dias (26,2) (JRS, 2013). Face a esta constatação, este estudo, de índole qualitativa, tem como objetivo perceber quais foram as razões que levaram 10 participantes, detidos em CIT entre Abril 2013 e Março 2014, a saírem do seu país de origem e identificar quais os motivos que explicaram a sua irregularidade. Em segundo lugar, à luz do percurso migratório de cada participante, este estudo procurou, igualmente, conhecer o que significa para os participantes do estudo estarem em CIT e o que representa o afastamento do país. A maior parte dos participantes, com entrada regular em Portugal, migrou para melhorar as condições de vida e trabalhar. No entanto, este motivo também revela-se ser, na falta do mesmo, um dos principais fatores, entre outros, da irregularidade para uma parte dos participantes. Relativamente à detenção, os resultados obtidos sugerem que este mecanismo de controlo é encarado pelos participantes como uma privação de liberdade e interiorizam-no como um ato punitivo da sua situação administrativa. Desta forma, a irregularidade torna-se, segundo os participantes, equiparada a um ato criminoso devido à detenção. Quanto à expulsão, para uma parte dos participantes, representa uma rutura com o seu projeto de vida e resume-se à ausência de perspetivas para o futuro.
- Preços de transferência : o caso prático da CIN PortugalPublication . Borda, Tiago Teles; Correia, Maria Luisa C. F. L. Castro AnacoretaEste trabalho tem por base o estágio realizado no Departamento Financeiro da empresa CIN Portugal, S.A., com vista à conclusão do Mestrado em Finanças da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa. Numa primeira fase é feito um enquadramento dos preços de transferência no contexto prático da CIN ao nível das operações vinculadas, das funções desempenhadas e do método e indicador utilizado no seu cálculo com o objetivo de perceber a origem da temática e a importância que esta desempenha no contexto internacional da CIN. A segunda fase será dividida em duas partes: 1. Quais os benefícios dos preços de transferência na estrutura operacional da CIN e quais os motivos para a existência de diferenças no controlo dos mesmos; 2. Qual a relação entre matérias-primas, preços de transferência e preço final no caso particular entre a CIN Portugal e a Barnices Valentine, empresa sediada em Espanha com maior peso na transferência de produtos intra grupo. O principal objetivo deste trabalho é averiguar se variações nas matérias-primas estão na base das diferenças detetadas entre as vendas reais intra grupo e a política seguida pela empresa ao nível dos preços de transferência.
- Análise comparativa da metodologia dos estudos de tendênciasPublication . Marques, Miguel Maria Barroso Paula; Perez, ClotildeEste tema surge da necessidade de entender quais as melhores metodologias para pesquisar e estudar as tendências emergentes na sociedade. O estudo das tendências é, cada vez mais, um assunto a ser explorado, pois atualmente, as sociedades são cada vez mais complexas e fragmentadas a nível cultural, e os indivíduos possuem comportamentos de consumo muito distintos e por vezes, imprevisíveis. Esta conclusão é rapidamente retirada ainda na fase de introdução deste trabalho, após um correto enquadramento temático. Como é comprovado ao longo do trabalho, as metodologias utilizadas na identificação e compreensão das tendências são ferramentas estratégicas excelentes para as empresas, fornecendo uma direção a ser seguida para o desenvolvimento de produtos, serviços, e a comunicação dos mesmos. Excluindo a introdução e as considerações finais, esta dissertação está categorizada em 3 capítulos. Nos primeiros 2 capítulos, é executada uma revisão de literatura que aborda não só o conceito de ‘tendência’, como todos os elementos que as influenciam. Ainda nesta fase, é explicada a importância do estudo das tendências, e quais as metodologias existentes para a sua identificação e análise. A revisão de literatura foi elaborada com base em fontes credíveis, tais como autores, peritos, e empresas que atuam na área em questão e ainda numa minuciosa análise documental. No capítulo 3, são identificadas 3 tendências (1 macrotendência e 2 microtendências). Para a sua identificação, foram aplicados essencialmente métodos de monitoramento de conteúdo mídia, entre outras metodologias descritas nos capítulos anteriores. É possível concluir no final deste trabalho que para cada tipo de tendência, devem ser aplicadas técnicas distintas, muitas vezes de forma combinada para as identificar ou prever e compreender a sua origem.
