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- Fatores de risco e fatores protetores da delinquência juvenil : o papel do envolvimento escolarPublication . Moreno, Miguel Pontes; Matos, Raquel; Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoA delinquência juvenil é um fenómeno que tem originado diversas investigações. O estudo de fatores de risco e fatores protetores reveste-se da maior importância, no sentido em que contribui para uma melhor compreensão do fenómeno da delinquência juvenil, como também para a criação de programas de intervenção. O presente estudo apresenta como objetivo geral: analisar a relação do envolvimento escolar na adoção de comportamentos delinquentes por parte de jovens. A recolha de dados foi realizada junto de alunos do 9º ano ao 12º ano, provenientes de escolas do Grande Porto e área metropolitana de Setúbal. Os instrumentos utilizados foram o Questionário MERLINO (Matos, Veríssimo, Soares, Carvalho, Cunha & Moreno, 2013) e o Instrumento de Envolvimento Escolar dos Alunos (Moreira, Machado Vaz, Dias & Petracchi, 2009). Os principais resultados revelam que os alunos com envolvimento emocional moderado têm maior probabilidade de adotar comportamentos delinquentes do que os alunos com envolvimento emocional elevado, assim como os alunos com envolvimento cognitivo moderado têm maior probabilidade de adotar comportamentos delinquentes do que os alunos com envolvimento cognitivo elevado. No final do presente estudo, são discutidas as implicações e limitações do mesmo e realizadas sugestões para futuras investigações.
- Millennials brand awarenessPublication . Capelo, Inês Ribeiro dos Santos; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eThe present work aims at identifying Portuguese Millennials’ characteristics and uses them to create guidelines brands should use when it comes to successfully engaging with this generation in Portugal. A literature review about Millennials and Brand Awareness has been conducted so a research model could be created. The new 3 Cs of Millennials Brand Awareness model identify Content & Creativity, Customer Engagement and Cause-Related Marketing as central pillars brands should considerer when targeting Millennials. Data to test the model was collected through a web-based questionnaire regarding Millennials and Non-Millennial respondents so both generations could be compared. Results show that not all the pillars tested gave the expected results as some of them seem to be more significant and therefore more efficient when connecting to Generation X. Although a lot has been written about Millennials, this study is the first effort on trying to draw a Portuguese reality and test if the existing literature regarding other nationality Millennials can be applied to Portugal. Findings provide useful insights on the Portuguese reality for all firms targeting Millennials and aiming to engage with them. Still, findings should be further verified and lead to new research so stronger guidelines can be identified.
- Experiências de vida e sabedoria na pessoa idosaPublication . Sarmento, Maria Augusta de Miranda Ribeiro; Fonseca, António Manuel Godiho daConsiderado o pináculo do desenvolvimento humano, a sabedoria diz respeito a diferentes qualidades positivas do indivíduo como uma personalidade integrada, competências de julgamento superior em situações de conflito e capacidade de resiliência face às vicissitudes da vida. Parece existir uma relação positiva entre a sabedoria e o bem-estar emocional nos indivíduos idosos, o que pode permitir identificar vias para um desenvolvimento positivo nesta fase mais tardia da vida. O presente estudo tem como objetivo central conhecer de que modo as experiências de vida podem fomentar a sabedoria na população idosa. Como objetivos específicos pretende-se conhecer estas experiências de vida, a forma como a pessoa idosa lidou com elas, e que aprendizagens recolheu e integrou na sua vida. O estudo foi realizado através da recolha de relatos autobiográficos de uma amostra constituída por um grupo de dez pessoas idosas, com idades entre os 69 e os 95 anos (M=80.6). Os resultados permitiram concluir que as experiências de vida marcantes podem ser promotoras de sabedoria. As pessoas idosas deste estudo demonstraram ter integrado as suas experiências e codesenvolvido recursos em sabedoria como a abertura à experiência, a atitude reflexiva, a regulação emocional e empatia, os aspetos afetivos, como a consciência social, o sentido de mestria e estratégias de coping para lidar com as adversidades, entre outros. Mostraram também, nesta fase tardia da vida, o valor da transcendência de si, através da espiritualidade, que assume um papel importante nas suas vidas, como valor adaptativo e fonte de resiliência para ultrapassar as adversidades. Foi possível também constatar que a generalidade dos participantes apresentava um envelhecimento bem-sucedido, envolvendo-se ativamente com a vida e partilhando vivências com outros significativos, sentindo realização no seu percurso de vida.
- O processo de expatriação e a dimensão familiar : políticas e práticas organizacionaisPublication . Pereira, Rute Isabel Miranda da Costa Silva; Cunha, Liliana Maria da Silva; Oliveira, EduardoA crise financeira que os países do sul da Europa atravessam nos últimos anos, acelerou a necessidade de uma maior internacionalização das empresas, o que levou ao crescimento da expatriação, como forma de implementar essa estratégia. A expatriação é um fenómeno vantajoso tanto para as empresas como para os expatriados, a nível de desenvolvimento e partilha de competências e know-how, e cujo estado-da-arte se foca na análise do expatriado e sua adaptação ao país de acolhimento. Este estudo analisa a conceção e implementação do processo de expatriação, com especial evidência na dimensão familiar, segundo as perspetivas dos representantes de empresas e dos expatriados. Para esta análise utilizou-se uma amostra constituída por expatriados, repatriados e responsáveis pelos processos de expatriação destes e uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo através do software Nvivo. Os resultados mostram a importância e influência da dimensão família para o expatriado em todas as etapas do processo de expatriação, nomeadamente, ao nível da aceitação do desafio, do apoio e equilíbrio na relação trabalho-família, do seu acompanhamento para o país de acolhimento do expatriado e como o seu distanciamento ser a principal dificuldade apontada, o que mostra a necessidade desta dimensão ser incluída na conceção e implementação destes processos pelas empresas. A associação entre a expatriação e o objetivo de alargamento de mercado pelas empresas, a preferência por um processo interno de recrutamento e dos programas de acolhimento e visitas de reconhecimento como práticas de preparação do expatriado são algumas das conclusões deste estudo. Adicionalmente, também se identificam a família, a aposta na carreira, a aquisição de novas competências e novos desafios como principais motivos de expatriação e as consequências de um processo de expatriação malsucedido, para as empresas e expatriados, assim como, oportunidades de melhoria para futuros processos de expatriação das empresas.
- Adaptação escolar : trajetórias de um grupo de crianças nascidas prematuramentePublication . Macedo, Filipa Raquel Sousa; Veiga, Maria Elisa Pina TomazA prematuridade é uma temática que tem originado diversas investigações, sobretudo pelo seu impacto no desenvolvimento infantil, estando muitas vezes associada a dificuldades cognitivas, académicas e comportamentais. Neste sentido, afigura-se como um fator de risco para o desenvolvimento e para a aprendizagem, apresentando, assim, um risco para a transição e adaptação escolar. O presente estudo apresenta como objetivos: caracterizar a adaptação escolar de crianças nascidas prematuramente através do Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola, e relacionar estes resultados com outros dados da histórica clínica, desenvolvimental e familiar das crianças, mais concretamente: a idade gestacional, o peso à nascença, o tempo de internamento, os resultados do perfil desenvolvimental obtido através da Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths administrada aos cinco anos de idade, e ainda o nível de escolaridade e profissão dos pais. A recolha de dados foi realizada junto de professores de 15 crianças nascidas prematuramente e que iniciaram a escolaridade obrigatória no ano lectivo 2013/2014. Os instrumentos utilizados foram a Ficha Clínica e Sociodemográfica da criança e o Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola, validado e adaptado para a população portuguesa por Pinto e Morgado, em 1998 (Morgado, 1998). Os principais resultados revelam que as crianças presentes na amostra apresentam valores médios mais elevados relativamente à Integração social e ao Comportamento e valores médios mais baixos em relação aos Requisitos Básicos e à Linguagem Receptiva. Verifica-se que a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths apresenta relações significativas com o Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola, bem como com as competências linguísticas. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os resultados do Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola e os dados clínicos (idade gestacional, peso à nascença e tempo de internamento) e sociodemográficos (nível de escolaridade e profissão dos pais). No final do presente estudo, são discutidas as implicações e limitações do mesmo e realizadas sugestões para futuras investigações.
- Abuso sexual intrafamiliar : orientações para a participação da criança no sistema judicialPublication . Rodrigues, Inês Sarmento; Matos, Raquel Maria Navais de Carvalho; Ribeiro, CatarinaO presente estudo tem como objetivo primordial perceber, partindo da perspetiva dos psicólogos que trabalham na área forense, como prevenir a vitimação secundária que frequentemente advém do envolvimento da criança vítima no contexto jurídico, nos casos de abuso sexual intrafamiliar. Assim, junto destes profissionais, procurámos recolher dados que nos permitissem identificar sugestões para otimizar as condições de participação da criança no processo judicial e minorar o seu eventual impacto negativo. Para a prossecução dos objetivos supracitados, revelou-se mais adequada a adoção de uma metodologia de natureza qualitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas a uma amostra constituída por 9 psicólogos, com idades compreendidas entre 26 e 40 anos e com experiência no contacto regular com processos de abuso sexual de crianças no contexto familiar. O material empírico resultante das entrevistas foi analisado através de procedimentos de tratamento e análise de conteúdo, tendo por base a metodologia da Grounded Theory. Os resultados obtidos sugerem a existência de inúmeras fragilidades na intervenção dos profissionais de justiça e dos psicólogos com crianças vítimas de abuso sexual, alertando para a falta de preparação específica dos profissionais, que está na origem de abordagens desadequadas e revitimizadoras da criança. Além disso, o sistema judicial apresenta-se impreparado para acolher a criança, sendo apontada a necessidade de se readaptarem os espaços e a condução das inquirições, para se prevenir a vitimação secundária. Contudo, os resultados apontam para uma maior sensibilidade dos profissionais na readaptação das suas abordagens e para uma maior consciência da necessidade de uma intervenção articulada e multidisciplinar, apoiada na formação especializada na área da vitimação infantil. No futuro, julgamos ser importante a aposta na criação de uma rede de trabalho colaborativo, inter e pluridisciplinar e um maior investimento na formação, especialização e supervisão dos profissionais envolvidos na intervenção judicial junto de crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar.
- Coparentalidade em situação de divórcio : regras, rituais e rotinas de crianças em idade pré-escolar e escolarPublication . Leitão, Inês de Carvalho; Veiga, Elisa; Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo; Negrão, MarianaO objetivo central do presente estudo é a compreensão da vivência da coparentalidade em situação de divórcio e ainda a compreensão das regras, rotinas e rituais de crianças em idade pré-escolar e escolar. A presente investigação segue uma metodologia de índole qualitativa privilegiando a entrevista como método de recolha de dados. Foram entrevistados, tendo como base um guião, quatro pais e mães em situação de divórcio. Concluiu-se que os pais e mães em situação de divórcio percecionam como importante a comunicação com o seu par parental acerca dos seus filhos ainda que não concretizem essa mesma comunicação. A comunicação existente entre os pais/mães e o seu par parental diz respeito a questões mais relacionadas com a gestão de vida dos filhos (e.g. ir ao médico, ir a uma festa de aniversário…etc.) e com a gestão de tempo passado com a mãe e com o pai. Concluiu-se ainda que os participantes do nosso estudo apresentam no seu discurso representações mais negativas do que positivas acerca do seu par parental. Por fim, foi possível ainda concluir que os participantes do nosso estudo percecionam na sua vivência da parentalidade inúmeros desafios e gratificações, sendo que os pais, apesar de passarem menos tempo com os seus filhos, apontam mais desafios na sua vivência do que as mães.
- Perceções de dependência e autonomia de cuidadores de idosos dependentes : impacto sobre os cuidados prestados e o relacionamento mantido com os idososPublication . Müller, Ana Rita; Fonseca, António Manuel Godiho daO principal objetivo deste estudo é compreender quais são as perceções que cuidadores de idosos dependentes revelam ter em relação à autonomia e à dependência da pessoa idosa, avaliando se as mesmas exercem impacto sobre os cuidados que lhes prestam e o relacionamento que mantêm com o idoso de quem cuidam. Para se abordar estes temas optou-se pelo recurso à metodologia qualitativa, tendo sido realizados seis focus groups compostos por cuidadores de idosos dependentes. A nossa amostra é, assim, constituída por: um grupo de enfermeiros de contexto geriátrico, um grupo de cônjugues de idosos dependentes, um grupo de gestores de lares de terceira idade, um grupo de filhos/irmãos/genros/noras/cunhados de idosos dependentes, um grupo de auxiliaries de serviços gerais de geriatria e um grupo de técnicos especializados no tratamento de idosos dependentes em contexto domiciliário. A amostra é formada por 28 participantes. O principal objetivo na escolha dos grupos prendeu-se com a obtenção de discursos variados e de cariz heterogéneo. Apesar dos vastos resultados que obtivemos, destacamos as seguintes conclusões: todos os grupos percecionam a dependência da pessoa idosa como o factor que resulta na necessidade de apoio de terceiros, mas também, na perda de autonomia física parcial que leva o idoso a precisar de algum tipo de recurso instrumental. O grupo dos filhos/irmãos/genros/noras/cunhados foi o único que se expressou relativamente ao impacto negativo que a dependência do seu familiar idoso gerou no seu bem-estar. Em relação às perceções de autonomia do idoso, podemos constatar que todos os grupos a consideram como sendo a capacidade do idoso para satisfazer as suas atividades de vida diárias, bem como, a posse de iniciativa do idoso para tomar decisões sobre aspetos da sua vida. Os participantes expressaram todos que a dependência leva a um aumento de exigência de cuidados a prestar, e que existem diferenças nas relações que estabelecem com os idosos, caso estes sejam dependentes ou caso sejam autónomos.
- Perceções acerca do impacto do desporto escolar na delinquência juvenilPublication . Carvalho, Hugo Magalhães de; Matos, Raquel; Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoO presente estudo assume como objetivo geral compreender o papel do desporto escolar enquanto fator protetor ou fator de risco para a delinquência juvenil. Esta associação do Desporto Escolar como fator de proteção ou fator de risco pode revelar-se bastante complexa, uma vez que a literatura que procura uma ligação entre a participação desportiva e a Delinquência Juvenil é escassa e apresenta resultados mistos (Gardner, Roth, & Brooks-Gunn, 2011). Neste sentido, a investigação que se apresenta compreenderá dois estudos empíricos, um de natureza quantitativa e um de natureza qualitativa, permitindo assim um maior aprofundamento desta relação. É esta combinação das metodologias, quantitativa e qualitativa, que, no final, irá fornecer o pleno conhecimento sobre as questões e objetivos de pesquisa (Hinton, 2004). Os resultados obtidos no estudo de cariz quantitativo não são suficientemente esclarecedores, não sendo possível compreender a relação existente entre a prática do Desporto Escolar e a incidência de comportamentos delinquentes e desviantes. Contudo, apesar de o estudo quantitativo não evidenciar relação entre Delinquência Juvenil e Desporto Escolar, os resultados do estudo qualitativo demonstram que os professores salientam um impacto positivo do Desporto Escolar a vários níveis, nomeadamente ao nível pessoal, social, escolar e familiar. Contudo, no que respeita à perceção acerca do papel do Desporto Escolar enquanto fator de proteção ou fator de risco para a Delinquência Juvenil, os resultados são mistos, apesar de um elevado predomínio de excertos que o associam como fator protetor da incidência de comportamentos delinquentes. Assim, foi possível concluir uma congruência com o que tem vindo a ser identificado na literatura, confirmando a complexidade deste fenómeno, sendo possível, no entanto, destacar vários fatores que poderão permitir uma melhor compreensão do mesmo em investigações futuras.