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- Poder dos titulares de ações preferenciais sem voto no ordenamento jurídico portuguêsPublication . Pimentel, Stéphane David; Baptista, Daniela
- Os limites do efeito-à-distância nas proibições de prova no Processo Penal PortuguêsPublication . Teixeira, António Manuel de Jesus; Mesquita, Paulo Dá
- A promoção da esperança nos cuidados de pessoas com doença crónica e avançada : efectividade de um programa de promoção da esperança no conforto e na qualidade de vidaPublication . Marques, Rita Margarida Dourado; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesIntrodução: Estudos prévios evidenciam benefícios da esperança no conforto e na qualidade de vida dos cuidadores de pessoas com doença crónica e avançada bem como, a importância de intervenções sistematizadas na promoção e manutenção da mesma. Objetivos: Conhecer os níveis de esperança, de conforto e de qualidade de vida dos cuidadores de pessoas com doença crónica e avançada; identificar as variáveis que influenciam a esperança dos mesmos; desenhar um programa de intervenção para a promoção de esperança nesses indivíduos; avaliar a efetividade de um programa de intervenção de enfermagem para a promoção da esperança nos cuidadores de pessoas com doença crónica e avançada na esperança, no conforto e na qualidade de vida. Metodologia: Com o intuito de dar resposta aos dois primeiros objetivos desenvolvemos um estudo de análise quantitativa de validação/revalidação dos instrumentos de medida (n=314) e, posteriormente, um estudo correlacionado com os resultados obtidos na mesma amostra. O desenho do programa (PPE-C) teve por base um programa de promoção da esperança desenhado para pessoas com doença crónica e avançada (Querido, 2013) e a sua adaptação teve por base a revisão da literatura e resultados de estudos prévios. Relativamente à implementação e avaliação da efetividade do PPE-C, foram efetuadas numa amostra constituída por quarenta cuidadores de pessoas com doença crónica e avançada (vinte - grupo experimental; vinte - grupo de controlo) através de análise quantitativa e qualitativa. Resultados: Os resultados evidenciam que os cuidadores possuem bons níveis de esperança, apresentam-se confortáveis e com razoáveis níveis de qualidade de vida, se bem que ainda longe do desejável. Como variáveis explicativas da esperança destacaram-se a idade; o tempo despendido, em horas diárias a cuidar; a autoperceção do estado de saúde atual; a autoperceção do nível de fadiga; o nível de dependência do doente (Índice de Barthel); o estado de conforto alívio; e o domínio social da qualidade de vida. Para a promoção da esperança procedemos à adaptação de um programa de promoção da mesma – PPE (Querido, 2013) para os cuidadores de pessoas com doença crónica e avançada e elaborámos alguns recursos, nomeadamente, um filme e um manual de esperança, baseando-nos na revisão da literatura e em resultados de estudos prévios realizados, do que, após alguns ajustamentos, resultou um programa (PPE-C) de simples aplicação, o qual os enfermeiros conseguem facilmente integrar na prática. No que respeita à efetividade do PPE-C, os indivíduos do grupo experimental, quando comparados com os do grupo de controlo, apresentaram um aumento significativo relativo à autoperceção do estado de saúde e nível de fadiga bem como nos níveis de esperança, de conforto e de qualidade de vida. No que respeita à avaliação qualitativa, os intervenientes evidenciaram a contribuição do programa para o processo espiritual/transcendente, experiencial, relacional e racional da esperança. Conclusão e implicações: Este estudo permitiu operacionalizar uma intervenção sistematizada promotora de esperança, dirigida aos cuidadores de pessoas com doença crónica e avançada. O PPE-C revelou-se eficaz no aumento da esperança, do conforto e da qualidade de vida, pelo que poderá ser utilizado como uma intervenção autónoma de enfermagem, nessa população. Acredita-se que contribui para o alívio do desconforto/desesperança provocada pelo desempenho do papel do cuidador, fortalecendo o indivíduo e o seu potencial.
- Autoavaliação : um processo de melhoria das escolasPublication . Machado, Carminda dos Santos Monteiro; Baptista, José Afonso; Alaíz, VítorO presente relatório constitui a descrição de um percurso profissional de vinte e sete anos que atravessou várias escolas e distintos locais. A reflexão sobre esse percurso suscitou o aprofundamento de uma temática: a autoavaliação das escolas. A avaliação das escolas tem constituído nas últimas décadas, um tema de destaque nos sistemas educativos ocidentais e, por assim dizer, também no sistema educativo português. Entre nós, a Lei nº31/2002, de 20 de dezembro, aprova o sistema de avaliação da educação do ensino não superior. Esta lei foi um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação das escolas, onde é realçada a obrigatoriedade da autoavaliação. A autoavaliação constitui para muitos estudiosos a forma mais realista de a escola se ver a si mesma. É um processo moroso e que envolve representantes de toda a comunidade educativa. Nesta perspetiva de avaliar a escola, elaboramos este trabalho, que pretende mostrar como a autoavaliação, se bem aplicada, pode ajudar as escolas a atingir o sucesso educativo, com a qualidade que cada vez mais as sociedades exigem. A autoavaliação contribui, assim, para melhorar a eficácia da escola. De acordo com os defensores do processo de autoavaliação, nomeadamente Alaíz et al e MacBeath et al, e também de acordo com as experiências vivenciadas enquanto membro da equipa de autoavaliação no Agrupamento de Escolas de Pinhel, deixamos um modelo pronto a aplicar. Fazemos igualmente salientar, ao longo das páginas que se seguem, o que se tem feito nas escolas ao nível da autoavaliação, apresentando diferenças e semelhanças na maneira como o processo tem sido aplicado. Destas diferenças e semelhanças advertimos haver vantagens e “efeitos colaterais” na aplicação da autoavaliação se não houver apoio às escolas, dos órgãos competentes. Entendemos, pois, que profissionais bem formados na área da autoavaliação e com os recursos necessários são mais eficientes na aplicação de qualquer modelo de autoavaliação. Acreditamos que este seja o caminho a seguir para ultrapassar as dificuldades apresentadas nos atuais sistemas de ensino.
- Gestão do conhecimento : criação de valor para o cliente internoPublication . Santos, Pedro Manuel da Silva; Andrade, António Manuel Valente deO presente projeto desenvolve-se em contexto de estágio, focando a abordagem da gestão que procura potencializar os saberes tácitos e explícitos de uma organização e dos seus colaboradores. A evolução para a globalização tornou a Gestão do Conhecimento numa área importante na valorização organizacional. A abordagem por uma gestão do valor intangível aparece como um meio diferenciador no atual quadro competitivo, além de ser um caminho complementar ao adotado na era industrial. Contudo, ainda se discute a orientação deste modelo administrativo, principalmente pelos defensores do valor tangível do negócio. Em sintonia com outras disciplinas, como o marketing, a gestão de competências e as tecnologias de informação, pretende-se criar uma envolvente capaz de trabalhar as soft e as hard skills dos colaboradores e utilizá-las como fator diferenciador na relação com os stakeholders. Além disto, existe também um conjunto de processos utilizados para potenciar a partilha do conhecimento, como é o caso das Comunidades de Prática. O incentivo aos relacionamentos formais e informais dentro de uma organização é feito de forma a que as pessoas troquem ideias, para que daí surjam novas visões estratégicas. É neste cenário que se enquadra o estágio realizado no departamento de Knowledge Management da PwC. As tarefas desenvolvidas, incidem na criação, codificação e transferência de conhecimento, com o objetivo de o disponibilizar para melhorar os serviços centrais. Esta experiência foi metodologicamente estruturada na ótica da investigação-ação e como observador participante, ofereci soluções de melhoria no desempenho do research. Face à complexidade encontrada, é proposto o incentivo a tarefas de brainstorming e focus group para que exista uma maior interação entre os trabalhadores do conhecimento.
- Avaliação do reconhecimento de palavras em alunos com dificuldades de aprendizagem da leituraPublication . Almeida, Sílvia Lopes; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Maria Iolanda Ferreira da SilvaA leitura é uma atividade complexa que se desenvolve tendo por base a linguagem oral. Se, numa primeira fase, as crianças aprendem a ler, posteriormente a leitura é uma ferramenta imprescindível para a aquisição de conhecimentos. O objetivo da leitura é a compreensão, a extração do sentido daquilo que é lido. Para que a compreensão ocorra é crucial que o reconhecimento de palavras seja automático. A avaliação do desempenho a nível da leitura deverá incluir a avaliação do reconhecimento de palavras. No entanto, em Portugal não existia uma prova validada que permitisse esta avaliação. Esta dissertação pretende contribuir para a validação do Teste de Leitura de Palavras (TLP) que visa colmatar esta lacuna O presente estudo tem como objetivos: (1) o desempenho de alunos com e sem dificuldades na aprendizagem da leitura no TLP considerando os resultados globais e as caraterísticas psicolinguísticas das palavras; 2) verificar se o TLP permite diferenciar os alunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura; (3) verificar se existem diferenças nos padrões de erros de leitura dos alunos com e sem dificuldades de leitura. A versão do TLP utilizada neste estudo é constituída por 142 palavras, apresentadas de forma isolada. Estas palavras foram selecionadas em função de critérios de frequência, extensão regularidade e estrutura silábica. Foi aplicada a 87 alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade de agrupamentos de escolas localizados em Portugal, dos quais 44 apresentavam dificuldades de aprendizagem da leitura. Os resultados obtidos indicaram que o TLP permitiu diferenciar os alunos que apresentavam dificuldades dos que não apresentavam dificuldades de leitura. A análise dos erros de leitura permitiu verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas na tipologia dos erros de leitura cometidos pelos alunos que constituíram a amostra deste estudo. Todos os alunos com dificuldades de leitura apresentavam dificuldades ao nível da identificação das palavras escritas.
- Introdução às invalidades constitucionais em Processo PenalPublication . Fernandes, Pedro Tiago de Melo; Silva, Germano Marques da
- Reflexos laborais da insolvência do empregadorPublication . Ribeiro, Maria João Oliveira Saraiva; Carvalho, Catarina de Oliveira
- Caracterização genética de plasmídeos relacionados com a resistência a quinolonas em Escherichia coliPublication . Macedo, Gonçalo Nuno Barroca de; Manaia, CéliaAs águas residuais e alguns cursos de água representam importantes reservatórios de bactérias resistentes a antibióticos e dos seus genes, uma vez que recebem bactérias comensais e patogénicas de origem humana e animal. Por esse motivo, a água constitui um importante veículo de disseminação de bactérias de origem fecal, como por exemplo Escherichia coli, principalmente em ambientes urbanos. A prevalência de resistência a beta-lactâmicos e a quinolonas tem vindo a aumentar em E. coli, possivelmente devido a processos de transferência horizontal de genes. Muitos dos genes que conferem resistência a estes antibióticos estão localizados em plasmídeos, em particular nos plasmídeos do grupo de incompatibilidade F (incF). Neste estudo, 11 isolados de Escherichia spp. resistentes a ciprofloxacina, foram caracterizados com o intuito de compreender os mecanismos utilizados na dispersão de resistência a quinolonas. As estirpes estudadas, nove E. coli e duas E. fergusonii, foram isoladas de águas residuais municipais e de efluente hospitalar. A pesquisa de determinantes genéticos de resistência a quinolonas, a beta-lactâmicos e de integrões, revelou a presença os genes aac(6’)-Ib-cr (n=4), qepA (n=2) e qnrS (n=1), blaTEM (n=6), blaOXA (n=3), ampC (n=11) e integrões de classe 1 (n=10). Não foram detectados os determinantes genéticos qnrA, qnrB, qnrC, qnrD, blaCTX nem blaSHV, também pesquisados. A caracterização dos grupos de incompatibilidade dos plasmídeos permitiu concluir que todos os isolados possuíam plasmídeos incF e ainda incI1 (n=2), incN (n=2), incY (n=2), IncA/C (n=2), incK (n=2) e incB/O (n=3). Após ensaios de transformação com a estirpe E. coli Top10 como receptora, houve aquisição de plasmídeos incF a partir de duas estirpes dadoras, e dos genes aac(6’)-Ib-cr (1/2), qnrS (1/2), blaTEM (1/2) e ampC (2/2). A caracterização por Multilocus Sequence Typing (MLST) dos replicões dos plasmídeos incF permitiu identificar sete genótipos distintos. Este trabalho sugere uma elevada diversidade de plasmídeos em estirpes de Escherichia provenientes de efluentes municipais ou hospitalares e que podem estar associados à disseminação de resistência a quinolonas e beta-lactâmicos. Estudos futuros ajudarão a compreender quais os factores ambientais que podem potenciar a transferência destes plasmídeos para outras bactérias no ambiente.
