Browsing by Issue Date, starting with "2014-02-25"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- "Que beleza salvará o mundo?" : leituras teológicas da pergunta de DostoiévskyPublication . Pinho, Sérgio Miguel Tavares de; Duque, João Manuel Correia Rodrigues
- Relatório de estágio : a busca pela excelênciaPublication . Ferreira, Diana Maria Queirós; Rocha, Maria Lúcia daO presente relatório permite ilustrar o percurso efetuado ao longo do curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, que culminou com a realização de um estágio na área. Este engloba três módulos: módulo I – Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga – Unidade de Santa Maria da Feira; módulo II – Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho; e módulo III – Assistência Pré-Hospitalar na delegação norte do Instituto Nacional de Emergência Médica. Os objetivos que pretendo atingir com este relatório são: refletir sobre a aprendizagem e sua contribuição para a concretização dos objectivos propostos no projecto de estágio; analisar e refletir acerca das competências adquiridas/desenvolvidas nos vários domínios; e documentar a aprendizagem efectuada. Para a sua consecução a metodologia usada foi descritiva e critico-reflexiva, assentando nas experiências vivenciadas em contexto de estágio e sua reflexão, decorrente de uma pesquisa bibliográfica intensa e da troca de experiências entre os diferentes profissionais com quem contactei. No sentido de enriquecer o percurso que culmina com a aquisição e desenvolvimento das competências inerentes ao enfermeiro especialista, foi elaborado, inicialmente, um projeto de estágio, que abordava os objetivos delineados e as atividades e estratégias traçadas para os concretizar. Este levou à elaboração de portefólios, cujo conteúdo consistiu na descrição das experiências vivenciadas em contexto de estágio e sua reflexão crítica, baseada em conhecimento científico, de forma a explicitar de que forma os objetivos tinham sido atingidos e as competências adquiridas/desenvolvidas. Todos os contextos de estágio foram uma mais-valia na minha evolução pessoal e profissional, na medida em que me proporcionaram experiências enriquecedoras, permitindo-me operacionalizar saberes, adquirir novos conhecimentos e implementar estratégias para a resolução/minimização dos problemas identificados. Estes ganhos pessoais e profissionais são fundamentais para a finalização do meu percurso, não só como enfermeira especialista, mas também para a aquisição do grau de mestre em enfermagem na área Médico-Cirúrgica. Em todos os locais por onde passei, deixei um contributo importante para a prestação de cuidados de enfermagem de excelência. As áreas de prevenção e controlo de infecção, a avaliação e gestão da dor, o estabelecimento de uma relação terapêutica baseada numa comunicação eficiente e eficaz e os princípios éticos, foram motivo de reflexão e discussão, pela comparação entre as práticas observadas e os conhecimentos teóricos adquiridos. Algumas destas áreas suscitaram o meu investimento em sessões de formação, pelas oportunidades de melhoria consideradas. O esforço foi recompensado através da satisfação, colaboração e empenho dos participantes. Assim, o estímulo à investigação, a sua incorporação e a compreensão das suas implicações na prática, o espírito crítico, a criatividade e a necessidade de inovar foram uma constante durante todo este percurso e nortearam os três módulos de estágio. O trajecto percorrido ficou marcado pela aquisição das competências inerentes ao enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, indispensáveis à minha actividade profissional futura. Estas competências são, igualmente, indispensáveis num perito de enfermagem merecedor do título de mestre em enfermagem na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- Transmissibilidade de declarações processuais do arguido das fases preliminares do processo para o julgamento no direito portuguêsPublication . Nunes, Alexandra Sofia dos Santos Pires Cotrim; Mesquita, Paulo Joaquim da Mota Osório Dá
- Relatório de estágio: um caminho para recomeçar…Publication . Mota, Manuela Dorotea Rodrigues; Rocha, Maria Lúcia daEste relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, o qual objectiva e relata o percurso reflexivo de aprendizagem realizado no estágio, baseado no percurso típico do doente crítico – no serviço de urgência, na unidade de cuidados intensivos e na unidade de cuidados intermédios e responde, deste modo, a uma exigência pedagógica. A metodologia adoptada para a sua realização é descritiva, estando patente as vivências experienciadas no decorrer dos estágios, bem como o produto da pesquisa científica efectuada. Como fio condutor em todos estes contextos assistenciais ressalta o direito da pessoa à privacidade e à dimensão da espiritualidade, questão quase sempre relevada para segundo plano de intervenção. Nele consta uma introdução, seguindo-se a contextualização dos módulos de estágio referidos com a descrição das atividades e competências adquiridas/desenvolvidas na prestação de cuidados ao doente, e a conclusão, baseada numa atitude de constante reflexão e fundamentada numa análise de informação recolhida ativamente, com recurso a uma vasta revisão bibliográfica. Todo o estágio permitiu a prestação de cuidados ao doente adulto em situação de urgência/emergência/crítico e proporcionou experiências únicas e essenciais para o desenvolvimento de competências humanas, científicas, técnicas, relacionais e éticas. Outro contributo foi a possibilidade de apresentar formação em serviço, nomeadamente sobre “Comunicação e Privacidade” e “Espiritualidade e Saúde” sempre subjacente uma prática profissional de qualidade. Este é o resultado de um longo caminho, em que foi possível uma demonstração evolutiva na capacidade de tomada de decisão, nunca descurando o código ético-deontológico, nem a melhoria contínua da qualidade do exercício profissional. A Enfermagem procura no conhecimento científico um Cuidar de excelência que consubstanciem as boas práticas, porque atingir a excelência dos cuidados de enfermagem será um caminho árduo, contudo será sempre um caminho construído mas nunca finalizado. Será sempre um caminho para recomeçar…
- Relatório de estágio : desenvolvimento de competências e aquisição de saberesPublication . Pinho, Andreia Salomé Montes e; Oliveira, Irene Maria SilvaO presente relatório evidencia os principais contributos do estágio no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, realizado no Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano, Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital S. João e no Instituto Nacional de Emergência Médica. Tem por objetivo documentar a aprendizagem efetuada durante o estágio, através da capacidade de síntese e análise crítico-reflexiva. Como metodologia, apresenta o método descritivo e reflexivo. Estruturalmente são apresentados quatro Domínios consideradas competências comuns na atuação do Enfermeiro Especialista: Responsabilidade Profissional, Ética e Legal; Melhoria Contínua dos Cuidados; Gestão dos Cuidados e Aprendizagens Profissionais. Descreve o processo de ensino/aprendizagem através da reflexão pessoal das situações vivenciadas, fundamentada em referenciação bibliográfica em cada contexto de estágio. Relata as atividades direcionadas ao doente crítico e família, de acordo com a ética e deontologia profissional, avaliando, adequando e aplicando os diferentes métodos de análise de situações complexas. Evidencia as dificuldades encontradas nos momentos de aprendizagem e de reflexão, no âmbito das estratégias de comunicação com o doente e família no Serviço de Urgência e na Assistência Pré-Hospitalar e, na organização/estrutura dos métodos de trabalho na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. Expõe a importância do controlo da infeção no âmbito da qualidade dos cuidados prestados, através dos trabalhos e reflexões realizados sobre o tema, nomeadamente o questionário realizado no Serviço de Urgência com o objetivo de proceder ao levantamento das necessidades identificadas pelos enfermeiros do serviço. Traduz a importância da prática baseada na evidência, através de normas e procedimentos com a elaboração de um protocolo instituído na UCIP sobre “Monitorização Cerebral”. Mostra, através da realização de uma ação de formação sobre “Como ativar o 112”, no âmbito da Assistência Pré-Hospitalar, a preocupação em formular e analisar questões de maior complexidade relacionadas com a formação em Enfermagem. Conclui que o estágio proporcionou a aquisição de competências científicas, metodológicas, profissionais, sociais, relacionais e éticas, que foram objetivas e simplificadamente expressas no presente trabalho, que contribuíram para um maior nível de proficiência na capacidade de problematizar e refletir sobre as práticas que permitiriam uma melhoria da qualidade e eficiência dos cuidados prestados. Neste sentido, o estágio assumiu-se como uma experiência dinâmica e muito enriquecedora que promoveu um desempenho autónomo na qualidade dos cuidados especializados prestados ao doente e família.
- Que relação existe entre as estratégias de autorregulação na escrita e a motivação?Publication . Oliveira, Andreia Heloísa Freitas de; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáA presente dissertação pretende contribuir para expandir o conhecimento sobre a Autorregulação na escrita e, as suas relações com a Motivação. Assim, os objetivos gerais do estudo são: a) caracterizar os alunos da amostra em termos de Autorregulação na escrita e da Motivação (operacionalizou-se esta variável neste estudo através da autoeficácia em português e dos objetivos de realização); b) estudar de que forma as Estratégias de Autorregulação na Escrita e a Motivação variam em função das variáveis sociodemográficas; c) verificar se as Estratégias de Autorregulação na Escrita e a Motivação se encontram relacionadas entre si e de que forma. O estudo contemplou 726 alunos do 3ºCEB. Na avaliação foram utilizados os intrumentos: a) Questionário Sóciodemográfico; b) Escala de Estratégias de Autorregulação e Escrita (Oliveira & Dias, in press); c) Escala de Auto-Eficácia Académica (Neves & Faria, 2005) e; d) o Questionário dos Objetivos de Realização (Gonçalves, Lemos & Rodrigues, 2008). Os principais resultados do estudo permitiram verificar que as estratégias de autorregulação na escrita se encontram relacionadas positivamente com a motivação. Ou seja, maiores estratégias de autorregulação na escrita associam-se a uma maior autoeficácia em português e a maiores objetivos para a mestria e para o desempenho.
