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- A solidão e a pessoa idosa institucionalizadaPublication . André, Inês Margarida Loisas Ribeiro; Joaquim, Henrique Manuel MarquesEste relatório insere-se no âmbito de um estágio realizado na Lar Santa Catarina Labouré, nas Casas São Vivente de Paulo. Para além de proporcionar um contacto mais próximo com o trabalho dos Assistentes e com a realidade de uma institucionalização, este estágio, abriu espaço para uma reflexão aprofundada sobre a experiência de solidão dentro de uma instituição. O sentimento de solidão, para além de derivar de múltiplos fatores, é subjetivo, uma vez que a perceção da pessoa idosa institucionalizada face à sua experiência com este sentimento, é singular. Desta forma, o contacto direto com os utentes do lar possibilitou perceber as complexidades e causas deste sentimento, bem como a definição de uma possível abordagem por parte da instituição face ao utente que se sente só. No presente relatório encerram-se cinco capítulos. No primeiro capítulo justifica-se o estágio e descrevem-se os objetivos, a metodologia usada durante o processo do mesmo. No segundo faz-se uma caracterização da instituição e das suas valências e são apresentadas as atividades desenvolvidas. No terceiro tem como base a análise entre o conceito de solidão e a experiência da institucionalização. No penúltimo capítulo faz-se um balanço entre os objetivos traçados e os alcançados e apresentam-se também algumas propostas para uma intervenção direcionada para a problemática transversal a todo este relatório, a solidão. O quinto e último capítulo é fruto de uma reflexão sobre toda a experiência do estágio.
- Relatório de estágioPublication . Lopes, Andreia Filipa Ramos; Lourenço, MargaridaO relatório foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado de Natureza Profissional em Enfermagem na Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediátrica. No momento em que a criança/jovem é submetida a cuidados de saúde, quer cuidados de saúde primários ou no âmbito de uma hospitalização, vivencia um elevado grau de ansiedade e diversos medos e quanto maior a distância do seu ambiente seguro e habitual, como uma hospitalização, maior a intensificação desses sintomas. Os enfermeiros, por serem os profissionais de saúde com maior proximidade da criança, devem tentar quebrar as barreiras inerentes aos cuidados de saúde, tornando as suas intervenções e abordagem o menos traumáticos possível. Como principal objetivo deste relatório delineei: descrever e analisar as actividades desenvolvidas ao longo do Estágio para a aquisição de competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria e sua, consequente, reflexão crítica. A Unidade Curricular Estágio decorreu em locais de assistência à criança / família (centro de saúde, serviço de urgência pediátrica, unidade de cuidados neonatais e serviço de pediatria) que integraram três módulos distintos, com o intuito de aquisição e desenvolvimento de competências. Os objetivos gerais do Estágio foram: sensibilizar os profissionais de saúde, crianças, família e educadores no âmbito da pertinência dos cuidados atraumáticos; desenvolver competências do Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica no âmbito das diversas valências dos cuidados à criança/jovem e família. Para cada módulo foram identificadas intervenções de enfermagem, no âmbito da promoção de cuidados atraumáticos, desenvolvidas pelos profissionais nos distintos locais, assim como a implementação de estratégias de melhoria dos cuidados baseado no diagnóstico de situação efetuado. De entre as atividades realizadas destaco a realização de um role playing, ações de formação, elaboração de cartazes informativos, realização de guias de acolhimento para a criança, implementação da musicoterapia e de um “kit sem dor” e a mudança do ambiente de um quarto de isolamento. Assim, foram realizados objetivos que me proporcionaram a aquisição de competências inerentes ao Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica, indispensáveis à minha formação como futura enfermeira especialista.
- Professor e perfomer : uma conjunção didáticaPublication . Reis, José Ricardo Areia de Carvalho Azevedo; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daO professor de violino é na sua essência um músico e artista, cujas competências e responsabilidades perante os seus alunos não se esgotam no contexto da sala de aula. Um professor de violino que pretende ser orientador para com os seus alunos, irá servir de elo de ligação entre estes e o palco, criando situações que otimizem e consolidem os fundamentos aprendidos na sala de aula. No sentido de alargar esses fundamentos para um âmbito de apresentação perante o público, o professor de violino irá servir de exemplo artístico aos pupilos através de concertos em palco, e de modelo interpretativo através da execução prática nas aulas. O objetivo desta dissertação pretende avaliar a influência e relevância do trabalho de palco dos professores de violino, na motivação dos seus alunos para a prática do instrumento. Para esse efeito, foi utilizada uma metodologia qualitativa, através de inquéritos de pergunta fechada a 41 alunos de violino da Escola Profissional Artística do Vale do Ave. Os dados recolhidos foram posteriormente tratados de forma quantitativa usando o programa SPSS 20. Os resultados desse inquérito revelaram que os alunos atribuem uma grande importância a uma vida artística ativa no palco dos seus professores, e que revelem proficiência instrumental dentro da sala de aula. É também esperado por parte dos alunos que o seu professor use a sua experiência de palco para os orientar no sentido de melhor enfrentar as diferentes variáveis que compõe uma apresentação em público. Desta forma o professor que mantenha a sua essência enquanto músico performer, pode incrementar a motivação dos alunos para a prática do violino, servindo-se de si próprio como figura modelar enquanto artista de palco.
- A transmissão de más notícias na perspectiva do enfermeiroPublication . Ribeiro, Raquel Alexandra Rodrigues; Bermejo, José Carlos; Salazar, HelenaEm qualquer actividade do ser humano é impossível não comunicar e no campo das Ciências Sociais e Humanas na qual a Enfermagem se insere, tal actividade assume uma importância fulcral sendo esperado que a mesma exigência que é aplicada ao controlo sintomático o seja também na vertente da comunicação e, em particular, na transmissão de más notícias. As pesquisas efectuadas permitem indicar que a comunicação de más notícias pelos enfermeiros tem sido uma área pouco explorada em termos investigacionais o que justifica a relevância do estudo. Assim sendo, o objectivo central desta pesquisa foi explorar o impacto que a transmissão de uma má notícia exerce no enfermeiro. A investigação é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória sendo os enfermeiros prestadores de cuidados directos ao doente do serviço de Medicina do Hospital de Egas Moniz, a população-alvo. A amostra populacional (não probabilística) é constituída por dez enfermeiros. Atendendo aos objectivos do trabalho considerou-se pertinente recorrer à entrevista parcialmente estruturada para a recolha dos dados tendo esta sido organizada segundo o modelo de comunicação de Buckman e a revisão bibliográfica efectuada. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados obtidos permitem concluir que existe uma diversidade de sentimentos vividos pelo enfermeiro durante o processo de transmissão de más notícias sendo a impotência o mais referido seguido da impaciência e da frustração. Ao assistir ao sofrimento e à dor das famílias o enfermeiro refere sentir pena, não querendo revesti-la de negatividade, mas sim no sentido de compreensão de que aquele doente e aquela família atravessam um período conturbado e merecem toda a atenção e ajuda. O contacto com os restantes membros da equipa é estruturado procurando uma partilha de objectivos comuns e dando sentido à definição de trabalho em equipa.