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- Energia : trading de commodities como criação de valorPublication . D'Alte, Bernardo Sousa; Cruz, Nuno Moreira da; Pena, Rui
- Hedge funds e o activismo societárioPublication . Antunes, Miguel Paiva; Pereira, Jorge Brito
- (Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarraPublication . Silva, Ana Sofia Santos; Antunes, Paulo; Caldeira, ArturEste trabalho de investigação caracterizado por uma abordagem qualitativa tem como objetivo perceber, através da técnica da entrevista e da observação direta, de que forma o percurso de um professor se reflete na sua prática pedagógica. Procuramos incidir a nossa investigação apenas em professores que apresentassem um percurso formal e informal. Foram entrevistados quatro professores de guitarra que lecionam, no ano letivo 2012/ 2013, em Portugal, dois deles num contexto de ensino superior e os restantes em escolas de ensino especializado da música. Os resultados obtidos demonstram como se processa a aprendizagem em contextos escolares e extraescolares, revelando uma breve caracterização destes dois contextos. Os professores participantes demonstram a importância da mediação entre aquilo que são as expectativas do aluno relativamente à aprendizagem de um instrumento e os programas das disciplinas, procurando manter o aluno motivado. Demonstram também algumas estratégias e filosofias que os professores transportam de um contexto para o outro, expressando o pensamento de que as aprendizagens fora da escola devem ser consideradas, em conjunto com as que acontecem dentro dela, como um fenómeno global da aprendizagem e não como aspetos distintos e que não se cruzam.
- Enterprise Resource Planning nas Instituições de Ensino não Superior : um estudo empíricoPublication . Loureiro, Joaquim Alexandre Borges Teófilo; Melão, Nuno Filipe RosaOs avanços das tecnologias e dos sistemas de informação promoveram novas formas de gestão, ao nível do planeamento, controlo e tomada de decisões, para as or-ganizações. Neste contexto, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) surgem como uma oportunidade para os gestores conduzirem as suas organizações mais eficien-temente, uma vez que permitem interligar diferentes departamentos de forma mais eficaz, melhorar a informação que existe dentro das organizações e agilizar o processo de gestão. Estes sistemas são cada vez mais comuns nas organizações industriais e de serviços, e a sua aplicação nas instituições de ensino deve ser equacionada pela mais-valia que poderá oferecer-lhes. Esta investigação centra-se no estudo de caso de três instituições de ensino não superior que implementaram sistemas ERP, com o objetivo de analisar as motivações, os impactos, as dificuldades enfrentadas e os fatores críticos de sucesso no que diz res-peito à sua implementação. A metodologia utilizada foi a de estudos de casos múltiplos e baseou-se na recolha direta de dados através da observação, análise documental e rea-lização de entrevistas. O estudo permitiu constatar que as motivações que levam as instituições de en-sino a adoptar o sistema ERP são alcançadas com a sua implementação, designadamente a integração e qualidade da informação, melhoria dos serviços e redução do tempo de trabalho. Apesar dos benefícios alcançados, é necessário ter em conta as dificuldades sentidas e enfrentadas na sua adopção e implementação, nomeadamente a demora do processo de instalação devido à sua complexidade, a resistência à mudança por parte dos utilizadores e a necessidade de efetuar um número significativos de adaptações. Como fatores chave para o sucesso são identificados a motivação para a implementação, que tem por base uma explicação prévia sobre os ganhos e os benefícios do sistema a todas as partes interessadas, a necessidade de efetuar formação adequada, a existência de uma equipa de projeto dinâmica e abrangente que deve ser apoiada pela direção e a existência de uma parceria forte com o fornecedor do sistema ERP, que vai para além do processo de implementação.
- O impacto do sistema de gestão da qualidade do ISS, I.P. : abordagem segundo a perspetiva dos Diretores Técnicos na Estrutura Residencial para Idosos no Distrito de ViseuPublication . Guerra, Maria Helena; Ribeiro, CéliaNa última década, Portugal tem registado profundas e aceleradas mudanças resultantes do crescente e rigoroso processo de globalização, assentando em ambos os planos nacional e transnacional. Esta conjuntura veio aplicar novas iniciativas na esfera das Organizações Sociais, nomeadamente a demanda da qualidade dos seus serviços e a imposta satisfação dos seus clientes, cada vez mais exigentes e bem informados. É neste âmbito que surge o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Instituto da Segurança Social (ISS, I.P.), geralmente intitulado por “Manuais da Qualidade da Segurança Social”, com a finalidade de melhorar o desempenho das Respostas Sociais (RS), incluindo as Estruturas Residenciais para Idosos (Lares de Idosos), que se enquadram na amostra desta investigação. Pretendemos, assim, compreender melhor este SGQ e o seu impacto, acreditando que seja uma mais-valia para todas as RS que desejem conhecer diversas conceções que podem contribuir para um aperfeiçoamento da qualidade dos seus serviços. A investigação incide numa amostra referente a 61 RS, prevalecendo essencialmente a pesquisa descritiva quantitativa, com base no método do questionário para a recolha e análise dos dados. Os resultados obtidos evidenciam que a Direção Técnica das Organizações em estudo é representada maioritariamente por pessoas do sexo feminino (93,44%) com formação adequada à função. Estas Organizações são sobretudo sem fins lucrativos (80,33%) e oferecem igualmente outros serviços direcionados a idosos como o Serviço de Apoio Domiciliário (65,67%) e o Centro de Dia (45,90%). O SGQ em estudo é geralmente conhecido (91,80%), existindo apenas 3 Organizações certificadas (4,92%). No entanto, é de salientar que 28 têm o sistema em fase de implementação (45,90%). Por fim, em contrapartida, 25 referiram que não o têm implementado (40,98%). Foi possível também concluir que apesar de grande parte dos resultados esperados com a implementação do SGQ do ISS, I.P. irem ao encontro dos seus objetivos, este apresenta uma percentagem muito elevada relativamente a dificuldades encontradas (97,22%). As sugestões apresentadas apontam para a melhoria em termos de formação e adequação à realidade de cada Organização.
- O valor do ensino vocacional da música numa sociedade líquidaPublication . Soares, Francisco Sá dos Reis Freire; Alves, José MatiasNum mundo marcado pela fluidez e por um estado líquido que invade todos os domínios da vida humana e que se reflete nas relações que estabelecemos uns com os outros, quisemos perceber até que ponto a música pelas suas características humanizadoras e intrínsecas, nomeadamente a partir do ensino vocacional da música podia constituir, se não uma alternativa, pelo menos um raio de esperança num mundo governado pela rapidez, pelo desgaste e pelo desperdício. A partir da teoria da modernidade líquida de Bauman, pretendíamos perceber se ressuscitar a ética e o pensamento crítico, especificamente a partir da escola e da educação por ela veiculada, e assentes num retorno à solidariedade e à imputação da responsabilidade, este poderia ser um caminho para atingir um estado sólido, mais duradouro e mais justo.