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- Uma trajetória profissional : percurso de uma vidaPublication . Vigário, Ana Isabel Barreto Costa e Afonso; Roldão, Maria do CéuO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes da Universidade Católica do Porto. Pretende constituir uma reflexão teoricamente fundamentada sobre a construção da minha identidade profissional, ao longo de vinte e sete anos, período em que exerci diversas funções, ao serviço de um mesmo estabelecimento de ensino, do setor particular e cooperativo. Elaborado num momento de crise, decorreu da profunda necessidade de compreender o sentido desse processo, diagnosticar fragilidades e perspetivar o futuro, em termos profissionais e organizacionais. Refletir sobre o desenvolvimento da minha profissionalidade obrigou-me a olhar o caminho que iniciei, muito antes da minha carreira, e se prolonga nos dias de hoje. Numa perspetiva autoscópica, foi possível distinguir quatro momentos fundamentais, na construção da minha identidade profissional: a trajetória pré-profissional; o início da carreira docente (1984/1990); a estabilização (1991/2007) e a crise (2008/2011). A última parte do trabalho foi dedicada a conclusões e considerações de natureza prospetiva. Esta reflexão final foi estruturada em torno de três eixos de análise: os modelos de escola, docência e formação subjacentes ao meu percurso profissional; o papel da escola na construção da minha profissionalidade; perspetivas de desenvolvimento profissional e organizacional.
- Conflitos interpessoais entre idosos institucionalizadosPublication . Fernandes, Irene Manuela Silva; Leandro, Maria EngráciaO presente trabalho de investigação debruçou-se sobre os conflitos interpessoais entre os idosos residentes num lar de apoio à terceira idade, tendo-se guiado pela seguinte questão de investigação: Será que o contexto institucional é propício ao desenvolvimento de conflitos entre idosos? Com ele pretendemos verificar se os idosos apresentam conflitos com todas as pessoas da instituição, conhecer as razões que levam ao desencadeamento dos conflitos interpessoais, apreender as maneiras como é alcançada a resolução dos conflitos interpessoais e analisar a forma como os idosos, em ambiente institucional, lidam com a pessoa, após um conflito com ela. Para investigar esta realidade selecionamos uma amostra de 40 idosos residentes nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Fafe. Para a seleção da nossa amostra baseamo-nos nos seguintes critérios: números igual de indivíduos de ambos os sexos e que não apresentem défices cognitivos. Tendo como base estes critérios, recorremos a técnica de amostragem não probabilística, na qual usamos o método de amostragem intencional. Neste estudo utilizamos técnicas metodológicas de índole quantitativas, recorrendo ao questionário misto como instrumento de recolha de dados. Para a sua aplicação utilizamos a técnica de administração indireta. Com esta nossa investigação concluímos que em contexto institucional os idosos apresentam conflitos interpessoais sobretudo com os restantes idosos, porém, também, foram verificadas algumas situações de conflito com os vários funcionários do lar. Segundo os idosos as diferenças individuais, a incompreensão, a intolerância e a partilha de espaços e equipamentos comuns as principais causas dos conflitos existentes. Neste trabalho de investigação constatámos ainda que os idosos em situação de vivência em lares utilizam várias estratégias de resolução de conflitos interpessoais, sendo, no geral, o evitamento a mais utilizada. Todavia, as mulheres recorrem a dominação como estratégia de resolução de conflitos.
- Avaliação de bancos : teoria e práticaPublication . Mascarenhas, Igor Ferreira Barbosa de; Santos, Mário Coutinho dos; Silva, Pedro DuarteO objectivo desta pesquisa é rever a teoria, a prática e as condições de aplicação de modelos de avaliação de instituições bancárias. O trabalho centra-se na revisão da literatura relevante. Foi dado maior ênfase aos modelos de avaliação baseados em fluxos financeiros actualizados, discounted cash flow. Também serão parcimoniosamente revistos os métodos designados por Relative Valuation e Fundamental Valuation. O banco é simultaneamente um intermediário financeiro, uma empresa e uma entidade submetida a uma intensa supervisão regulatória. Esta sua natureza tem implicações muito relevantes na escolha e nas condições de aplicação dos modelos de avaliação dos bancos.
- Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida : adaptação e validação da escala de JeffersonPublication . Rodrigues, Sofia Vistas; Vieira, Margarida Maria da Silva; Charepe, Zaida BorgesA formação contínua do enfermeiro, constitui não só uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional com vista à melhoria da qualidade dos cuidados, mas também um dever para com a profissão. Embora se defina como um dever, a formação contínua não assume um carácter obrigatório, sendo o enfermeiro autónomo na sua autoformação após o término do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Dos estudos realizados em Portugal, não foi encontrado um instrumento que avalie a forma como os enfermeiros investem na sua aprendizagem ao longo da vida. A pertinência da sua utilização é corroborada na definição dos eixos prioritários de investigação em Enfermagem, ”Estudos na área da Formação e Educação em Enfermagem e aquisição de competências, quer na formação inicial, quer no contexto da aprendizagem ao longo da vida” (Ordem dos Enfermeiros, 2006). Desta forma, o objectivo deste estudo consiste em adaptar e validar a Escala de Jefferson, de aprendizagem ao longo da vida, para o contexto formativo dos enfermeiros. A versão original da Escala de Jefferson é constituída por uma subescala de 19 itens. A escala foi adaptada para uma amostra de 262 enfermeiros, de uma Instituição Hospitalar e de uma entidade académica, em contexto de frequência do Curso de Mestrado em Enfermagem. Participaram 216 enfermeiros com idades compreendidas entre os 22 e os 55 anos. Após a adaptação foi feita a validação da nova versão utilizando a mesma metodologia do autor da escala original (Costa et al, 2009), tendo-se obtido bons resultados de consistência interna (α= 0,811) e estrutura factorial, idênticos aos da versão original, à excepção de um item que foi excluído. Considera-se, assim, que esta escala tem boas características psicométricas para avaliar a aprendizagem ao longo da vida dos enfermeiros, constituindo-se um instrumento útil para a investigação na área da formação e gestão dos Serviços de Enfermagem.
