Browsing by Issue Date, starting with "2012-10-08"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Envolvimento parental numa escola de música de ensino integradoPublication . Alves, Maria das Dores Barbosa da Silva Braga e; Fernandes, António Manuel SousaA família e a escola são pontos de apoio e de segurança ao ser humano e quanto melhor for a relação entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação das crianças. A vida familiar e escolar são simultâneas e complementares e é importante que os líderes escolares, os pais, os professores e os filhos/alunos compartilhem as suas experiências. Trata-se de um estudo de caso e selecionamos para a investigação, sob perspetiva escola/família, uma escola pública, de ensino especializado da música, em regime integrado. O presente trabalho pretende ser um pequeno contributo para investigar de que forma uma escola com a integração do saber especializado na música promove maior envolvimento parental. O estudo concreto que pretende apresentar-se aqui é precedido de uma contextualização, por uma análise da legislação correspondentes à relação escola/família. O trabalho de campo, enquanto estudo de um caso, pretende compreender melhor os mecanismos utilizados pela escola para promover uma maior participação dos pais e encarregados de educação. Recorrendo a análise documental, entrevistas e observação, chega-se à perceção do decorrer desse processo, assim como das suas fraquezas e das suas forças. Verifica-se que a relação escola/família está assumida como positiva e importante pelos elementos envolvidos, e que, apesar de esta ter sido tardia em Portugal está em franca recuperação.
- O papel da família e da escola no apoio às crianças com Trissomia 21Publication . Sousa, Maria Mariela Camacho; Miranda, Lúcia do Rosário Cerqueira deA escola e a família no apoio aos alunos com trissomia 21, são as duas instituições cuja relação é nosso objeto de análise neste estudo. Estas instituições, sofreram transformações profundas, principalmente ao longo das últimas décadas, sendo mais visíveis, a partir dos finais da década de 90 com a integração dos alunos com necessidade educativas especiais nas classes regulares e com o aumento da escolaridade obrigatória (Correia, 1997). O presente trabalho aborda a problemática da relação entre a escola e a família, tendo como objetivo analisar e comparar as perceções dos pais e dos professores sobre o envolvimento dos pais na escola relativamente aos seus educandos, bem como, o interesse e a motivação para aprender do grupo de participantes com T21 neste estudo. A amostra é constituída por 30 crianças com trissomia 21. Estas crianças frequentavam o 2.º e 3.ºciclos do Ensino Básico de escolas da rede pública do distrito de Braga com idades compreendidas entre os 10 e 18 anos. Neste grupo, 14 eram rapazes e 16 raparigas. Utilizamos como instrumento de recolha de dados o questionário/ entrevista semiestruturada “Motivação para aprender em crianças com NEE” (Miranda, 2011), que foi preenchido pelos 30 alunos, e os questionário de Envolvimento Parental na Escola versão para professores (QEPE-VPr) e versão para pais (QEPE-VPa). Os resultados sobre a motivação para aprender dos nossos participantes, aponta, em termos gerais, para uma motivação muito centrada em referentes concretos, dependente das características do contexto, dos outros significativos e da tarefa. Relativamente à perceção dos professores e pais, os resultados sugerem que, tendencialmente, as perceções dos pais e professores são em muitos aspetos coincidentes, uma justificação para o facto pode ter a ver com as características da amostra ou seja, é uma amostra com crianças com T21, e conforme orientações do ministério da educação ou por condições de saúde da própria criança a proximidade entre pais e professores, será sempre superior à encontrada em famílias com crianças sem NEE e os próprios professores.
- Relatório de estágioPublication . Mota, Ana Filipa Pais; Ribeiro, OlivérioO presente relatório reflecte as actividades da componente prática, para defesa de Mestrado, inserido no Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto Ciências da Saúde ministrado pela Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras O estágio desenvolvido dividiu-se em três módulos com uma carga horária de 180 horas cada um. O módulo I desenvolveu-se no período de 12 de Maio de 2008 a 05 de Julho de 2008, no Serviço de Urgência do HPP da Boavista no Porto. O módulo II decorreu no período de 6 de Outubro a 20 de Novembro de 2008, na Unidade de Cuidados Intensivos Médicos do Hospital Pedro Hispano de Matosinhos. O módulo III, estágio de opção, foi realizado na VMER, Unidade de Cuidados Intensivos Coronários e Serviço de Cardiologia do Hospital S. Teotónio de Viseu, EPE, no período de 2 de Novembro de 2008 a 30 de Fevereiro de 2009. O objectivo geral definido para este estágio foi o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais na abordagem ao doente crítico no intra-hospitalar e pré hospitalar dando ênfase ao doente do foro cardíaco no estágio de opção. As experiências proporcionadas por este estágio permitiram-me adquirir competências de destreza, planificação e tomada de decisão, perante situações complexas e imprevistas; possibilitou-me um enriquecimento significativo ao nível da capacidade de raciocínio e definição de prioridades na abordagem ao doente crítico, bem como em de envolvimento e sensibilização de equipas para a optimização do seu desempenho. Neste sentido aperfeiçoei o meu desempenho nas vertentes técnicas, científicas e relacionais, ao nível das diferentes fases do processo que constitui o percurso do doente crítico, no que respeita a sua estabilização e transporte em ambiente pré-hospitalar, na abordagem em contexto de Serviço de Urgência e na manutenção do seu equilíbrio quando admitido numa Unidade de Cuidados Intensivos.
- A construção da identidade e as dinâmicas relacionais entre padrasto e enteado numa família recompostaPublication . Costa, Sónia Marta Vilaça Araújo; Gonçalves, Armanda Paula CunhaAs famílias recompostas podem ser definidas como famílias em que pelo menos um dos cônjuges é padrasto ou madrasta do filho(s) do actual companheiro(a). Esta investigação tem como objectivo perceber como é construída a identidade e as dinâmicas relacionais entre padrasto e enteado numa família recomposta, através de um estudo de caso instrumental de natureza qualitativa. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, aplicadas ao casal, ao enteado e aos avós da família reconstituída. Foi aplicado o Remarriage Belief Inventory (Higginbotham & Adler-Baeder, 2008), o Stepparent Role Strain Index (Fellmann, Galán, Roque & Galán, 2008), a La Duppia Luna (Greco, 1999) e o Ecomapa (Hartman, 1978). Neste trabalho iremos detalhar os resultados da aplicação do Stepparent Role Strain Index (Fellmann, Galán, Roque & Galán, 2008). Os principais resultados mostram-nos que na construção do casal recomposto existe a interferência entre o subsistema conjugal e filial. Apesar de existir uma dimensão afectiva, relacional e ética verificam-se dificuldades na relação. Para além disso, observa-se a presença de idealizações e expectativas da nova união. Na construção do papel do padrasto e a construção da relação entre padrasto e enteado, destaca-se a centralidade da figura materna e a importância do factor tempo.