Browsing by Issue Date, starting with "2012-10"
Now showing 1 - 10 of 105
Results Per Page
Sort Options
- Controvérsias do ensaio experimental clínico sobre DTMPublication . Fernandes, Catarina Rodrigues; Leitão, Jorge; Ribeiro, OctávioIntrodução: A disfunção temporomandibular é uma designação que abrange vários problemas clínicos envolvendo a musculatura mastigatória, a ATM e as estruturas associadas a ambos. Este trabalho pretende realizar uma abordagem histórica, definindo e clarificando definições, terminologias e índices mais utilizados, em investigação na Oclusão. Por fim, realizar uma revisão bibliográfica apoiada num grupo de casos sobre a investigação em si, ou seja, limitações dos estudos e dificuldades da investigação em Oclusão. Metodologia: Realizámos um estudo observacional longitudinal em que avaliámos uma amostra de 87 pacientes consultados na Clínica Universitária da UCP-Viseu e na Clínica Médica Corpus Dental, com idade entre os 20 e 70 anos. Cerca de 43,7% dos indivíduos pertenciam ao género masculino e 56,3% ao feminino. Estes foram sujeitos ao inquérito Índice RDC/TMD (“Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular disorders”) eixo I. No final analisámos as dificuldades e limitações do estudo, produzindo uma lista que pode auxiliar futuros estudos. Resultados: A dor orofacial foi referida por 43,7% da amostra, sendo 32,2% indivíduos do género feminino. Dos pacientes com dor orofacial 73,7% apresentava dor á palpação muscular, e 42,1% foi diagnosticada com mialgia dos músculos da mastigação. Destes 81,3% foram sujeitos a tratamento com placas de relaxamento muscular, dos quais 68,8% afirmaram no final deste estudo, estar satisfeitos com o tratamento. Conclusões: De modo a minimizar a controvérsia dos estudos sobre DTM, dificuldades e limitações, é importante que este obedeça a um conjunto de características como existência de um grupo controle e homogeneidade da amostra, que deve ser grande e significativa. Apesar de serem necessários mais estudos com uma amostra maior, concluímos que uma parte significativa da população sofre de sintomas dolorosos na face, e que as placas de relaxamento muscular contribuem para a remissão do sintoma.
- A supervisão do Banco Nacional de AngolaPublication . Mangovo, Maria Rosa Lembe; Câmara, Paulo
- A técnica concessória a favor de empresas públicas : uma duplicação (des)necessária?Publication . Limpo, Rita Maria Ribeiro Rosa; Torgal, Lino
- O conforto da família em cuidados paliativos : tradução e validação para a população portuguesa do holistic comfort questionnaire (family)Publication . Matos, Maria João Ferreira de; Dixe, Maria dos Anjos; Querido, AnaA satisfação das necessidades de conforto são uma medida de qualidade assistencial em Cuidados Paliativos e Enfermagem sendo, por isso, importante disponibilizar um instrumento de avaliação do conforto da família dos doentes em fim de vida, traduzido e validado para a língua e cultura portuguesas. O Holistic Comfort Questionnaire (HCQ) – Family foi o instrumento escolhido, construído com base na Teoria de Conforto Holístico de Kolcaba. Este estudo teve como objectivos identificar as características sóciodemográficas, de prestação de cuidados ao doente, de saúde e de qualidade de vida dos familiares dos doentes em fim de vida internados ou em seguimento numa instituição hospitalar; identificar as características de saúde/clínicas dos doentes em fim de vida internados ou em seguimento numa instituição hospitalar; traduzir e validar para a população portuguesa o instrumento HCQ (Family); e identificar o nível de conforto da família dos doentes em fim de vida internados ou em seguimento numa instituição hospitalar. Partindo do HCQ (Family) procedeu-se a um estudo de investigação metodológico, seguindo-se a mesma metodologia dos autores originais. O instrumento foi validado com uma amostra de 271 familiares de doentes em fim de vida internados ou em seguimento numa instituição hospitalar, maioritariamente do sexo feminino (66,8%) com uma média de idades de 47,6 anos (σ=14,6). Após a análise da fidelidade dos itens, o HCQ (Family) - Portugal ficou constituído por 19 itens, diferindo da escala original. Estes itens ficaram organizados em três factores (alívio, tranquilidade e transcendência), que explicam 44,55% de variância explicada. O coeficiente de α de Cronbach calculado (0,83) permitiu afirmar que o instrumento apresenta uma boa consistência interna. Tendo presente que os valores poderão oscilar entre 1 e 6, pode referir-se que os familiares dos doentes apresentam uma boa média de conforto (3,8 com um σ=0,8). A validação para a língua portuguesa do HCQ (Family) revelou que este instrumento é apropriado e psicometricamente válido para avaliar o conforto dos familiares dos doentes em fim de vida internados ou em seguimento numa instituição hospitalar, sugerindo-se a necessidade de outros estudos nesta área, aplicando este instrumento noutras populações, inseridas noutros contextos.
- Barreiras à adesão à higiene das mãos : a perceção dos profissionais de saúdePublication . Pisoeiro, Zélia Maria Pereira da Costa; Gaspar, Pedro João SoaresIntrodução: Apesar de todo o trabalho na área da Higiene das Mãos desenvolvido, sobretudo após a adesão de Portugal à Campanha de Higiene das Mãos em 2008, a taxa de adesão é apenas 64%. Situamos a problemática deste estudo na compreensão das razões porque alguns profissionais de saúde não aderem à Higiene das Mãos. Material e métodos: Na revisão da literatura identificámos 5 tipos de barreiras (Materiais & Equipamentos, Formação & Treino, Avaliação & Feedback, Informação & Sistemas de Alerta e Liderança & Clima Organizacional). Depois realizamos um Painel Delphi para averiguar o grau de concordância dos peritos com estas barreiras e sua importância. Por fim elaborámos um questionário e desenvolvemos um estudo quantitativo, transversal, analítico e correlacional, numa amostra de 306 profissionais de saúde. Resultados: A escala BAHM, validada neste estudo, revelou boas características psicométricas. A Formação & Treino foi considerada a barreira com menos peso, ao contrário da avaliação dos peritos, enquanto a Liderança & Alertas Formais, foi aquela a que atribuíram maior importância. Os homens percecionam mais as barreiras do que as mulheres. À medida que aumenta a idade e o tempo de serviço dos profissionais tende a diminuir a perceção das barreiras no total da escala e no fator - Materiais & Equipamentos. Os médicos foram os que mais percecionaram as barreiras e os enfermeiros os que menos percecionaram. Os profissionais que prestam cuidados no internamento, em comparação com os profissionais do ambulatório, percecionam menos as barreiras. Conclusões: Mais do que a Formação e Treino, foram as questões relacionadas com a Liderança & Alertas Formais as barreiras mais percecionadas. A escala BAHM poderá ser eficaz na identificação dos tipos de barreiras percecionadas e implementação de estratégias mais efetivas para a adesão dos profissionais de saúde à Higiene das Mãos.
- Clinical outcome of inter-proximal papilla between a tooth and a single implant treated with CAD/CAM abutments: a cross-sectional studyPublication . Borges, Tiago; Lima, Tiago; Carvalho, Ágata; Carvalho, VascoObjectives: The aim of this study was to assess the clinical outcomes achieved with Computer-Assisted Design/Computer-Assisted Manufacturing implant abutments in the anterior maxilla. Material and Methods: Nineteen patients with a mean age of 41 (range form 26 to 63) years, treated with 21 single tooth implants and 21 Computer-Assisted Design/Computer-Assisted Manufacturing (CAD/CAM) abutments in the anterior maxillary region were included in this study. The patients followed 4 criteria of inclusion: (1) had a single-tooth implant in the anterior maxilla, (2) had a CAD/CAM abutment, (3) had a contralateral natural tooth, (4) the implant was restored and in function for at least 6 months up to 2 years. Cases without contact point were excluded. Presence/absence of the interproximal papilla, inter tooth-implant distance (ITD) and distance from the base of the contact point to dental crest bone of adjacent tooth (CPB) were accessed. Results: Forty interproximal spaces were evaluated, with an average mesial CPB of 5.65 (SD 1.65) mm and distal CPB of 4.65 (SD 1.98) mm. An average mesial ITD of 2.49 (SD 0.69) mm and an average distal ITD of 1.89 (SD 0.63) mm were achieved. Papilla was present in all the interproximal spaces accessed. Conclusions: The restoration of dental implants using CAD/CAM abutments is a predictable treatment with improved aesthetic results. These type of abutments seem to help maintaining a regular papillary filling although the variations of the implant positioning or the restoration teeth relation.
- A Memória de João de Freitas Branco no Arquivo da Família Moreira de Sá e CostaPublication . Gomes de Araújo, Henrique L.Esta comunicação tem um duplo objectivo: 1º Dar a conhecer a correspondência do homenageado com membros da família Moreira de Sá e Costa, com especial relevo para Helena Sá e Costa; 2º Explicitar, através dela, o carácter de figura carismática de João de Freitas Branco.
- RelatórioPublication . Gueidão, Sandra Filipa de Sousa; José, HelenaA enfermagem profissional teve início com Florence Nightingale, pioneira do processo reflexivo da disciplina de enfermagem, o que permitiu o nascimento da Enfermagem Moderna. Enquanto disciplina, foi esta marcada ao longo da sua evolução por correntes de pensamento que assentam nos conceitos de Pessoa, Saúde, Cuidado e Ambiente. O Paradigma da Transformação, caracterizado pela sua abertura para o mundo, levou a novas conceções da disciplina de enfermagem, modificando a prestação de cuidados. Deste modo, e com a finalidade de satisfazer as necessidades da Pessoa/Família, os enfermeiros, no decurso da sua atividade profissional, apostam na formação com objetivo de melhorar a sua competência profissional. O presente trabalho insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional Área de Especialização: Enfermagem Médico - Cirúrgica com o intuito de adquirir e desenvolver competências na prestação de cuidados quer à pessoa adulta e/ou idosa e/ou em estado crítico integrado na unidade curricular Estágios que decorreram nos serviços: Urgência Hospital da Luz e Unidade de Cuidados Intermédios e Comissão de Controlo da Infecção Hospitalar no Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Lisboa Norte). A metodologia deste trabalho comporta uma análise critico-reflexiva da prática, recorrendo aos pressupostos defendidos por Jean Watson Escola do Cuidado Humano e à teórica Nola Pender Escola da Promoção da Saúde visando ambas, na sua ação, a prestação de cuidados. A temática central deste relatório é o acolhimento à Pessoa/Família, pois este, não só permite, como favorece a implicação da pessoa na prestação de cuidados, refletindo, dessa forma, a nossa maneira de estar na ação. Com o presente relatório pretende-se, ainda, demonstrar a aquisição e desenvolvimento de competências na prestação de cuidados especializados, na área de especialidade em causa preconizados pelo Regulamento do Exercício Profissional de Enfermagem
- Relatório de estágioPublication . Alves, Sónia Alexandra Gomes Rodrigues; Charepe, ZaidaA introdução do brincar no atendimento à criança nos serviços de saúde é um importante instrumento terapêutico, possibilitando a reorganização da perceção da criança, ao permitir a expressão dos seus sentimentos e emoções. Ajuda-a, igualmente, a enfrentar, com segurança, a ansiedade provocada pelo enfrentar de uma situação potencialmente traumática. Quando pensamos no cuidado à criança, numa perspetiva de atenção integral, não podemos limitar-nos às intervenções medicamentosas, ou às técnicas de reabilitação. A criança precisa de ter ao seu dispor recursos, que sejam do seu domínio, para se expressar e vivenciar a experiência da ida ao hospital, ou centro de saúde. Nessa perspetiva, vários estudos apontam para a importância da presença do brincar, durante o período de doença e internamento hospitalar. O Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, pelo seu papel na prestação de cuidados especializados à criança/família, tem um papel preponderante na aplicação do brinquedo terapêutico, como promotor de saúde. O presente Relatório de Estágio apresenta-se como uma reflexão crítica das atividades desenvolvidas, face à produção científica existente sobre a utilização do brinquedo terapêutico em cuidados de saúde primários e hospitalares, tendo em atenção o papel do enfermeiro especialista, como principal promotor da sua utilização. O objetivo transversal a este percurso de estágio foi desenvolver competências como Enfermeira Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica, no âmbito da promoção do brincar, enquanto instrumento terapêutico. O Módulo I decorreu no Centro Saúde dos Olivais, tendo por objetivo a promoção da saúde através da prevenção e formação dos pais das crianças que recorrem ao serviço. O Módulo II decorreu no Serviço de Internamento Pediátrico do Hospital da Luz e permitiu desenvolver intervenções de aplicação do brinquedo terapêutico. O Módulo III dividiu-se entre o Serviço de Neonatologia do Hospital da Luz, que permitiu identificar a necessidade de formação contínua dos enfermeiros para sensibilizarem os pais de recémnascidos prematuros sobre a interação com o bebé e o seu desenvolvimento, e o Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Santa Maria, onde se aplicou o brinquedo terapêutico, no sentido de diminuir as consequências negativas da hospitalização, promovendo uma relação empática com a criança.
- Gingipains as a virulence factor in the oral cavityPublication . Lopes, Pedro Campos; Barros, Marlene; Correia, Maria JoséAim: The objective of this study is to demonstrate the molecular action of Porphyromonas gingivalis cysteine proteases such as gingipains (R1, R2 and K) upon human molecules. Materials and methods: Using the information on protein structure and function available in international databases (UniProtKB and Merops Database), the molecular interactions already described between gingipains and host molecules were clarified. Results: Possible cleavage sites were identified in host-produced elastase inhibitors and in pro-Matrix MetalloProteinase (MMP)1. Analysis of the results leads to the suggestion that the elastase inhibitor alpha1-antitrypsin is also degraded by interpain A, a cystein protease of Prevotella intermedia sharing a high homology with the PrtT and periodontain of P. gingivalis. Conclusion: The information obtained suggests a synergistic molecular mechanism by which cysteine proteases of different bacteria can be responsible for the clinical manifestations of periodontal disease, and illustrates the use of bioinformatics to establish and predict molecular mechanisms.
