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- Caminhos do cuidarPublication . Silva, Maria Adelaide Gaspar Quinto Pacheco da; Madureira, ManuelaA prática dos cuidados de enfermagem possibilitam um especial encontro entre uma pessoa que é cuidada e a pessoa que cuida. Cruzamos o caminho de alguém e procuramos faze-lo numa perspectiva de cuidados, portadora de sentido e de ajuda com disponibilidade para com a pessoa cuidada. Para conseguir cuidar do outro devemos de forma sistematizada questionarmos, reflectirmos e aplicarmos os conceitos teóricos apreendidos mobilizando as competências adquiridas. A elaboração deste relatório não é apenas uma descrição das actividades desenvolvidas mas acima de tudo possibilitou uma reflexão, avaliação e registo de todo um percurso de formação que culminou com a aquisição de novas competências por um lado e com aplicação de outras já adquiridas, através das práticas clínicas sempre acompanhadas de formação contínua. Tal como muitos outros, sinto mais do que nunca uma necessidade cada vez maior de reflectirmos e agirmos sobre a atenção humanizada que devemos disponibilizar ao outro. O contexto económico actual serve para justificar acções que não o conseguimos fazer de outra maneira. A componente prática do Curso incidiu sobre a prestação de cuidados a doentes de médio/alto risco e família, quer num Serviço de Urgência quer numa Comissão de Controlo de Infecção. Ambos foram vistos como novos desafios e possibilitaram o desenvolvimento de competências técnicas e relacionais na Área de Especialização Médico - Cirúrgica. As competências da área da gestão foram adquiridas em contexto de trabalho onde sempre me foi dada a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido através da formação continua. Em relação á área da formação esta têm tido uma importância no meu percurso de vida pois acredito só por esta via podermos prestar cuidados de enfermagem avançada e sermos motores de mudança. Para terminar este percurso com sucesso foi indispensável seguir um caminho da investigação ou seja prestamos cuidados baseados na evidência de uma forma sistemática e intencional no sentido de acrescentar valor ao conhecimento já adquirido. Partilhar este caminho convosco é o desafio que vos deixo.
- ...CuidarPublication . José, Helena
- RelatórioPublication . Ferreira, Vera Lúcia Marçalo; Veludo, FilipaO presente relatório tem um duplo propósito, descrever o percurso realizado no âmbito dos módulos de Estágio preconizados pelo plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional na área de Especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa, e evidenciar o desenvolvimento de competências de Enfermeira Especialista decorrentes deste percurso, as quais serão mobilizadas para a minha práxis profissional. O Estágio enquadrou três módulos distintos, os quais foram realizados no Centro Hospitalar de Setúbal, EPE pela seguinte ordem cronológica: Módulo III (Enfermagem Geriátrica-cariz opcional), realizado no contexto de prática profissional, no serviço de Ortopedia I do Hospital Ortopédico Sant’Iago do Outão; o Módulo I (Serviço de Urgência) e o Módulo II (Cuidados Intensivos/Intermédios) foram ambos realizados no Hospital de São Bernardo, no Serviço de Urgência Geral e na Unidade de Cuidados Intensivos, respectivamente. No decorrer do estágio, optei por direccionar a minha aprendizagem para a família/cuidador informal do cliente idoso hospitalizado. A escolha deste fio condutor teve por base os novos desafios existentes na área da saúde, nomeadamente devido ao fenómeno de envelhecimento da população, às contingências e modificações sociais. No módulo III - Enfermagem Geriátrica, as actividades desenvolvidas centraram-se no planeamento e implementação do projecto “Cuidar no Domicilio - uma parceria tripartida” promovendo a Educação para a Saúde pela tríade cliente idoso/cuidador informal/enfermeiro. Elaborei ainda, uma acção formativa e um poster sobre a temática “Tratamento de Úlceras por Pressão”, com vista à uniformização de procedimentos pelos enfermeiros neste âmbito. Por sua vez, no módulo I – Serviço de Urgência, o desenvolvimento da temática do fio condutor do Estágio foi essencialmente no âmbito da prestação de cuidados à família/cuidador informal do cliente idoso em situação urgente/emergente. Tendo por base as necessidades do serviço, operacionalizei uma acção de formação intitulada “Abordagem ao cliente politraumatizado: técnicas de trauma”, bem como, um manual de orientação de procedimentos ao cliente politraumatizado em contexto de urgência. Assim, foi meu intuito sensibilizar os profissionais de Enfermagem para a adopção de boas práticas relativamente a esta temática. Por último, no módulo II, promovi o desenvolvimento de competências inerentes à temática “Comunicação de más notícias”, pela sensibilização dos profissionais às suas próprias limitações neste processo. Elaborei também uma norma de procedimento sobre o “Acolhimento à família na Unidade de Cuidados Intensivos” com o propósito de optimizar o processo por todos os intervenientes. Os projectos realizados no âmbito dos módulos de estágio proporcionaram o desenvolvimento de competências especializadas na abordagem do cliente/família, nomeadamente no âmbito das suas necessidades mais complexas, assim como o desenvolvimento de projectos passíveis de contribuir para uma prestação de cuidados de Enfermagem de maior qualidade.
- Relatório de estágioPublication . Ferreira, Natércia Manuela Amorim; Rabiais, IsabelEste relatório de estágio expressa a análise crítica das experiências de contacto interventivo que ocorreram nos três contextos de prática clínica, promotoras do desenvolvimento de competências especializadas através da prestação de cuidados de enfermagem ao utente crítico/pessoas significativas e nas restantes intervenções que contribuíram para a melhoria contínua da qualidade e segurança dos cuidados prestados. Aborda as temáticas do equilíbrio ácido-base e do suporte nutricional no utente crítico, bem como a problemática da dor aguda pós-operatória, fruto das necessidades de aprendizagem reveladas pelas diferentes equipas multidisciplinares, que tentei colmatar com intervenções direcionadas. Este documento retrata também o desenvolvimento de uma prática de cuidar profissional, humanística e científica baseada no referencial teórico de Jean Watson, que se orienta para consubstanciar e fundamentar as competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem médico-Cirúrgica. Aborda a relação transpessoal como fundamental para o estabelecimento de uma relação de ajuda-confiança, central ao Cuidar
- Da responsabilidade civil dos administradores pela violação do dever de diligência à luz do artigo 72º do Código das Sociedades ComerciaisPublication . Ferreira, Inês Filipa Pereira Cabral; Cabral, Rita Amaral
- A responsabilidade penal dos gerentes e administradores das sociedades comerciais pelo abuso de bens sociaisPublication . Malho, Nuno Miguel Leitão da Silva; Silva, Germano Marques da
- Relatório de estágioPublication . Ali-Can, José Filipe Figueiredo; Sousa, Patrícia PontíficeEste relatório pretende fazer uma descrição, análise e reflexão das actividades desenvolvidas ao longo do estágio do Curso de Mestrado com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, que se realizou no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Portuguesa. Reporta-se assim ao período entre 19 de Abril e 19 de Novembro de 2010. O estágio é composto por 3 módulos, I, II e III. O módulo I refere-se ao estágio de Urgência, o qual obtive creditação, o módulo II ao estágio de Cuidados Intensivos, e o módulo III, o estágio opcional, que foi realizado na Comissão de Controle de Infecção. O relatório procura então descrever de forma objectiva, o processo que se desenvolveu, com o objectivo de adquirir as competências do domínio da especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica, bem como realizar uma reflexão crítica acerca de toda esta experiência e o que a mesma acarretou. No que se refere ao módulo II, desenvolveu-se essencialmente a prestação de cuidados especializados ao doente de médio e alto risco, e actividades com vista à melhoria dos cuidados prestados, nomeadamente a reestruturação da folha de registos de enfermagem, formação em serviço e supervisão de cuidados. Relativamente ao módulo opcional, CCI, houve um investimento no âmbito da prevenção das IACS, na VE e formação dos pares, tanto a nível de contexto de estágio como em contexto de trabalho. Como ponto comum aos módulos de estágio realizados, surgiu a constante procura pela melhoria dos cuidados prestados ao doente de médio e alto risco, através da reflexão contínua das práticas tanto no local de estágio como através da transposição dos contributos para o local de trabalho. Deste modo procurou-se enquadrar o papel do enfermeiro especialista, na promoção e defesa da qualidade nos cuidados prestados
- A introdução das acções sem valor nominal no direito portuguêsPublication . Bismarck, Filipe Manuel Cavaco; Cunha, Paulo Olavo
- Comunicação : pilar essencial para a excelência dos cuidadosPublication . Lage, Anabela de Freitas Ferreira; Sousa, Patrícia PontíficeO presente relatório é o culminar de um percurso efectuado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica visando a assistência ao doente/família de médio e alto risco. Foi construído com o objectivo de dar visibilidade às aprendizagens e competências adquiridas ao longo da prática clínica,através da utilização de uma metodologia descritiva com análise crítica, reflexiva e analítica de todas as actividades executadas, tendo em atenção os objectivos delineados e as competências propostas pelo plano de estudos. A prática clínica compreendeu dois módulos. O primeiro realizado no serviço de urgência do Hospital São Francisco Xavier (Módulo I) onde desenvolvi competências essencialmente na área da prestação de cuidados, tendo como principal preocupação o conforto no doente cardíaco, a comunicação com o doente e família; e também na gestão e supervisão de cuidados, e na formação. O segundo na Comissão de Controlo de Infecção do Hospital de Santa Cruz (Módulo III, área opcional) tendo tido oportunidade de desenvolver competências na área da prevenção e controlo de infecção, vigilância epidemiológica, formação e comunicação. Entre eles existiu um fio condutor, a comunicação, que foi um vector de influência, junto dos doentes e da equipa multidisciplinar, na aquisição da qualidade dos cuidados. Houve uma procura constante de conhecimento e da melhor evidência, através de pesquisa bibliográfica,obtendo assim cuidados especializados com qualidade. Várias foram as competências abordadas, aplicadas, desenvolvidas e apreendidas ao longo do percurso, alcançando assim uma prática clínica especializada e as competências pretendidas para um Enfermeiro Especialista
- Boas práticas em vacinação : relatórioPublication . Afonseca, Suzette Garez Gomes Barros; Figueiredo, Amélia SimõesO presente trabalho surge na sequência de um Estágio realizado no Centro Clínico dos Serviços de Assistência Médico-Social (SAMS) do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), mais concretamente no Serviço de Vacinação no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária Nas últimas décadas, as vacinas têm contribuído para melhorar a Saúde Pública em todo o mundo, embora seja ainda necessário continuar a apostar no desenvolvimento de um sistema alargado de vacinação para todo o globo. Este trabalho tem como referência o modelo da teoria de Nola Pender – “Health Promotion in Nursing Practice”, que neste livro desenvolveu a ideia de que promover uma óptima saúde substitui a prevenção da doença. Uma das principais premissas da teoria de Nola Pender é de que a saúde, como estado positivo de alto nível, se assume como objectivo para o qual se esforça um indivíduo. Para o diagnóstico da situação o tipo do estudo foi exploratório – descritivo. Os seus objectivos foram: avaliar a implementação das orientações técnicas do PNV no Serviço de Vacinação dos SAMS, sensibilizar as enfermeiras do Serviço para a importância de um sistema de informação entre os serviços. O método de recolha de dados foi a observação directa com recurso a dois instrumentos – a grelha de observação – anotando a frequência das práticas realizadas pelas enfermeiras do Serviço no atendimento ao utente e um checklist para avaliar a organização. O universo dos profissionais de saúde foi constituído por três enfermeiras daquele Serviço. Com base nos resultados apresentados no diagnóstico da situação, identificamos um conjunto de necessidades que foram hierarquizados para estabelecer prioridades na intervenção, tais como: Manual de Suporte à Prática de Enfermagem na Vacinação, folha de registo das temperaturas, folha de registo para troca de informações entre serviços. Este trabalho promoveu uma grande riqueza a nível pessoal e profissional contribuindo para uma melhor orientação de boas práticas das enfermeiras e dos alunos de enfermagem do curso básico e especialidade em estágio, gestão dos processos de saúde e práticas de investigação