FFCS - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FFCS - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- A 'areté' helénica nos Jogos OlímpicosPublication . Martins Melo, António Maria
- Todos os nomes ou uma viagem pelos labirintos da cidade na busca do nome que cada um temPublication . Martins, Adriana Alves de Paula
- A fé cristã, inspiradora de criação artísticaPublication . Garcia, Mário
- História da Cultura Clássica: uma proposta de reflexãoPublication . Martins Melo, António Maria
- 'Deus misericors' na tragicomédia 'Iosephus' do P. Luís da Cruz, S. J.Publication . Martins Melo, António Maria
- A mitologia clássica no humanismo do renascimento portuguêsPublication . Martins Melo, António MariaO A. reflecte sobre a importância que assumiu a mitologia clássica no discurso quinhentista em latim, em que se assiste a uma aproximação com a mundividência cristã. Atitude idêntica se observa em autores cristãos do séc. III e em textos da própria Bíblia.
- No IV centenário da morte do Pe. Luís da Cruz, S. J. (1543?-1604)Publication . Martins Melo, António Maria
- A questão laboral, ontem e hojePublication . Brito, José Henrique Silveira deDando especial atenção à Encíclica Laborem Exercens, de João Paulo II, numa primeira parte descrevem-se as condições sociais em que surgiu a Doutrina Social da Igreja. Numa segunda parte, é apresentado sinteticamente o pensamento daquela encíclica sobre o trabalho. Finalmente, oferecem-se linhas de reflexão sobre a problemática do trabalho à luz da doutrina social da Igreja, especialmente da encíclica referida.
- Para a História dos Estudos Clássicos na Faculdade de Filosofia de Braga: Guia de latim VIPublication . Martins Melo, António Maria
- A glória do divino Virgílio: linhas de leitura para uma compreensão do Livro V, 'O Crítico'Publication . Martins Melo, António MariaTrata-se de um livro com dezassete capítulos, que tem por objectivo principal indicar o caminho para a formação completa de um poeta. Segundo Escalígero, essa tarefa deve ser metódica e compreender dois critérios fundamentais, a imitação e o juízo crítico. Desde o início que, em detrimento de Homero, Virgílio é apontado como o exemplo da máxima perfeição; esta intenção há-de ser sublinhada frequentes vezes ao longo do texto, com o recurso ao adjectivo 'diuinus' para qualificar o vate mantuano.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »