Browsing by Author "Soares, Martinho"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Artifício e artefacto literário: epistolografia de Tiago Veiga aos escritoresPublication . Soares, Martinho
- Câmara escura ou a captação simbólica do interdito na obra o fotógrafo e a rapariga de Mário CláudioPublication . Soares, MartinhoNeste texto faz-se uma análise interpretativa da novela de Mário Cláudio O fotógrafo e a rapariga, partindo dos vários símbolos poéticos usados pelo escritor para exprimir o interdito. Demonstramos como a natureza dúplice e dissimuladora do símbolo poético atenua o choque e mitiga a obscenidade, ao mesmo tempo que obriga o leitor a uma desautomatização do juízo ético, forçando-o a alargar o seu campo de análise e de interpretação, abrindo o seu olhar a novas perspetivas. Salientamos também o modo como Mário Cláudio consegue questionar e transtornar os sagrados e estandardizados padrões éticos e culturais da sociedade em que se insere.
- Da instabilidade da vida ao brilho imortal da poesia: Ístmicas III e IVPublication . Soares, Martinho
- O essencial sobre Mário CláudioPublication . Soares, Martinho
- Eutanásia e suicídio na cultura clássica greco-romanaPublication . Soares, MartinhoA palavra eutanásia provém etimologicamente do grego e a palavra suicídio é composta a partir do latim. No entanto, a euthanasia dos gregos e dos romanos tem um sentido bem diverso do conceito atual de morte medicamente assistida. Já a morte infligida a si próprio era enunciada verbalmente através de um leque bem variado de expressões, mas nunca pela palavra suicídio. Textos literários e filosóficos dão suporte a este estudo sobre a eutanásia e o suicídio na cultura clássica greco-romana. O tema da morte nestas culturas está diretamente relacionado com um quadro de valores morais, teológicos e culturais que aqui pretendemos gizar.
- Histoire et vérité chez Paul Ricoeur et Thucydide: mimesis et enargeiaPublication . Soares, MartinhoCet article essaye d’analyser l’Histoire de la Guerre du Péloponnèsede Thucydide à la lumière des thèses ricœuriennes sur l’épistémologie de la connaissance historique,en prenant notamment en considération les trois moments essentiels de l’opération historiographique: la preuve documentaire, l’explication/compréhension et l’écriture/représentation. Cela nous conduità insérer le texte de Thucydide dans la séquence des trois phases de la mimésis impliquée dans toute mise en discours: préfiguration, configuration et refiguration. Le dialogue que nous établissons entre le philosophe français et l’historien grec nous permet aussi de trouver plusieurs dissimilitudes et similitudes entre les deux, soit en réfléchissant sur la question de la vérité, soit en réfléchissant sur la dialectique entre lire et voir, sous le signe du concept rhétorique de l’enargeia.
- História e ficção em Paul Ricoeur e TucídidesPublication . Soares, Martinho
- L’herméneutique du discours historique chez RicoeurPublication . Soares, Martinho
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »