Browsing by Author "Rocha, Laura"
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- O controlo da qualidade e a garantia da qualidade EQAVET: de que falamos?Publication . Rocha, Laura; Matias Alves, JoséDesde há várias décadas, com a emergência da escola de massas, que os sistemas de educação e formação proclamam a necessidade de controlar e garantir a qualidade sobretudo dos resultados da educação. A gestão da qualidade na educação procura a melhoria dos processos independentemente da definição, conceito e ponto de vista. Diferentes conceitos exigem formas específicas de avaliar, medir e controlar a qualidade na educação. O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training) estabelece 10 critérios de qualidade, que devem presidir à sua implementação acresce ainda que o quadro deverá assegurar a qualidade dos resultados de aprendizagem. Há necessidade de enunciar o que o aluno conhece, compreende e é capaz de fazer aquando da conclusão do curso. Esta comunicação pretende analisar de que qualidade se trata no Quadro EQAVET, como se promove, controla garante a qualidade dos resultados de aprendizagem. Perceber se as escolas que o implementaram seguiram como objetivo uma melhoria sustentada dos modos de ensinar e de fazer aprender, da qualidade das aprendizagens dos alunos e na melhoria da qualidade da organização escolar ou se subordinaram a outras agendas mais formais e institucionais.
- Schools 4.0 – innovation in vocational educationPublication . Rocha, Laura; Orvalho, LuísaO quadro concetual que esteve na génese do modelo inovador do Ensino Profissional, na década de 90, está a fazer 30 anos. Assume-se a urgência de se construir um referencial que reafirme os seus princípios estruturantes à luz das novas exigências do século XXI e acabe de vez com a conceção tradicional de escola dos séculos XIX e XX, que não funciona no contexto atual. Uma escola capaz de formar a pessoa, o cidadão e o profissional para viver e trabalhar na 4ª Revolução Industrial, orientada para a mudança positiva, para repensar as práticas pedagógicas, organizativas e avaliativas e identificar as mudanças a introduzir numa/para Uma Escola Profissional do Futuro/ Uma Escola 4.0. Para responder a estes desafios do Ensino Profissional, a “Rede de Escolas 4.0”, constituiu uma parceria transnacional para desenvolver um Intelectual Output (IO), a nível europeu, no âmbito do programa Erasmus +, Ação Chave II, Projeto nº 2018-I-PT OI-KA 202- O4774463, com a duração de 3 anos. A parceria é constituída por 4 escolas da “Rede de Escolas 4.0”, por três outras entidades com diferentes valências e abrangência geográfica da Dinamarca, Grécia e Bélgica e com a consultoria científica e pedagógica de investigadores do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH) e consultores do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), da Católica Porto, Portugal. Para a disseminação deste IO, conta-se, especialmente, com o envolvimento da EfVETpara a promoção, divulgação e dinamização de ações de formação, durante os 6 meses após o términus do projeto, e com as plataformas School Education Gatway, e -Twinning e EPALE. Seguindo uma metodologia de investigação naturalista, e uma abordagem estratégica de aproximação à Appreciative Inquiry (AI), no 1º ciclo, do Ciclo (AI- 5), aplicou-se um inquérito por questionário aos stakeholders internos de todas as escolas da parceria, para avaliação das suas expetativas e da perceção do estado da arte da escola atual. O objetivo desta comunicação é dar a conhecer os resultados resultantes da aplicação deste inquérito.