Browsing by Author "Ramos, Sara Isabel Moça"
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- ICT in Portuguese reference schools for the education of blind and partially sighted studentsPublication . Ramos, Sara Isabel Moça; Andrade, AntónioTechnology has become an essential component in our society and considering its impact in the educational system, Information and Communication Technologies (ICT) cannot be dissociated from the educational process and, in particular, from pedagogical practices adopted for students who are blind or partially sighted. This study focuses on Portuguese reference schools for the education of blind and partially sighted students, regulated by the Decree-Law No. 3/2008, in which are concentrated the human and material resources that can offer an educational response with quality for these students with special education needs. The study intends to analyse the perceptions of the teachers, who teach visually impaired students in middle school and secondary school education in these reference schools, of their knowledge, teaching and training in the area of ICT, as well as of the real ICT integration in the teaching and learning of these students. A survey, which has been applied to these teachers in the 2012/13 school year, was adopted as a method of data collection. The results reveal a sample confident in their technological capabilities, however with little resourcefulness in some tools and software specific to the area of visual impairment and a very significant number of teachers ignoring many of these. The implementation of ICT with students who have visual disabilities is lower compared with the sighted students. The lack of specific training is considered to be the main obstacle for teachers, with regard to the real integration of ICT in the teaching and learning of these students.
- IT on teaching and learning process of visually impaired studentsPublication . Ramos, Sara Isabel Moça; Andrade, António Manuel Valente de
- As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referênciaPublication . Ramos, Sara Isabel Moça; Andrade, António Manuel Valente deConsiderando as mudanças que a evolução tecnológica tem provocado no sistema educativo e não podendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ser desvinculadas das práticas pedagógicas adotadas com os alunos cegos e com baixa visão, para o estudo e compreensão desta realidade, é fundamental aferir a opinião dos profi ssionais que trabalham diariamente em prol do processo educativo destes alunos com necessidades educativas especiais. Este estudo, de natureza predominantemente quantitativa, pretende analisar a perceção dos docentes que lecionam alunos com defi ciência visual, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, nas escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão, em Portugal Continental, sobre os seus conhecimentos, práticas pedagógicas e formação na área das TIC, visando o ensino e aprendizagem dos mesmos.
- Ver através da cegueira : avaliação da implementação das TIC nas escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visãoPublication . Ramos, Sara Isabel Moça; Andrade, António Manuel Valente de“Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis; para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.” Mary Pat Radabaugh Considerando as mudanças que a evolução tecnológica tem provocado no sistema educativo, esta investigação, de natureza predominantemente quantitativa, pretende analisar a política inclusiva nas escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão; as potencialidades e impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem destes alunos e a perceção dos docentes sobre os seus conhecimentos, práticas pedagógicas e formação nesta área. Não podendo as TIC ser desvinculadas das práticas pedagógicas adotadas com estes alunos, é exigido aos docentes uma maior preparação na obtenção e seleção da informação e recursos educativos adaptados para a deficiência visual. Desta forma, para o estudo e compreensão desta realidade, é fundamental aferir a opinião dos profissionais que trabalham diariamente no processo educativo dos alunos com cegueira e baixa visão. Como método de recolha de dados foi adotado o inquérito por questionário, tendo este sido aplicado a docentes que lecionam a alunos cegos e com baixa visão, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, no presente ano letivo (2012/2013), nas quarenta e uma escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão, em Portugal Continental. Os resultados revelam uma amostra confiante nas suas capacidades tecnológicas, contudo com pouca desenvoltura em algumas ferramentas e aplicações informáticas específicas para a área da deficiência visual, chegando mesmo um número muito significativo de docentes a desconhecer muitas destas. A implementação das TIC com alunos com deficiência visual é inferior, comparativamente com os alunos normovisuais. Outra constatação é o facto de a falta de formação específica ser o principal obstáculo considerado pelos docentes, no que respeita a uma real integração das TIC no processo de ensino e aprendizagem destes alunos.