Browsing by Author "Oliveira, Margarida"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ensino em nutrição: estudo sobre a realidade de enfermagemPublication . Teixeira, Abílio Cardoso; Oliveira, Margarida; Meireis, Paula; Silva, Rui; Magalhães, Bruno; Leite, Carlos; Alves, Paulo
- O poder do método de ensino combinado: um método experimentalPublication . Soares, Francisco Freire; Palmeirão, Cristina; Oliveira, Margarida; Oliveira, AntónioPerante as exigências e os desafios com que a escola se depara, fruto das novas ordens globais de cariz social, económico, tecnológico e educativo, é imperativo que a Educação encontre urgentemente formas concretas de inovar e de se adaptar às novas, mas também imprevisíveis, circunstâncias. Perante um curriculum prescritivo, fechado e muito focado nas chamadas áreas disciplinares nucleares, a aposta numa abordagem artística que o torne mais abrangente, mais flexível e centrado nas competências dos alunos tidas como essenciais para o século XXI, surge como um caminho possível não só para a melhoria das aprendizagens dos alunos, tornando-as mais significativas e pessoais, mas também como forma de revalorizar o papel social do professor ao seguir um modelo baseado num trabalho efetivamente colaborativo entre docentes. Este projeto, posto em prática na Escola Artística do Conservatório de Música do Porto (CMP), teve como ponto de partida o modelo de pedagogias inovadoras dos clusters de Paniagua e Istance (2018), que se foca na aprendizagem através das artes, solicitando a ativação das dimensões física, artística, emocional e social, e na obra do compositor Bart Quartier Image, que deu nome ao projeto “Imagens do Image”, numa perspetiva de ensino combinado das abordagens pedagógicas: experiential learning e embodied learning.
- Práticas pedagógicas inovadoras: proposta de um projeto de investigaçãoPublication . Carvalho, Marisa; Soares, Diana; Palmeirão, Cristina; Magalhães, Andreia; Oliveira, António; César, Bruno; Veiga, Francisco; Azevedo, Helena; Oliveira, Margarida; Castro, RuiMapping innovation is crucial in education to guide educators and policymakers to spread high-quality pedagogical practices. Improving learning with innovation in mind is required today. Although innovation is an emergent topic in the educational policy reforms around the world, and particularly in Portugal, more research is needed. This paper presents the research project “4A’ model for Measuring Innovative Pedagogical Practices in Portuguese schools: Approaching, Assessing, Applying, and Amplifying”. Inspired by the recent OECD report “Measuring innovation in education” and considering the current challenges that Portuguese schools face ensuring a more inclusive and innovative education, this project aims to measure and map innovative pedagogical practices in the Portuguese educational system, from elementary to secondary grade. A brief literature review, project plan, and some implications are presented.
