Browsing by Author "Muirequetule, Victor"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderançaPublication . Muirequetule, Victor; Machado, JoaquimAssiste-se em várias regiões do mundo a aceleradas mudanças na esfera política, económica e social, e Moçambique não é uma exceção. Estas mudanças colocam novos desafios ao ensino superior e, particularmente, ao ensino militar superior, que deve contribuir para esse desenvolvimento, nomeadamente a nível do currículo da Academia Militar e das competências de comando e liderança dos seus graduados. Este artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Estudos Curriculares e Supervisão Pedagógica. Identifica as perceções dos líderes e dos graduados pela Academia Militar Marechal Samora Machel sobre como nela se desenvolvem as competências de comando e liderança de tropas, bem como avalia a compreensão dos graduados em relação às competências de comando e liderança de tropas e à articulação que estabelecem entre a formação inicial e o exercício daquelas no plano da ação profissional. Trata-se de um estudo de tipo exploratório que parte do paradigma fenomenológico-interpretativo e privilegia uma abordagem qualitativa, recorrendo à pesquisa documental e à entrevista semiestruturada a líderes militares selecionados por conveniência e focus group com graduados daquela Academia. Os resultados apresentados apontam para aspetos e dimensões a introduzir no currículo
- Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderançaPublication . Muirequetule, Victor; Araújo, Joaquim Machado deAssiste-se em várias regiões do mundo aceleradas mudanças na esfera política, económica e social onde Moçambique não é uma exceção colocando novos desafios ao ensino superior e, particularmente, ao ensino superior militar que deve contribuir para esse desenvolvimento, nomeadamente a nível do currículo da Academia Militar e do desenvolvimento das competências de comando e liderança dos seus graduados. Esta tese apresenta um estudo desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Estudos Curriculares e Supervisão Pedagógica, que procura saber como os graduados pela Academia Militar “Marechal Samora Machel” desenvolvem as competências de comando e liderança das tropas. Constituem objetivos específicos: (I) Identificar no currículo da AM as áreas de formação que contribuem para o desenvolvimento de competências de comando e liderança de tropas; ii) Compreender como os graduados pela AM “MSM” desenvolvem as competências de comando e liderança de tropas; iii) Conhecer a perceção das lideranças militares sobre o processo de desenvolvimento das competências de comando e liderança de tropas; iv) Reconhecer a compreensão dos graduados em relação às competências de comando e liderança de tropas desenvolvidas ao longo do exercício da sua atividade profissional; e v) Identificar ações que visem melhorar a articulação entre a formação inicial e as competências de comando e liderança de tropas. Trata-se de um estudo de tipo exploratório que parte do paradigma fenomenológico-interpretativo e privilegia uma abordagem qualitativa, recorrendo à pesquisa documental, à entrevista semiestruturada a dez líderes militares selecionados por conveniência e a um focus group com dezoito graduados pela Academia nos anos 2009 e 2011.