Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ensino superior militar .pdf385.43 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Assiste-se em várias regiões do mundo a aceleradas mudanças na esfera política, económica e social, e Moçambique não é uma exceção. Estas mudanças colocam novos desafios ao ensino superior e, particularmente, ao ensino militar superior, que deve contribuir para esse desenvolvimento, nomeadamente a nível do currículo da Academia Militar e das competências de comando e liderança dos seus graduados. Este artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Estudos Curriculares e Supervisão Pedagógica. Identifica as perceções dos líderes e dos graduados pela Academia Militar Marechal Samora Machel sobre como nela se desenvolvem as competências de comando e liderança de tropas, bem como avalia a compreensão dos graduados em relação às competências de comando e liderança de tropas e à articulação que estabelecem entre a formação inicial e o exercício daquelas no plano da ação profissional. Trata-se de um estudo de tipo exploratório que parte do paradigma fenomenológico-interpretativo e privilegia uma abordagem qualitativa, recorrendo à pesquisa documental e à entrevista semiestruturada a líderes militares selecionados por conveniência e focus group com graduados daquela Academia. Os resultados apresentados apontam para aspetos e dimensões a introduzir no currículo
Fast growing changes in the political, economic and social spheres are occurring across several regions of the world, and Mozambique is no exception. These changes pose new challenges to higher education and, in particular, to higher military education, which should contribute tothis development, namely, in the Military Academy curriculum and the development of command and leadership skills of its graduates.This paper presents a study developed in the context of the PhD in Educational Sciences, in the area of Curricular Studies and Pedagogical Supervision. This study aims at identifying the perceptions of military leaders of and graduates by the Military Academy Marechal Samora Machel on how the skills of command and leadership of troops are developed, and the articulation they establish between initial training and the exercise of those in the field of professional action.It is an exploratory study that starts from the phenomenological-interpretative paradigm and privileges a qualitative approach, resorting to documentary research, semi-structured interviews with military leaders selected for convenience, and two focus groups with graduates of that Academy. All of the presented results, point to new facts and dimensions to be introduced in the curriculum

Description

Keywords

Currículo Formação Competências Comando Liderança Curriculum Training Skills Command Leadership

Pedagogical Context

Citation

Muirequetule, V., Machado, J. (2018). Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n.º especial, 152-171

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Católica Portuguesa

CC License