Browsing by Author "Mendes, Maria Manuela Madureira Lebre"
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- Difficulties and strategies associated with nurse integration in critical care provision: a scoping reviewPublication . Flores, Diana Raquel Marques Manique Tomaz; Ferreira, Inês Imperadeiro Ribeiro; Correia, Patrícia Sofia Rodrigues; Mendes, Maria Manuela Madureira Lebre; Ribeiro, Patrícia Cruz Pontífice Sousa Valente; Fernandes, Filipa Alexandra VeludoIntroduction: The nurses’ integration in specialized care provision to critically ill patients is an increasing concern in the context of hiring and mobilizing nursing professionals. An adequate integration is crucial for the nurses’ success and adaptation to the new service, as well as to ensure the quality and safety of the provided care. Objective: To map the existing knowledge on the difficulties experienced by nurses, as well as on the strategies that facilitate their integration in specialized care provision to the critically ill. Method: A scoping review was conducted, following the method proposed in the Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual 2015. The following were used as inclusion criteria: Population - nurses; Concept - the experienced difficulties and the strategies employed to facilitate the nurses’ integration; Context - the provision of care to the critically ill. A total of 13 articles, published until May 2020, were included. Results: The following difficulties were reported: communication issues with the team, as well as with the patients and/or their relatives; overall stress; dealing with complex health conditions, as well as with intricate procedures and/or techniques; work overload; high staff turnover rate between services; dealing with a patient’s death and/or with organ donation planning. The following were pointed out as facilitating strategies: simulated practice; performing teamwork; assignment of a nursing supervisor/tutor; receiving feedback; developing resilience mechanisms. Conclusion: As regards care provision, the nurses’ integration process requires planning and the inclusion of facilitating strategies is crucial. Simulated practice leads to the acquisition of fundamental skills, as does the assignment of a nursing supervisor/tutor and receiving feedback on the conducted tasks. In addition to overcoming the difficulties experienced, these strategies also allow developing resilience and coping mechanisms, which help prevent burnout and the adverse effects caused by the high staff turnover rate between services.
- Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo : 1937-2006 : que modelo de formação?Publication . Mendes, Maria Manuela Madureira Lebre; Costa, Maria Arminda MendesA tese que se apresenta, remete-nos para desocultar o Modelo de Formação da Escola de Enfermagem de S. Vicente de Paulo, na janela temporal entre 1937 e 2006. Para tal recorreu-se a um quadro conceptual assente, num primeiro tempo, na resenha histórica da Escola no cenário educativo emergente para, num segundo tempo, se abordar aquele contexto escolar entre a sua origem e a transmissão para um espaço educativo mais amplo. Recorreu-se ainda aos modelos de formação numa perspetiva evolutiva e numa linha de formação de adultos onde nos revemos, particularmente, nos modos de trabalho de Marcel Lesne e nos três modelos teóricos de Gilles Ferry. Neste quadro conceptual abordou-se ainda a formação formal em enfermagem, norteada pelas principais reformas educativas, antes e depois da entrada do curso de enfermagem no sistema educativo nacional e toda a influência que adveio da mesma para o ensino e para a profissão de enfermagem. Metodologicamente privilegiou-se o estudo de caso histórico organizacional onde a questão central e os objetivos da pesquisa desenharam uma investigação com uma abordagem qualitativa, descritiva de perfil socio-histórico. Com recurso à técnica da entrevista semi-estruturada e da análise dos discursos dos sujeitos da investigação, antigos alunos e professores, fizemos emergir daqueles elementos significativos, o resgate de uma história com a finalidade de, em triangulação com elementos contextuais do acervo documental e fotográfico museológico da Escola, se chegar ao conhecimento do modelo de formação em uso durante a existência daquela instituição educativa. Os principais resultados, que suportam o “Modelo de Formação” apontam para um ensino centrado no aluno, fortemente alicerçado em princípios filosóficos de cariz humanista cristã, que primam pela qualidade impressa no rigor, na formação humana e na transmissão de valores. Destaca-se ainda a dinâmica da relação pedagógica dos sujeitos envolvidos na formação, identificados como percursores e construtores identitários de referência na proximidade em contexto. Concorrem para o modelo de formação a ancoragem no referencial da pedagogia e orientação didática, o desenvolvimento dos planos curriculares na direção de um agir centrado no cuidado holístico e nos valores, em contextos de desenvolvimento selecionados pela excelência. Conclui-se que da compreensão do “Modelo de formação” emerge a qualidade formativa, transversal a múltiplas correntes de pensamento, com representação social positiva centrado na pessoa humana e de tendência afetiva.
- O papel do enfermeiro na prevenção do delirium no paciente adulto/idoso críticoPublication . Oliveira, Cláudia; Nobre, Cátia Filipa Garnacho Martins; Marques, Rita Margarida Dourado; Mendes, Maria Manuela Madureira Lebre; Sousa, Patrícia Cruz PontíficeIntrodução: Delirium é uma disfunção cerebral aguda, associado ao aumento da mortalidade e morbilidade, que atinge frequentemente o paciente adulto/idoso crítico. O enfermeiro tem um papel determinante na prevenção/controlo do delirium, através da implementação de intervenções não farmacológicas. Objetivo: Conhecer as intervenções de enfermagem na identificação, prevenção e controlo do delirium no paciente adulto/idoso crítico. Materiais e métodos: Realizada uma Revisão Integrativa da Literatura de artigos publicados entre 2014 e 2018, que identificaram intervenções de enfermagem dirigidas à prevenção e controlo do delirium no paciente adulto/idoso crítico. Foram realizadas quatro pesquisas, nas bases de dados electrónicas da EBSCOhost e na B-on. Resultados: Identificaram-se 13 estudos, que apresentam intervenções de enfermagem, maioritariamente não farmacológicas, para prevenção e controlo do delirium no paciente adulto/idoso crítico. Destas, evidenciam-se intervenções relacionadas com o ambiente, promoção do sono, intervenção terapêutica precoce, avaliação cognitiva e orientação dos pacientes, intervenções sistematizadas em protocolos, bem como intervenções direcionadas à participação dos familiares, à formação dos enfermeiros e ao ensino dos pacientes. Foram também identificados fatores de risco para o desenvolvimento do delirium e instrumentos de avaliação. Discussão: A prevenção do delirium é importante e imperativa, já que nos pacientes críticos a sua ocorrência está associada ao aumento da mortalidade, morbilidade, do tempo de internamento e a um elevado custo hospitalar. A identificação dos fatores de risco para a ocorrência do delirium devem estar incluídos nos protocolos de abordagem do delirium. Conclusão: As evidências demonstraram que o enfermeiro é fundamental na identificação precoce, prevenção e controlo do delirium, evitando a progressão da doença, contribuindo para a diminuição da morbilidade e mortalidade. A intervenção de enfermagem deve incluir a identificação de fatores predisponentes e/ou precipitantes de modo a contribuir para a diminuição da ocorrência e/ou resolução do quadro de delirium.