Browsing by Author "Mendes, Leticia Diana da Silva"
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- Adaptação da Generic Scale of Being Phubbed para a população portuguesaPublication . Mendes, Leticia Diana da Silva; Leite, Ângela Maria TeixeiraOs telemóveis desempenham um papel importante nas relações pessoais e profissionais, contudo, a sua utilização excessiva, abusiva ou inadequada pode ter um efeito negativo nestas mesmas relações. Vários autores têm desenvolvido instrumentos para avaliar o Phubbing que consiste no facto de uma pessoa utilizar/olhar para o seu telemóvel durante uma interação real com outra pessoa. Este estudo tem por finalidade adaptar e validar a Generic Scale of Being Phubbed para a população portuguesa, estabelecendo a validade convergente dos instrumentos com outros que avaliassem construtos parecidos como a Partner Phubbing Scale e o Nomophobia Questionnaire; e averiguar as diferenças e/ou relações entre as variáveis sociodemográficas, as variáveis de utilização do telemóvel e a Generic Scale of Being Phubbed. A versão portuguesa da Generic Scale of Being Phubbed manteve a estrutura proposta pelos autores da versão original. As correlações obtidas pela escala com outros instrumentos asseguraram a validade convergente. Foram encontradas diferenças nos valores da escala de acordo com algumas variáveis sociodemográficas (idade, género, estado civil, estatuto relacional, ter ou não filhos, número de anos de escolaridade e estatuto profissional) e algumas variáveis de utilização do telemóvel (anos de utilização do telemóvel e frequência em minutos por dia da utilização do telemóvel).
- Relatório de EstágioPublication . Mendes, Leticia Diana da SilvaO presente relatório de estágio insere-se no 2º ano do mestrado em Psicologia Clínica e da saúde, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Braga, desenvolvido no Instituto Monsenhor Airosa, tendo como principal objetivo detalhar as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular desenvolvido no ano letivo de 2020/2021. No que respeita ao levantamento de necessidades, este processo foi completado com recurso ao Sistema de Avaliação Compreensiva do Acolhimento Residencial Português, tendo sido aplicadas entrevistas semiestruturas a duas técnicas responsáveis pelos processos, a três educadoras e a duas jovens, seguindo o modelo previamente citado. Através da análise SWOT foram definidas as atividades a desenvolver junto dos adolescentes no âmbito dos comportamentos sexuais saudáveis e relações de intimidade e dos comportamentos de risco na Internet/redes sociais e, também, três ações de formação junto da equipa educativa acerca das seguintes temáticas: 1) Gestão emocional da equipa educativa; 2) Formas de comunicação para com os jovens e entre equipa; e, por fim, 3) Gestão dos comportamentos de oposição das crianças e jovens. Os temas acima descritos foram trabalhados em função de cada uma das populações-alvo, uma vez que se denotou a necessidade de serem trabalhados e aprofundados. Por fim, importa refletir sobre o próprio processo de estágio curricular que correspondeu à expectativa de me dotar de novos conhecimentos e me deu a oportunidade de praticar uma postura empática.