Browsing by Author "Martins, Marco"
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- Necessidades de Intervenção Psicológica com Estudantes Universitários Portugueses: estudo psicométricoPublication . Pinto, Joana Carneiro; Martins, MarcoEste trabalho apresenta e discute as características psicométricas da versão portuguesa do Survey of Student Needs (SSN), um questionário de autorrelato para a identificação de necessidades de intervenção psicológica, numa amostra de estudantes universitários portugueses. Participaram 659 estudantes universitários, dos quais 504 eram mulheres (76,5 %), com uma média de idades de 21,96 anos (DP=6,55; Min-Max: 17-53). Estes estudantes estavam a frequentar, no ano de 2015/2016, maioritariamente cursos de licenciatura (n=495, 75,1%). Cerca de 514 (78%) estudantes frequentavam o curso que constituiu a sua primeira opção no momento da candidatura ao ensino superior, com uma média académica atual de 13,96 valores (escala 0-20 valores; DP=1,58; Min-Max=10-20). Estes participantes apresentavam níveis medianos de satisfação com o percurso académico realizado até ao momento (M=2,94, DP=0,69), e de satisfação com a vida em geral (M=3,07; DP=0,68). Todos preencheram o Survey of Student Needs, um questionário de autorrelato que avalia preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem. Na sua versão original é constituído por 42 itens, organizados em três áreas: (a) Preocupações Pessoais (itens 1-34); (b) Preocupações de Carreira (itens 35-38) e (c) Preocupações de Aprendizagem (itens 39-44). Na versão utilizada nesta investigação, o questionário é constituído por 44 itens, tendo sido adicionados dois itens relativos à utilização de drogas e as pressões dos pares para utilizar drogas. Foram utilizados procedimentos de análise fatorial exploratória para derivar a solução fatorial que melhor traduz, para esta amostra, os fatores comuns e as suas relações com as variáveis manifestas. A estrutura fatorial exploratória do SSN é constituída por três fatores com valor-próprio igual ou superior à unidade (eingenvalue), explicando no seu conjunto 38,49% da variância dos itens. O fator 1 apresenta um valor próprio de 9,892, e explica 24,73% da variância total, sendo constituído pelos itens referentes a Necessidades de relação com o self. O fator 2 apresenta um valor próprio de 3,22, e explica 8,05% da variância total, sendo constituído pelos itens relativos a Necessidades de relação com os outros/ adaptação social. E, o fator 3 apresenta um valor próprio de 2,29, e explica 5,72% da variância total, sendo constituído pelos itens referentes a Necessidades de estudo e trabalho. Seguidamente, foram realizadas análises fatoriais confirmatórias com a finalidade de testar a qualidade de ajustamento de quatro modelos alternativos aos dados empíricos. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) confirmam que a solução fatorial proposta pela AFE é a que apresenta melhor qualidade no ajustamento aos dados empíricos, em comparação com três modelos alternativos (X2/df=3,096, CFI=0,842, GFI=0,851, RMSEA=0,056, P[rmsea≤0,05]<0,000). Os coeficientes de regressão estimados são elevados para todos os componentes e estatisticamente significativos (p <0,001). Conclui-se que o SSN é um instrumento válido e fiável que pode utilizar-se em contextos de investigação e intervenção neste domínio.
- Psychological intervention needs: validation of a survey with Portuguese university studentsPublication . Pinto, Joana; Martins, MarcoThis work presents and discusses the psychometric characteristics of the Portuguese version of The Survey of Student Needs (SSN), a self-report questionnaire that assesses psychological intervention needs. A total of 659 university students participated, 76.5% women, with a mean age of 21.96 years. The results of Exploratory Factor Analysis (EFA) report a factorial solution of three factors explaining 38.49% of the variance. Considering the internal consistency of this factorial structure, Cronbach’s alpha values of .88 were found in factor 1, .81 in factor 2, and .84 in factor 3. The results of the Confirmatory Factor Analysis (CFA) suggest that the factorial solution proposed by the EFA presents better fit indices to the empirical data when compared to three alternative models (X2/df = 3.096, CFI = .842, GFI = .851, RMSEA = .056, P[rmsea ≤ .05] < .000). In conclusion, this study indicates that the SSN is a valid and reliable instrument applicable to the research and intervention contexts of this field.
