Browsing by Author "Leal, Maria"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagemPublication . Serra, Helena; Leal, MariaEste estudo debruça-se sobre o Distúrbio Hiperactivo com Défice de Atenção e os Problemas de Aprendizagem. Os pressupostos inerentes a esta investigação centram-se em: i) Aprofundar conhecimentos sobre a Hiperactividade (dhda) na Infância e ii) Conhecer a relação existente entre a Hiperactividade (dhda) e os Problemas de Aprendizagem (pa) nas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Utilizando uma metodologia quantitativa, procedemos à recolha de dados através de dois inquéritos por questionário. O primeiro (com duas questões) pretendeu identificar a amostra e foi dirigido a todas as Equipas de Coordenação de Apoio Educativo, da zona Norte. Ao identificarmos 71 alunos com dhda a frequentar o 1.º Ciclo, procedemos ao envio dos respectivos inquéritos por questionário, com o objectivo de dar resposta ao estudo, ficando a amostra em 47 alunos. Os resultados obtidos, suportam as hipóteses previamente formuladas ao comprovarem que as crianças com dhda integradas no 1.º Ciclo, apresentam Problemas de Aprendizagem nas áreas curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Meio Físico e que comparativamente com o grupo/turma, quando usufruem de Apoio Educativo, demonstram progressos nas aprendizagens e/ou comportamentos, sem atingir o nível médio da turma.
- Intervention in Learning Difficulties with children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) at Primary School: A North of Portugal ResearchPublication . Leal, MariaThis article is based on a Teachers Training Programme involving Primary School teachers who has students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and it describes a part of the research dissertation on the course of PhD degrees in Science Education in the Catholic University in Porto, Portugal. The aim of our research is based on testing an approach, both training and acceptable involving teachers with ADHD in their classrooms, focusing in the identification of the barriers connected with ADHD, plus teaching methods, strategies and instructional management of practical use and concerning the intervention on barriers resulting from the attention deficit such as reading, writing, maths and oral speech. The research involved 20 teachers and 20 children of Primary School in 19 schools of the north of Portugal and it occurred between November 2009 and February 2010.The method used was the Investigation-action which appeared to be useful in the intervention with ADHD children trough the effective use of the acquired knowledge, reflection, evaluation and reformulation of teaching methods. The results of this intervention revealed to be successful, because ADHD children performance showed a progress in the barriers connected with attention deficit and the achievements in reading, writing, maths and oral speech.
- Questionário sobre hiperatividade para professoresPublication . Leal, Maria; Dias, PedroA construção do Questionário sobre Hiperatividade para Professores (QHP) fundamentou-se no propósito de recolher dados sobre o conhecimento dos professores acerca da Perturbação de Hiperatividade com Défi ce de Atenção, no âmbito de um estudo académico. Neste sentido, foi necessário construir um instrumento para operacionalizar as seguintes variáveis: conhecimento dos professores acerca da PHDA, estratégias utilizadas face à problemática, comportamento do aluno e sua realização académica. De forma a avaliar as características psicométricas do QHP, a consistência interna das trinta e quatro questões relacionadas com o conhecimento do docente face à PHDA foi avaliada através do alpha de Cronbach, após a aplicação do QHP junto de uma amostra de 167 professores. O valor de alpha encontrado foi de 0.82, conferindo desta forma uma boa consistência interna do QHP.