Browsing by Author "Ibraimo, Mahomed Nazir"
- O Conselho de Escola como espaço de participação da comunidadePublication . Ibraimo, Mahomed Nazir; Machado, JoaquimIn Moçambique, the inclusion of external communities within schools became evident in the post-independence period when the first experiments were undertaken to include parents and guardians through parents’ committees and strengthen the linkage between the school and the community. The law 6/92 of 6th of May, re-enforces this inclusion and recognizes the participation of other entities, including that of communities, in the management of 2 the educational process and gives incentive to a greater connection between the community and the school. School councils are born from the need for openness between the school and the local community. The Ministerial Diploma 54/2005, 28th of May, accordingly seeks to create a greater degree of flexibility, via administrative decentralization, in the decision-making process in schools through participative management. This article, as part of the author’s doctoral studies, aims to understand how the actors who constitute a secondary school’s council perceive their participation in its decision-making process. A qualitative, exploratory approach was adopted in order to interpret the reality within a complex vision. Data was collected via interviews, analysis of minutes of council meetings and observation of the School Council in session. Results indicate that there is a good relationship between the members of the council and the school and, that the school encourages participation of external parties in the meetings. Results also show that the council meetings deal with pedagogic issues, principally with questions related to the behaviour of pupils and teachers and that the external members are concerned with these issues and seek to contribute ideas, opinions and solutions. These contributions made by parents and guardians are accepted and valued when they are in accordance with the established order of school governance. However, results also indicate that as far as decision-making is concerned, it is the school director who makes the final decision and controls the discussions thereby leaving the external members of the school council with little impact on the decision-making process. Data collected indicates that school councils operate under the influence of organizational bureaucracy, micro-politics, anarchy and hypocrisy.
- O Conselho de Escola como espaço de participação da comunidadePublication . Ibraimo, Mahomed Nazir; Machado, JoaquimSe levarmos em consideração que a construção de uma sociedade democrática já não é compatível com modelos de gestão onde as comunidades são excluídas do processo de gestão e tomada de decisões, então esta precisa abrir e trazer para dentro dela os vários intervenientes do processo educativo para que os interesses comuns sejam partilhados de uma forma interativa (Formosinho, 1989). Em Moçambique o envolvimento da comunidade externa nas escolas verifica-se após o período pós-independência quando as primeiras experiências de envolvimento dos pais e encarregados de educação começam a se fazer sentir através das comissões de pais e de ligação escola-comunidade (CLEC) e é reforçada na Lei nº 6/92, de 6 de maio, onde o Estado permite a participação de outras entidades, incluindo comunitárias na gestão do processo educativo incentivando uma maior ligação entre a comunidade e a escola. Os conselhos de escola nascem desta necessidade de abertura da escola às comunidades locais através do Diploma Ministerial nº 54/2003, de 28 de maio, que, no contexto da descentralização administrativa, procura criar maior flexibilidade nos processos de tomada de decisão através duma gestão participativa. A nossa investigação visa compreender como é que os atores implicados no Conselho de Escola percecionam a sua participação nos respetivos processos de tomada de decisão. Realizamos um estudo de cariz qualitativo para interpretar a realidade dentro de uma visão complexa e assim procuramos saber dos participantes as suas perceções através de entrevistas, análise de atas e observação nas reuniões do Conselho de escola. Esboçamos um quadro conceptual integrado para vermos as organizações escolares nas suas diferentes dimensões, nomeadamente ao nível da constituição e funcionamento do conselho, os tipos e modalidades de participação e as formas de tomada de decisão, convocando as perspetivas da burocracia, da anarquia organizada e da democracia, bem como a tipologia de Lima (1998, 2008) sobre a participação. Entre as conclusões do nosso estudo salienta-se que há um bom relacionamento entre os membros do conselho e a escola e também entre os membros dentro do conselho, baseado na abertura e no diálogo e que a escola tem também incentivado os membros a frequentarem as reuniões do conselho. No que diz respeito à perceção dos membros em relação à participação no conselho, podemos dizer que os mesmos revelam uma preocupação com os assuntos tratados e têm procurado contribuir com as suas ideias e opiniões e apresentar algumas soluções. Contudo, as suas opiniões e esforços em contribuir para resolver os problemas não são tidos em consideração e não são valorizados pela diretora da escola. No que diz respeito as formas de participação, destacamos a participação passiva, pelo facto de os membros não terem influência no processo de tomada de decisão, e a participação informal, na medida que a diretora é quem toma as decisões e orienta as discussões. Concluímos ainda que o funcionamento do conselho de escola pode ser lido pelos modelos da anarquia, da hipocrisia e da burocracia e que os assuntos tratados resumem-se a questões pedagógicas, sobretudo questões relacionadas com o comportamento dos alunos e professores. Concluímos finalmente que o conselho tem, no plano normativo, poderes de intervenção na escola que na prática não são materializados.
- Currículo local – entre a retórica do prescrito e a realidade concretaPublication . Ibraimo, Mahomed Nazir; Cabral, IlídiaThe ministry of education of Mozambique launched, in 2003, the third curricular reform of basic schooling, aiming to connect schools and the communities and to introduce a local curriculum at schools. The introduction of the local curriculum intended to enable the community to participate in the schooling of children through the identification and integration of local knowledge. In that sense, in this research we try to understand how the community is actually involved in the identification and integration of local knowledge and which strategies are being used by schools so that community can actively participate in this process. The research consists of a multiple case study. In conceptual terms we have defined as key concepts school organization, participation and curricular development.
- Práticas de autoavaliação e a melhoria da qualidade no ensino superiorPublication . Ibraimo, Mahomed Nazir; Alves, José MatiasA auto-avaliação no ensino superior pode contribuir para melhorar as práticas de ensino, investigação e serviço à comunidade nas instituições de ensino superior. Em Moçambique, a auto-avaliação foi introduzida pelo Decreto No 63/2007, de 31 de Dezembro. Para implementar os objectivos definidos neste decreto foi criado o Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ). Este órgão está alinhado com a reforma introduzida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), através da Lei no 27/2009. A Universidade Católica de Moçambique tem desenvolvido diversas acções no sentido de garantir a auto-avaliação nas suas Faculdades no sentido de cumprir com as orientações prescritas pelo CNAQ. Neste sentido, definimos como objectivo da pesquisa, analisar as práticas de auto-avaliação e a melhoria da qualidade de ensino numa instituição de ensino superior em Nampula. Tendo em conta a natureza da problemática levantada, onde pretendemos interpretar e compreender as percepções dos actores envolvidos, optamos por inscrever a investigação num paradigma interpretativo e numa metodologia qualitativa. Como instrumentos de recolha de dados irá usar-se a entrevista semiestruturada, o grupo de discussão focalizada e a análise documental. Para analisar as informações provenientes das técnicas seleccionadas iremos usar a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os resultados preliminares do nosso estudo indicam que os coordenadores entrevistados, tem noções do conceito de auto-avaliação e entendem que esta prática é importante para melhorar o processo de ensino, investigação e serviço à comunidade. A Faculdade em estudo tem feito a auto-avaliação dos seus cursos e nesta actividade são vários os actores que fazem parte, desde estudantes, professores, coordenadores e entidades empregadoras. A auto-avaliação tem contribuído para melhorar as práticas de ensino, não sendo evidente os impactos na melhoria da investigação e serviço à comunidade.