Browsing by Author "Gomes, Lisa Alves"
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- Desenvolvimento de competências de autocuidado pós síndrome coronário agudo : contributos para um programa de intervenção educativaPublication . Gomes, Lisa Alves; Reis, Maria Gorete Mendonça dosEm Portugal ao longo dos anos, a diminuição das taxas de mortalidade e de natalidade, o aumento da esperança média de vida e a modificação dos padrões de saúde/doença, explicam o aumento da incidência das doenças crónicas e o aumento do nível de incapacidade funcional da população. A gestão da doença crónica assume um nível de exigência de cuidados permanentes e atinge uma dimensão prioritária na área da saúde. As Doenças Cardiovasculares são das doenças crónicas que apresentam maior taxa de morbilidade e mortalidade mundial. O elevado número de internamentos por Síndrome Coronário Agudo e a baixa adesão aos Programas de Reabilitação Cardíaca, constitui uma oportunidade para os enfermeiros desenvolverem intervenções dirigidas para a promoção, capacitação e responsabilização da pessoa para o seu autocuidado, contribuindo para a qualidade dos processos de transição vivenciados. Conscientes da importância dos cuidados de enfermagem à pessoa pós - Síndrome Coronário Agudo, o objetivo desta investigação consiste em conceber, implementar, avaliar um programa de intervenção educativo e facultar contributos para o desenvolvimento de competências de autocuidado e qualidade de vida, através de práticas baseadas em evidências e realizadas durante o período de internamento. Para atingir este objetivo desenvolvemos dois estudos: Estudo 1 - Construímos um Programa de Intervenção Educativo para Pacientes com Síndrome Coronário Agudo (PEpSCA-CARE) e no Estudo 2 - Desenvolvemos um estudo de natureza quasi-experimental, com a constituição de um grupo experimental e um grupo de controlo. O grupo de controlo recebeu cuidados de enfermagem padronizados e o grupo experimental, além destes cuidados foi ainda sujeito ao Programa de Intervenção Educativo. Existiu avaliações em dois momentos: pré-intervenção após admissão hospitalar e o segundo momento pós-intervenção, um mês após a alta hospitalar. No âmbito da problemática do estudo optamos por instrumentos que avaliaram as características sociais, funcionais, competências de autocuidado e qualidade de vida. Os resultados obtidos revelaram ganhos no desenvolvimento de competências de autocuidado e qualidade de vida nos doentes sujeitos à intervenção educativa e sugerem que os doentes do grupo de controlo tendem para uma deterioração nas competências de autocuidado.
- Factores preditivos no desenvolvimento de competências relacionais de ajuda em estudantes de enfermagemPublication . Araújo, Beatriz; Gomes, Lisa Alves
