Browsing by Author "Franco, Mário"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Fatores de sucesso no contexto das PME: um estudo empírico realizado em PortugalPublication . Franco, Mário; Ferreira, AntónioAs PME são consideradas importantes para o crescimento e estabilidade das economias, pois contribuem para a criação de emprego, para o crescimento do Produto Interno Bruto nacional e para as receitas fiscais. Torna-se, por isso, essencial determinar quais os fatores que contribuem para o sucesso destas. Após realizada uma revisão de literatura sobre o tema, é visível que não existe um consenso sobre quais os fatores que levam ao sucesso das PME. Deste modo, efetuou-se um estudo empírico com base num questionário aplicado a uma amostra de PME de excelência portuguesas. Os resultados obtidos revelaram os fatores que menos contribuem para o sucesso das PME: (1) habilitações académicas, (2) o género do(s) fundador(es) e (3) orientação exportadora. De facto, as PME têm consciência que o seu sucesso passa sobretudo por manter uma boa relação com os clientes e pela qualidade dos seus produtos e/ou serviços. Algumas implicações para a prática empresarial são também sugeridas.
- O papel das redes sociais no processo de aprendizagem organizacional: um estudo de caso em sucursal de banco portuguêsPublication . Antunes, Augusto; Franco, MárioO objetivo deste trabalho é estudar a influência das redes sociais na aprendizagem organizacional. Um estudo qualitativo - estudo de caso simples - foi utilizado para recolher dados através de entrevistas presenciais com os membros-chave, mais envolvidos numa sucursal de um Banco Português. Os dados foram analisados com uma abordagem qualitativa: análise de conteúdo. Os resultados enfatizam o impacto das redes sociais, a força dos laços e amizade na aprendizagem organizacional. A partir das evidências empíricas, podemos concluir que a administração e os diretores de topo a nível organizacional precisam prestar maior atenção às redes sociais em que ocorrem os esforços de transferência de conhecimento. Recursos trocados e desenvolvidos através de interações sociais devem ser concebidos para aumentar os fluxos de conhecimentos entre os colaboradores. Finalmente, este artigo associa os dois corpos de pesquisa, muitas vezes estudados separadamente na investigação organizacional: literatura em redes sociais e a aprendizagem organizacional. Espera-se que o trabalho contribua para uma fertilização cruzada dos dois campos.