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O papel das redes sociais no processo de aprendizagem organizacional: um estudo de caso em sucursal de banco português

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O objetivo deste trabalho é estudar a influência das redes sociais na aprendizagem organizacional. Um estudo qualitativo - estudo de caso simples - foi utilizado para recolher dados através de entrevistas presenciais com os membros-chave, mais envolvidos numa sucursal de um Banco Português. Os dados foram analisados com uma abordagem qualitativa: análise de conteúdo. Os resultados enfatizam o impacto das redes sociais, a força dos laços e amizade na aprendizagem organizacional. A partir das evidências empíricas, podemos concluir que a administração e os diretores de topo a nível organizacional precisam prestar maior atenção às redes sociais em que ocorrem os esforços de transferência de conhecimento. Recursos trocados e desenvolvidos através de interações sociais devem ser concebidos para aumentar os fluxos de conhecimentos entre os colaboradores. Finalmente, este artigo associa os dois corpos de pesquisa, muitas vezes estudados separadamente na investigação organizacional: literatura em redes sociais e a aprendizagem organizacional. Espera-se que o trabalho contribua para uma fertilização cruzada dos dois campos.
The purpose of this paper is to study the influence of social networks on organizational learning. A qualitative study – simple case study - was used to collect data, via face-to-face interviews with key members that are the most involved in a Portuguese Bank. Data were analyzed with a qualitative technique based: content analysis. Results emphasize the impact of social networks, strength of ties and friendship on organizational learning. From the empirical evidences, we conclude that top management and directors at an organizational level need to pay careful attention to the social networks within which knowledge transfer efforts occur. Resources exchanged developed through social interactions must be designed to increase knowledge flows between collaborators. Finally, the paper links two bodies of research often studied separately in organizational research: literature on social networks and that on organizational learning. It is hoped that the paper contributes to a cross-fertilization of the two fields

Description

Keywords

Redes sociais Aprendizagem organizacional Conhecimento Liderança Estudo de caso Social networks Organizational learning Knowledge Leadership

Pedagogical Context

Citation

ANTUNES, Augusto ; FRANCO, Mário - O papel das redes sociais no processo de aprendizagem organizacional: um estudo de caso em sucursal de banco português. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 22 (2014), p. 3-30.

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