Repository logo
 
Publication

O papel das redes sociais no processo de aprendizagem organizacional: um estudo de caso em sucursal de banco português

dc.contributor.authorAntunes, Augusto
dc.contributor.authorFranco, Mário
dc.date.accessioned2017-10-09T15:25:54Z
dc.date.available2017-10-09T15:25:54Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é estudar a influência das redes sociais na aprendizagem organizacional. Um estudo qualitativo - estudo de caso simples - foi utilizado para recolher dados através de entrevistas presenciais com os membros-chave, mais envolvidos numa sucursal de um Banco Português. Os dados foram analisados com uma abordagem qualitativa: análise de conteúdo. Os resultados enfatizam o impacto das redes sociais, a força dos laços e amizade na aprendizagem organizacional. A partir das evidências empíricas, podemos concluir que a administração e os diretores de topo a nível organizacional precisam prestar maior atenção às redes sociais em que ocorrem os esforços de transferência de conhecimento. Recursos trocados e desenvolvidos através de interações sociais devem ser concebidos para aumentar os fluxos de conhecimentos entre os colaboradores. Finalmente, este artigo associa os dois corpos de pesquisa, muitas vezes estudados separadamente na investigação organizacional: literatura em redes sociais e a aprendizagem organizacional. Espera-se que o trabalho contribua para uma fertilização cruzada dos dois campos.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to study the influence of social networks on organizational learning. A qualitative study – simple case study - was used to collect data, via face-to-face interviews with key members that are the most involved in a Portuguese Bank. Data were analyzed with a qualitative technique based: content analysis. Results emphasize the impact of social networks, strength of ties and friendship on organizational learning. From the empirical evidences, we conclude that top management and directors at an organizational level need to pay careful attention to the social networks within which knowledge transfer efforts occur. Resources exchanged developed through social interactions must be designed to increase knowledge flows between collaborators. Finally, the paper links two bodies of research often studied separately in organizational research: literature on social networks and that on organizational learning. It is hoped that the paper contributes to a cross-fertilization of the two fieldspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationANTUNES, Augusto ; FRANCO, Mário - O papel das redes sociais no processo de aprendizagem organizacional: um estudo de caso em sucursal de banco português. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 22 (2014), p. 3-30.pt_PT
dc.identifier.doi10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.255
dc.identifier.issn0872-556X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22932
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectSocial networkspt_PT
dc.subjectOrganizational learningpt_PT
dc.subjectKnowledgept_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.titleO papel das redes sociais no processo de aprendizagem organizacional: um estudo de caso em sucursal de banco portuguêspt_PT
dc.title.alternativeThe role of social networks in organizational learning: a case study in a portuguese bank branchpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.issue22
oaire.citation.startPage3pt_PT
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
01AugustoAntunes 3-30.pdf
Size:
564.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: