Browsing by Author "Fernandes, Elisabete"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Fatores determinantes na gestão da farda clínica por EnfermeirosPublication . Fernandes, Elisabete; Santos, Cristina; Costa, Paulo; Osório, Nádia; Alarico, Susana; Oliveira, Vânia; Albano, Helena; Graveto, João
- Fatores determinantes na gestão de material clínico de bolso por EnfermeirosPublication . Costa, Paulo; Santos, Cristina; Fernandes, Elisabete; Osório, Nádia; Alarico, Susana; Oliveira, Vânia; Albano, Helena; Graveto, João
- Fatores determinantes na gestão do procedimento higienização das mãos por EnfermeirosPublication . Santos, Cristina; Costa, Paulo; Fernandes, Elisabete; Osório, Nádia; Alarico, Susana; Oliveira, Vânia; Albano, Helena; Graveto, João
- Hand hygiene management among nurses: collective health challengesPublication . Graveto, João; Santos, Cristina; Costa, Paulo Santos; Fernandes, Elisabete; Alarico, Susana; Osório, Nádia; Albano, Helena; Oliveira, VâniaObjective: To describe the determining factors in hand hygiene management among nurses and identify associated collective health challenges. Method: Cross-sectional descriptive study. Data were collected using a questionnaire that was applied in four internal medicine units of a hospital of reference in Portugal. Results: The sample was composed of 50 nurses aged 26 to 55 years (mean age of 34.88 years); 80% were women, 58% had a Bachelor’s degree, and had 5-30 years of nursing practice (X̄ =11.94;±5.92). The vast majority of nurses (90%) reported complying with the existing recommendations on hand hygiene in pre-established moments. However, none of the nurses were able to identify all the moments for hand hygiene using water and soap or alcohol-based handrub. Conclusion: This study shows that continuous training, adequate materials/structures in the units, and redesigned administration/supervision practices are determining factors to achieve higher levels of adherence to hand hygiene among nurses, as well as increased quality and safety in care delivery, which is a current collective health challenge. Descriptors: Health Services Administration; Hand Hygiene; Nurses; Infection Control; Public Health Nursing
- Musically. Emotional education program with musical theaterPublication . Fernandes, Elisabete; Orvalho, Luísa; Caçote, NunoA literatura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bemestar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na conceção, implementação e avaliação do programa MusicalMente – Educação emocional com teatro musical. Este é um programa em que, através de atividades artístico-culturais ludopedagógicas, integradas em projetos inter e transdisciplinares de teatro musical, se pretende promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa, no Conservatório d’ Artes de Loures (CAL), realizado no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Católica– Porto, permitiram verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente se apresenta como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical.
- Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musicalPublication . Fernandes, Elisabete; Orvalho, Luísa; Caçote, NunoA literatura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bem- estar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na conceção, implementação e avaliação do programa MusicalMente – Educação emocional com teatro musical. Este é um programa em que, através de atividades artístico-culturais ludopedagógicas, integradas em projetos inter e transdisciplinares de teatro musical, se pretende promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa, no Conservatório d’ Artes de Loures (CAL), realizado no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Católica– Porto, permitiram verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente se apresenta como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical.