Browsing by Author "Fernandes, Aida"
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- O assédio moral em estudantes de enfermagem em ensino clínico: estudo qualitativoPublication . Fernandes, Aida; Sá, Luís; Carvalho, Emília
- Conclusões e encerramento do fórum Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiatriaPublication . Fernandes, Aida
- Determinantes psicossociais no percurso académico: estudo com estudantes de enfermagemPublication . Araújo, Beatriz; Vieira, Margarida; Fernandes, Aida; Sá, Luís
- Fatores Determinantes de Saúde Mental: Revisão BibliográficaPublication . Pedreira, Carla; Moreira, Catarina; Fernandes, Aida; Silva, Rosa; Sá, Luís
- O pensamento crítico na Universidade Católica do Porto: um projeto em construçãoPublication . Costa, Maria Helena da Silva Gil da; Andrade, Ana; Fernandes, Aida; Soares, Conceição; Pereira, Henrique Manuel; Amado, João; Couto, José António; Castro, Maria Guilhermina; Silva, Margarida; Teixeira, VítorEm 2011, emergiu, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, um plano pedagógico pioneiro e inovador. Tem como meta primordial a promoção de uma reflexão contínua, ampla, aprofundada e transversal, por forma a instituir como marca da comunidade académica o compromisso com o Pensamento Crítico. Este plano tem como alicerces maiores o entendimento do Ser Humano como entidade complexa e pluridimensional e o da Educação como um processo continuado de formação integral e integrada. Neste sentido as coordenadas são: dignidade da pessoa e desenvolvimento humano; liberdade de pensamento, sentimento e expressão crítico-criativa; cultura da cidadania e de participação; solidariedade e respeito pela alteridade; trabalho colaborativo de intercâmbio de saberes e culturas; transformação do conhecimento em consciência e compromisso social. Esta comunicação tem por objetivo apresentar o processo de implementação do referido projeto que, com base num modelo multi e interdisciplinar, se desenvolve em dois grandes eixos: 1. Ensino – por um lado, formação de docentes e colaboradores da Católica Porto; por outro, seminários para todos os alunos de licenciatura das suas unidades académicas, no intuito de: (i) munir os aprendentes de instrumentos que lhes permitam refletir de um modo mais estruturado, abrangente, profundo e crítico; (ii) melhorar a aprendizagem reflexiva e pessoal, num ambiente de aprendizagem em que todos assumam um papel ativo; (iii) estimular a consciência da necessidade de cidadãos atuantes numa sociedade em mudança em busca de alternativas. 2. Investigação – com uma vertente inter e transdisciplinar, traduz-se num trabalho de equipa capaz de contribuir para a criação de um espaço de reflexão permanente e para a diversidade de perspetivas e formas de ser e estar no mundo.