Browsing by Author "Duarte, Paulo Alexandre"
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- A influência das causas sociais na intenção de compra dos consumidoresPublication . Silva, Susana Costa e; Duarte, Paulo Alexandre; Machado, J. C.O marketing de causas sociais tem sido cada vez mais usado como forma das empresas se associarem a causas, com benefício mútuo para si, para os seus clientes que passam também a doadores, e para as causas. A operacionalização das ferramentas propostas pelo marketing de causas sociais nem sempre é fácil mas os benefícios podem compensar e para além de se estenderem aos destinatários identificados, podem proporcionar ganhos a longo prazo. O objetivo deste trabalho é determinar como é que a escolha de um tipo específico de causa pode potenciar a intenção de compra do consumidor. Nesse sentido, combinaramse as diferentes características das causas sociais para depois analisar como é que a intenção de compra do consumidor está relacionada com a sua identificação com a causa social e com a sua atitude relativamente a esta. Os resultados da investigação indicam que, de facto, a intenção de compra de produtos associados ao marketing de causas sociais apresenta uma correlação positiva com o nível de identificação do consumidor e sua atitude em relação à causa social. Foram ainda analisadas características demográficas específicas para perceber quais os segmentos que apresentam maiores níveis de identificação e de intenção de compra. Estes resultados apresentam-se como um contributo muito importante para as empresas que, numa economia marcada pela proliferação de organizações de terceiro setor apoiando causas de natureza variada, pretendem fazer uso da associação a causas para acrescentar valor à sua proposta no mercado de que fazem parte
- Motives to engage with sports brands on Facebook and Instagram – the case of a Portuguese football clubPublication . Machado, Joana César; Martins, Carla Carvalho; Ferreira, Frederico Correia; Silva, Susana Costa e; Duarte, Paulo AlexandrePurpose Social network sites are key marketing tools that allow brands to connect and engage with consumers. However, there is still a lack of evidence of their value for football brands. This research aims to understand the motivations for fans to engage with their favourite football brands on Facebook and Instagram. Design/methodology/approach An online survey was performed, resulting in 214 valid responses. As the social media strategy followed by the football brand analysed was built around games, the authors divided fans into two groups based on the main method in which the club's games are watched: in stadium versus mediated. Multiple linear regression analysis was used to explore the relationship between motivations and fans' engagement, through content consumption and contribution, on Facebook and Instagram. Analysis was performed first with the whole sample and then by group (stadium attendance vs mediated attendance fans). Findings The findings show that social influence, entertainment, searching for information and rewards are the most relevant motivations for consumers to engage with brand-related content on Facebook. Entertainment, rewards and social influence are the main motivations influencing consumer interactions on Instagram. Group moderation was only confirmed in the impact of social influence on Facebook page content consumption. Originality/value The results provide valuable insights into the social media marketing activities of sports brands, which will assist brand managers to develop strategies for effectively stimulating engagement with the different groups of fans.