Browsing by Author "Duarte, Hugo Miguel Santos"
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- Clinical Decision-Making in Nursing Scale (CDMNS-PT©) in nursing students: translation and validationPublication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesObjectives: to validate, for the Portuguese population, the Clinical Decision-Making Nursing Scale© (CDMNS©). Methods: this methodological study involved 496 nursing students who filled in a questionnaire created using sociodemographic and academic data, and the scale to evaluate the making of decisions in nursing. Results: the confirmatory factorial analysis showed that the adjustment of the factorial structure has good quality, being made up by three factors (X2/gl = 2.056; GFI = 0.927; CFI = 0.917; RMSEA = 0.046; RMR = 0.039; SRMR = 0.050). For the scale to be reliable, it had to include only the reliability of the scale required it to be constituted by 23 items, with correlation values that varied from 0.184 and 0.610, and a global Cronbach's Alpha of 0.851, which showed its good reliability. Conclusions: the CDMNS-PT© is valid and reliable, showing a high potential to be used in clinical practice and investigation.
- Efetividade da simulação de alta-fidelidade na tomada de decisão dos estudantes de enfermagemPublication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesIntrodução: Atualmente, uma das metodologias em expansão no ensino de Enfermagem é a metodologia de ensino inovadora, sendo uma das suas ferramentas de aprendizagem a simulação de alta-fidelidade. Este tipo de simulação clínica permite consolidar e integrar conhecimentos teóricos com a prática clínica, e desenvolver competências técnicas e não técnicas nos estudantes de Enfermagem, tais como a tomada de decisão. Metodologia: Este trabalho de investigação teve início na forma de uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo principal foi evidenciar a importância da execução de um estudo empírico, dada a escassez de resultados no âmbito da tomada de decisão dos estudantes de Enfermagem portugueses. Num segundo trabalho, através de um estudo metodológico, cujo objetivo principal foi validar culturalmente os instrumentos de medida Clinical Decision Making in Nursing Scale© e Lasater’s Clinical Judgement Rubric© , pretendeu-se desenvolve ferramentas de avaliação válidas em português europeu que permitissem avaliar a tomada de decisão no ensino de Enfermagem em Portugal. Já no estudo experimental, do tipo pré-teste e pós-teste com amostras randomizadas, pretendeu-se determinar a efetividade da prática de simulação de alta-fidelidade e da simulação de média-fidelidade no processo de tomada de decisão dos estudantes de Enfermagem, após o desenvolvimento de formação sobre suporte básico de vida e após a realização de ensino clínico; e avaliar o nível de conhecimento sobre suporte básico de vida e de tomada de decisão dos estudantes de Enfermagem, antes e após o cenário de simulação clínica e após a realização de ensino clínico. Este estudo teve na sua génese o desenvolvimento de uma intervenção, nomeadamente a prática de suporte básico de vida no adulto. Para a execução desta investigação foi selecionada a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, por apresentar um Centro de Simulação de Práticas Clínicas. Os grupos de investigação foram divididos de forma randomizada e homogénea, sendo o grupo experimental o que praticou simulação de alta-fidelidade e grupo de controlo o que praticou simulação de média-fidelidade. Resultados: No estudo de validação da Clinical Decision Making in Nursing Scale© a análise fatorial confirmatória evidenciou uma boa qualidade de ajustamento da estrutura fatorial, composta por três fatores (X2 /gl = 2,056; GFI = 0,927; CFI = 0,917; RMSEA = 0,046; RMR = 0,039; SRMR = 0,050). A determinação da fidelidade da escala exigiu que ela ficasse constituída por 23 itens, com valores de correlação a variar entre 0,184 e 0,610 e um valor global de alfa de Cronbach de 0,851, demonstrando uma boa fiabilidade. No que concerne à validação da Lasater’s Clinical Judgement Rubric© , das 64 observações obtidas das práticas dos estudantes de Enfermagem, destacou-se o valor de correlações intraclasses nas 4 fases do instrumento – Observar, Interpretar, Responder, Refletir – superior a 0,792. Constatou-se um alfa de Cronbach global de 0,921 e 0,876, nos observadores 1 e 2 respetivamente, com um nível de concordância estatisticamente significativo, apresentado pelo valor de kappa superior a 0,803. No estudo experimental participaram 51 estudantes de Enfermagem, com uma média de idades de 20,25±3,804 anos, dos quais 92,2% eram do sexo feminino. Os grupos de investigação demonstraram homogeneidade nas variáveis idade, conhecimentos, tomada de decisão e horas de ensino clínico. Dentro do grupo que praticou simulação de alta-fidelidade constatou-se a manutenção do nível de tomada de decisão dos estudantes de Enfermagem, enquanto no grupo da simulação de média-fidelidade existiu um decréscimo na pontuação ao longo dos três momentos de avaliação. Surgiram diferenças estatisticamente significativas perante a Definição do Problema e Desenvolvimento dos Objetivos, fator 1 da tomada de decisão, no grupo experimental (p < 0,05), e na Procura e Processamento de Dados, fator 2 da mesma variável, no grupo de controlo (p < 0,01), com tamanho do efeito elevado. Verificou-se uma média aritmética de 74,3 pontos na satisfação do grupo experimental e 72 pontos no grupo de controlo (74,27±4,635 e 72,00±7,572 respetivamente). Globalmente a prática dos estudantes de Enfermagem sobre suporte básico de vida encontra-se num nível bom, com médias entre os 41 e 42 pontos, respetivamente na simulação de alta-fidelidade (41,29±3,245) e na simulação de média-fidelidade (41,64±2,341). Em termos longitudinais, observou-se que o nível de conhecimentos apresenta diferenças com significado estatístico (p < 0,01) em ambos os grupos de investigação, entre os três momentos de avaliação, sendo mais expressivas no grupo da simulação de alta-fidelidade (p < 0,001). Conclusões: A Versão Portuguesa da Clinical Decision Making in Nursing Scale© e da Lasater’s Clinical Judgement Rubric© são instrumentos válidos e fiáveis, demonstrando um elevado potencial para a sua utilização na investigação e formação do processo de tomada de decisão e do julgamento clínico nos estudantes de Enfermagem em Portugal. Com este trabalho de investigação foi possível validar, por peritos na área da simulação clínica e peritos na área do paciente crítico, um programa de formação no âmbito do suporte básico de vida em meio intra-hospitalar, com recurso à simulação de médiafidelidade e à simulação de alta-fidelidade. O estudo experimental evidenciou que os estudantes de Enfermagem sustentam um bom nível de conhecimentos no contexto de suporte básico de vida, embora seja necessário desenvolver estratégicas com vista à manutenção desse mesmo nível de conhecimentos ao longo do tempo. A tomada de decisão pelos estudantes de Enfermagem evidenciou um nível bom, no entanto será necessário, em estudos futuros, criar ou validar um instrumento de medida no âmbito da tomada de decisão por heteroavaliação. Fundamentou-se com esta investigação um caminho possível para desenvolver o processo de tomada de decisão em estudantes de Enfermagem, com recurso à simulação de alta-fidelidade preparada estruturalmente e suportada por prebriefing e debriefing, após a realização de formação teórica sobre suporte básico de vida, complementada com a realização de prática em ensino clínico. Esta possibilidade é uma alternativa à prática apenas de ensino clínico, com tradução de um bom nível de satisfação, um bom nível de perceção de aprendizagem e um bom nível de prática de suporte básico de vida pelos estudantes de Enfermagem.
- Incidence of symptoms of musculoskeletal disorders among health professionals in a Portuguese emergency service: a correlational studyPublication . Castanheira, Joana Antunes; Duarte, Hugo Miguel Santos; Pereira, Ana Sofia Ferreira; Pragosa, Ângela Marina da Costa; Santos, Edna Tatiana Prazeres; Ventura, Maria Clara Amado ApóstoloBackground: Health professionals working in an emergency setting are vulnerable to the development of musculoskeletal disorders. These conditions reduce productivity and increase costs for healthcare institutions. Objective: To determine the incidence of symptoms of musculoskeletal disorders among health professionals in a Portuguese emergency service. Methodology: A quantitative, descriptive, and correlational study was conducted with a sample of 109 participants, through the self-administration of the Nordic Musculoskeletal Questionnaire. The instrument collected data on the sample’s personal, educational, and professional description, perceptions of general health status, and symptoms of musculoskeletal disorders. Results: The results showed that 84.40% of health professionals reported having symptoms of muscu-loskeletal disorders, with the lower back being the most commonly identified body region, and nurses being the professional group with the highest percentage (41.18%). Conclusion: The high incidence of health professionals with symptoms of musculoskeletal disorders indicates a need for interventions by nurse specialists in rehabilitation nursing.
- Nursing students’ knowledge about basic life supportPublication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria Dos Anjos Coelho RodriguesBackground: Knowledge about basic life support (BLS) in nursing students involves both technical skills (compressions and ventilations) and non-technical skills (clinical judgment and decision-making). Objectives: To assess nursing students’ sociodemographic and academic characteristics; to assess nursing students’ theoretical knowledge about BLS and analyze the association between nursing students’ sociodemographic and academic characteristics and their theoretical knowledge about BLS. Methodology: Observational, descriptive, and correlational study with a sample of 496 nursing students selected using a nonprobability convenience sampling technique in two schools in the central region of Portugal. Results: Students demonstrated a good level of knowledge about BLS, with an average of 30.93 ± 2.29 on a scale from 0 to 37 points. They had a very good level of knowledge about safety conditions, the technical components of airway assessment, chest compressions, and ventilations. The level of knowledge is associated with age, year of undergraduate studies, and practical experience in BLS. Conclusion: Students have a good level of knowledge about BLS.
- Transcultural translation and validation of Lasater Clinical Judgment Rubric©Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Lasater, Kathie; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesOBJECTIVES: to translate and cross-culturally validate the Lasater Clinical Judgment Rubric© (LCJR©) instrument for nursing students. METHODS: the application of LCJR-PT© was preceded by a linguistic translation into Portuguese, based on the translation-back-translation method. This psychometric study involved 32 nursing students from a program in Portugal. Data were collected through observations of two independent observers during the performance of the practices developed by the students, through the scenarios validated by experts of high and of medium-fidelity simulation. RESULTS: of the 64 observations obtained from the practices of nursing students, the value of intra-class correlations in the 4 aspects of the instrument exceeded 0.792. There was a global Cronbach's alpha of LCJR-PT© of 0.921 and 0.876 in Observers 1 and 2 respectively, with a statistically significant level of agreement. CONCLUSIONS: the LCJR-PT© is a valid and reliable instrument, demonstrating a high potential for its use in clinical education and nursing research.
