Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
219.61 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
OBJECTIVES: to translate and cross-culturally validate the Lasater Clinical Judgment Rubric© (LCJR©) instrument for nursing students. METHODS: the application of LCJR-PT© was preceded by a linguistic translation into Portuguese, based on the translation-back-translation method. This psychometric study involved 32 nursing students from a program in Portugal. Data were collected through observations of two independent observers during the performance of the practices developed by the students, through the scenarios validated by experts of high and of medium-fidelity simulation. RESULTS: of the 64 observations obtained from the practices of nursing students, the value of intra-class correlations in the 4 aspects of the instrument exceeded 0.792. There was a global Cronbach's alpha of LCJR-PT© of 0.921 and 0.876 in Observers 1 and 2 respectively, with a statistically significant level of agreement. CONCLUSIONS: the LCJR-PT© is a valid and reliable instrument, demonstrating a high potential for its use in clinical education and nursing research.
Objetivos: traduzir e validar transculturalmente o instrumento Lasater Clinical Judgment RubricĀ© (LCJRĀ©) para estudantes de Enfermagem. MĆ©todos: a aplicação do LCJR-PTĀ© foi precedida por tradução linguĆstica ao portuguĆŖs, baseando-se no mĆ©todo de traduçãoretradução. Este estudo psicomĆ©trico envolveu 32 estudantes de Enfermagem de um programa em Portugal. Os dados foram recolhidos mediante observaƧƵes de dois observadores independentes durante o desempenho das prĆ”ticas desenvolvidas pelos estudantes por meio dos cenĆ”rios validados por peritos em simulação de alta e mĆ©dia fidelidade. Resultados: das 64 observaƧƵes das prĆ”ticas de estudantes de Enfermagem, o valor das correlaƧƵes por intraclasse nos quatro aspectos do instrumento ultrapassou os 0,792. Identificou-se um alfa de Cronbach global na LCJR-PTĀ© de 0,921 e 0,876 nos observadores 1 e 2, respectivamente, com um nĆvel de concordĆ¢ncia estatisticamente significante. ConclusƵes: a LCJR-PTĀ© Ć© um instrumento vĆ”lido e confiĆ”vel, demonstrando um alto potencial para seu uso na educação clĆnica e pesquisa em enfermagem.
Objetivos: traduzir e validar transculturalmente o instrumento Lasater Clinical Judgment RubricĀ© (LCJRĀ©) para estudantes de Enfermagem. MĆ©todos: a aplicação do LCJR-PTĀ© foi precedida por tradução linguĆstica ao portuguĆŖs, baseando-se no mĆ©todo de traduçãoretradução. Este estudo psicomĆ©trico envolveu 32 estudantes de Enfermagem de um programa em Portugal. Os dados foram recolhidos mediante observaƧƵes de dois observadores independentes durante o desempenho das prĆ”ticas desenvolvidas pelos estudantes por meio dos cenĆ”rios validados por peritos em simulação de alta e mĆ©dia fidelidade. Resultados: das 64 observaƧƵes das prĆ”ticas de estudantes de Enfermagem, o valor das correlaƧƵes por intraclasse nos quatro aspectos do instrumento ultrapassou os 0,792. Identificou-se um alfa de Cronbach global na LCJR-PTĀ© de 0,921 e 0,876 nos observadores 1 e 2, respectivamente, com um nĆvel de concordĆ¢ncia estatisticamente significante. ConclusƵes: a LCJR-PTĀ© Ć© um instrumento vĆ”lido e confiĆ”vel, demonstrando um alto potencial para seu uso na educação clĆnica e pesquisa em enfermagem.
Description
Keywords
Clinical judgment Education, nursing Psychometrics Students, nursing Validation study Julgamento clĆnico Educação em enfermagem Psicometria Estudantes de enfermagem Estudo de validação