Browsing by Author "Couto, Filipe José Alves do"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Participação de atores e desenvolvimento socioterritorial : estudo de caso : a construção do currículo do ensino primário em Timor-LestePublication . Couto, Filipe José Alves do; Baptista, Isabel Maria de CarvalhoEste trabalho corresponde a uma tese de doutoramento em ciências da educação, especialização em pedagogia social, sobre a participação dos atores nos processos de desenvolvimento socioterritorial, tendo por base um estudo de caso sobre a participação dos atores socioeducativos no processo de construção do currículo nacional do ensino primário em Timor-Leste. Assim, este trabalho procura compreender e interpretar como são mobilizados os atores, quais são as suas motivações e proveniências ao mesmo tempo que se procura identificar dinâmicas e modelos de participação, evidenciando os seus resultados e constrangimentos. Para efeitos de fundamentação do quadro teórico, foi feita uma revisão bibliográfica com recurso a autores de referência nos domínios da participação, do desenvolvimento, da pedagogia social e do desenvolvimento curricular. Do ponto de vista empírico seguiu-se uma metodologia de estudo de caso enquadrada pelo paradigma crítico e interpretativo, tendo por base o recurso à pesquisa documental e à inquirição de atores. Os dados recolhidos e analisados evidenciam que o processo de construção curricular se revela como um “lugar” antropológico de encontros, de acolhimento e de hospitalidade, cuja participação qualificada dos atores locais conduz a uma maior relevância e contextualização e, ao mesmo tempo, um “lugar” revestido de discussão, carecido de mediação e de consensos.
- Práticas sociopedagógicas na cooperação para o desenvolvimento : participação e capacitaçãoPublication . Couto, Filipe José Alves do; Baptista, IsabelAs atividades que privilegiam a capacitação e a participação dos atores locais em projetos de cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente em países do Sul, desempenham um papel decisivo na mudança social desejada. Sobretudo quando são equacionadas como práticas sociopedagógicas. Isto é, quando surgem enquadradas articuladamente pela educação e pela solidariedade social. Elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação/Pedagogia Social e tendo por base a análise reflexiva do nosso percurso profissional, designadamente em projetos de cooperação internacional, este trabalho procurou evidenciar uma visão comprometida com a ação centrada no próximo, enquanto sujeito de alteridade reconhecido como ator principal do seu próprio desenvolvimento e da sua comunidade.