Browsing by Author "Claro, Rute Alexandra Lopes"
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- A influência da intranet na comunicação interna das organizações : estudo de caso : Metropolitano de LisboaPublication . Claro, Rute Alexandra Lopes; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartO objetivo desta dissertação é, numa primeira fase e através da análise aos conteúdos existentes na Intranet "Portal Metro" do Metropolitano de Lisboa, perceber se esses mesmos conteúdos satisfazem as necessidades dos colaboradores da organização, na sua utilização diária. Numa segunda fase, visa-se perceber quais as preferências e usabilidade que os colaboradores dão aos conteúdos disponíveis na Intranet "Portal Metro", dividindo esses conteúdos por quatro áreas de conteúdos temáticos. Também se pretende analisar a relação entre esses conteúdos temáticos e a área funcional dos colaboradores, por forma a ser possível agregar os conteúdos e direcioná- los para as áreas funcionais que os utilizam mais, e, assim, melhorar a Comunicação Interna do Metropolitano de Lisboa. No âmbito deste estudo, é necessário compreender o impacto da Comunicação Interna nos colaboradores, na cultura organizacional, na organização em si e na motivação e satisfação dos colaboradores. Torna-se também importante perceber os contributos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas organizações e, em específico, na Comunicação Interna que as organizações desenvolvem, através da utilização de uma ferramenta essencial: a Intranet. O estudo de caso realizado no Metropolitano de Lisboa permitiu analisar de que a forma a existência de uma Intranet direcionada para a participação dos colaboradores induz uma Comunicação Interna que permite o desenvolvimento profissional dos colaboradores, motivando-os e satisfazendo-os no seu local de trabalho, mas também fazendo-os sentir- se parte da organização para a qual trabalham. Constatou-se, pelos resultados do estudo, a aferição das três hipóteses em investigação. Ou seja, os conteúdos disponibilizados na Intranet "Portal Metro" vão ao encontro das necessidades de informação dos seus colaboradores.
- O papel da comunicação interna como reforço do bem-estar nas organizações : o caso de estudo : metropolitano de LisboaPublication . Claro, Rute Alexandra Lopes; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartNum mundo cada vez mais global, digital e competitivo, as organizações precisam de se adaptar para subsistir. O foco deixou de ser apenas a maximização de lucros, passando agora pela otimização de processos e valorização das suas vantagens competitivas. Já os colaboradores estão cada vez mais informados, com expectativas mais elevadas sobre o seu futuro e sobre as organizações para as quais trabalham. A aplicação de práticas internas estratégicas com vista ao bem-estar dos colaboradores permite impactar positivamente a confiança, compromisso e identificação com a organização, aumentando a sua motivação e, por consequência, a sua produtividade. É neste contexto que se destaca a comunicação interna, que, quando aplicada de forma estratégica, permite a construção e o desenvolvimento de relacionamentos, promovendo um ambiente de crescimento e partilha, e cultivando nos colaboradores um sentimento de pertença e significado, o que se reflete diretamente no bem-estar organizacional. Nesta perspetiva, as dinâmicas comunicacionais e de bem-estar têm tido crescente importância nas organizações, mas também na academia. Considerando a importância de perceber tais dinâmicas, o objetivo desta investigação passou por perceber qual a influência da comunicação interna no reforço do bem-estar dos colaboradores de uma organização. Por se tratar do estudo de uma organização em particular, esta investigação tomou a forma de um caso de estudo. Esta investigação focou-se no contexto organizacional do Metropolitano de Lisboa, contando com a recolha de dados por intermédio de uma entrevista exploratória e da aplicação de um inquérito por questionário contruído tendo por base os modelos teóricos de Verčič et al. (2009) e Dessen e Paz (2010b). Este estudo permitiu auferir que a comunicação interna tem um impacto positivo no reforço do bem-estar, verificando-se que os colaboradores percecionam valores importantes de uma gestão humanizada e que valorizam a comunicação interna como área estratégica de reforço do bem-estar organizacional.