Browsing by Author "Caires, Carlos Sena"
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- Configuring the art object in the age of digital computing: meaning, intentionality and virtualizationPublication . Monteiro, Luís Costa; Caires, Carlos SenaThis paper highlights the art object nature as a theoretical anchor regarding contemporary virtual art, as well as traditional art practices, like painting. The analysis takes as a starting point the new immaterial status of the artistic object in the computer age. Despite the widespread prevalence in the analysis, our goal is to detach some key features as: meaning, intentionality and virtualization. These subjects prove to be related to each other and most of all, the link between intentionality and virtualization, brings forward the inconclusive nature of the art object and the decisive role of the spectator in the outcome of the creative process. Therefore, we acknowledge that the virtual fosters creativity, although remarking the lack of substance in some expressions of new media art. So, a final statement reassesses the importance of traditional practices, but now with the awareness of new media cultural logic, and its contribution to creation.
- Da narrativa fílmica interactiva. Carrossel e Transparências: dois projectos experimentaisPublication . Caires, Carlos SenaQue condições são necessárias para a narrativa fílmica interactiva? Como induzir interactividade numa narrativa que se diz linear, sequencial e com uma duração predefinida? Que novos dispositivos estão à disposição dos artistas e/ou realizadores para a implementação de tais mudanças? O propósito deste artigo não se esgota na resposta a estas perguntas, mas também na descrição de dois projectos experimentais desenvolvidos com base na investigação realizada.
- EditorialPublication . Castro, Maria Guilhermina; Palinhos, Jorge; Ribas, Daniel; Caires, Carlos Sena
- Editorial: on cinemaPublication . Ribas, Daniel; Crespo, Nuno; Caires, Carlos Sena
- O hiper no modernismo e na ficçãoPublication . Caires, Carlos SenaO conceito de hiper-modernidade, cunhado por Gilles Lipovetsky em meados da década de 1970, parece indicar uma ruptura com o modernismo e a noção de pósmodernidade. Veremos neste breve exercício crítico se tais pressupostos se justificam e tentaremos verificar quão distante (ou próximo) o hiper-modernismo está das sociedades ditas pós-modernas. O próprio Jean-François Lyotard já previa o fim dos grandes esquemas explicativos do mundo e com ele o término da linearidade histórica rumo ao progresso. Assim sendo, fará sentido pensarmos nas grandes narrativas de ontem à luz de uma sociedade em constantes mutações? Que pensar desses novos formatos de comunicação que são as meta e hiper-narrativas? Num mundo globalizado e digitalizado não será de prever uma mutação na forma como cada um entende o texto, a literatura e a ficção; Como cada um entende a ciber-literatura (Jean-Clément) ? E essa ciber literatura não será ela própria uma forma de produção da hiper-ficção ou não serão os romances generativos, promovidos por Jean-Pierre Balpe, um dispositivo narrativo próprio do nosso tempo? As lan-party, os videojogos em rede para multi-jogador, as vivências excêntricas do artista francês Matthieu Laurette, são alguns dos exemplos que veremos nesta curta viagem ao mundo da ficção e do modernismo elevados à potência do hiper.
- Micronarrativas, Cinema e Interatividade: Faustine e O Jardim do Tempo, dois estudos de casoPublication . Caires, Carlos Sena; Cardoso, Jorge C. S.
- A Narrativa Fílmica Interativa: Estratégias para a Participação do PúblicoPublication . Caires, Carlos Sena
- O projecto experimental “Carrossel”: para uma aproximação ao cinema interactivoPublication . Caires, Carlos SenaEste artigo descreve os processos de implementação e realização do projecto experimental “Carrossel”. Este projecto tem como objectivo estudar novos processos de interacção com a imagem em movimento, nomeadamente a imagem vídeo. Em primeiro lugar expomos as questões teóricas que motivaram a realização deste projecto, novas perspectivas e estruturas narrativas e o contexto histórico no qual se insere. Posteriormente, é descrito o processo de instalação e funcionamento do mesmo. “Carrossel” procura uma nova aproximação ao que poderíamos intitular de “cinema interactivo”.
- A Review of the Colloquium «Narrative, Media and Cognition» - a Cartography of the Borders of NarrativePublication . Castro, Maria Guilhermina; Caires, Carlos Sena; Ribas, Daniel; Palinhos, JorgeWe present an overview and discussion of the Colloquium «Narrative, Media and Cognition», which took place at Porto's Centre of Catholic University of Portugal in July of 2015, under the organization of the Research Centre for Science and Technology of the Arts (CITAR). Several scholars of different areas presented research about the uses and advances in narrative study and practice in a broad range of areas, giving some important insights about the latest developments in Narrative Studies, Ontology of Narrative and the uses of Narrative in Art, Cinema, Performance, Journalism, Marketing and Literature, among other fields. After briefly describing the main points of each presentation in the Colloquium we try to draw some conclusions and possibilities raised by the Colloquium and take a glimpse of future paths that the use of Narrative can end up taking.
- The Garden of Time a tangible interactive video installationPublication . Cardoso, Jorge C. S.; Caires, Carlos Sena