Browsing by Author "Cadeco, Guilhermina"
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- Avaliação de risco de duas obras de arte pública : os casos de estudo das esculturas Eu Espero (Fernanda Fragateiro) e Afonso de Albuquerque (Diogo de Macedo)Publication . Cadeco, Guilhermina; Vieira, EduardaComummente considera-se a arte pública como sendo um bem cultural disponível para ser fruído pelo público sem restrição de localização. A exposição no exterior pressupõe uma série de riscos completamente distintos dos que se colocariam dentro de um museu ou de uma galeria de arte. Este artigo, pretende dar a conhecer os resultados preliminares de uma avaliação de risco de dois casos de estudo integrados numa investigação de mestrado. 1 Para a elaboração deste estudo seleccionaram-se duas obras muito diferentes de forma a obter uma visão abrangente dos riscos a que ambas estão sujeitas em contextos ambientais distintos, sendo uma delas um banco de jardim em aço inoxidável da artista Fernanda Fragateiro, pertencente à coleção do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, e outra, uma escultura em pedra de Ançã com uma base em granito, da autoria de Diogo Macedo, representando Afonso de Albuquerque, do acervo público da Câmara Municipal do Porto. Visa-se compreender e assinalar os riscos, mas também confirmar ou não as suspeitas em relação aos que que parecem ser mais frequentes ou prejudiciais.
- A coleção científica do Museu do ISEP: as pilhas de Grenet e LeclanchéPublication . Cadeco, Guilhermina; Costa, Patrícia; Campos, Bruno B.; Algarra, Manuel; Yuso, M.ª Valle Martínez de; Moreira, Patrícia R.; Silva, Paulo; Vieira, EduardaO Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), criado em 1999, guarda a memória do ensino industrial da segunda metade do século XIX. Um ensino muito direcionado para a prática do conhecimento que recorria a modelos e instrumentos como metodologia. O acervo museológico é constituído por três grandes coleções: objetos, estampas/desenhos e fotografias, num total de 10 mil peças, aproximadamente. A complexidade desta coleção devido à sua variedade tipológica, gera desafios vários de gestão e conservação. De momento, a principal preocupação centra-se nos objetos porque, para além de serem o maior núcleo da coleção, representam a parcela que ainda não sofreu intervenção especializada, como aconteceu com o Arquivo Histórico. A exemplo disto, as pilhas de Grenet e de Leclanché são dois casos de estudo que demonstram a necessidade proeminente de serem intervencionadas. Este artigo apresenta uma contextualização histórica das pilhas, a sua composição e o estado de conservação dos seus materiais constituintes. Os resultados obtidos servirão para determinar as futuras abordagens de conservação e restauro.
- Da escavação ao laboratório/museu: conservação preventiva e arqueologia um diálogo necessário?Publication . Cadeco, Guilhermina; Vieira, Eduarda; Torres, Vítor HugoEste trabalho aborda a conservação dos achados arqueológicos em contexto de escavação em Portugal, desde a exumação, recolha, acondicionamento imediato, passando pelo transporte, armazenamento dos mesmos e posterior encaminhamento para estudo. Para esta análise importava perceber os procedimentos e as metodologias mais usadas pelos arqueólogos nas fases acima descritas, no sentido de traçar o panorama das práticas profissionais e de identificar as problemáticas mais prementes, tanto no que concerne às necessidades de conservação dos artefactos como às carências sentidas por esse grupo profissional. Incluem-se também neste estudo as questões relacionadas com a prática efectiva da interdisciplinaridade entre a Arqueologia e a Conservação.
- Green chitosan: thiourea dioxide cleaning gel for manganese stains on granite and glass substratesPublication . Campos, Bruno; Marco, Alexandra; Cadeco, Guilhermina; Freire-Lista, David M.; Silvestre-Albero, Joaquin; Algarra, Manuel; Vieira, Eduarda; Pintado, Manuela; Moreira, PatríciaThe cleaning or removal of manganese stains on Cultural Heritage has not been much tested or successful so far. The aim of this article was to assess a new green cleaning gel for Mn-rich black-blue stains on different substrates. The black-blue stains were characterized at optical and chemical level through colour-related data, optical microscope, FTIR, XRF and XPS. Mn-stained granite found on historical churches at Vila Real (North of Portugal) and glass jars of Leclanché cells, belonging to the ISEP’s Museum (Portugal) collection, were the ideal case studies to test the efficiency of chitosan: thiourea dioxide (TD) cleaning gel. TD proved to be the best candidate to reduce insoluble manganese oxides, over Hydroxylamine Hydrochloride and Hydroxymethanesulfinic Acid. Cleaning assays performed on stained granite samples collected at a historical quarry and in situ application on stained granite churches allowed removal of the stains to a satisfactory level. Similar results were obtained on stained glass jars.
- O Paço de Concelho e a Torre Sineira da Igreja Matriz de Vila do Conde no Século XVI: Algumas QuestõesPublication . Afonso, José Ferrão; Cadeco, GuilherminaDois edifícios quinhentistas de Vila do Conde, o Paço do Concelho e a torre sineira da Igreja Matriz, exemplificam dois aspetos importantes da arquitetura do Renascimento italiano introduzida no Norte de Portugal por Francesco de Cremona, arquiteto do bispo de Viseu D. Miguel da Silva: uma austeridade monumental com raízes em Alberti e o gosto antiquário dos arquitetos romanos do início do século XVI.
- O paço de concelho e a torre sineira da Igreja Matriz de Vila do Conde no século XVI: algumas questõesPublication . Afonso, José Ferrão; Cadeco, GuilherminaDois edifícios quinhentistas de Vila do Conde, o Paço do Concelho e a torre sineira da Igreja Matriz, exemplificam dois aspetos importantes da arquitetura do Renascimento italiano introduzida no Norte de Portugal por Francesco de Cremona, arquiteto do bispo de Viseu D. Miguel da Silva: uma austeridade monumental com raízes em Alberti e o gosto antiquário dos arquitetos romanos do início do século XVI.
