Browsing by Author "Baltazar, Isabel"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Cidadania europeia na formação inicial de educadores de infância e professores do 1º CEBPublication . Brito, Rita; Baltazar, IsabelNo âmbito da formação inicial de educadores de infância e professores do 1o CEB, um grupo de 20 estudantes realizou atividades com crianças de 3-9 anos com o objetivo de implementar a cidadania europeia nas instituições educativas e com os grupos de crianças. Os estudantes partiram de material pedagógico já existente no Centro de Investigação Jaques Delors e reformularam-no a partir da leitura que fizeram do conceito de cidadania, adaptando-o às crianças. Este conceito foi adequado às crianças, através de atividades cativantes, sendo este um tema pouco abordado. As crianças mostraram uma grande adesão e sentiram-se motivadas para a participação nas atividades. Por outro lado, os estudantes também se tornaram mais sensíveis à temática da cidadania europeia, sentindo-se mais confiantes para a explorar com as crianças.
- Cidadania europeia na formação inicial de educadores de infância e professores do 1º CEBPublication . Brito, Rita; Baltazar, IsabelNo âmbito da formação inicial de educadores de infância e professores do 1o CEB, um grupo de 20 estudantes realizou atividades com crianças de 3-9 anos com o objetivo de implementar a cidadania europeia nas instituições educativas e com os grupos de crianças. Os estudantes partiram de material pedagógico já existente no Centro de Investigação Jaques Delors e reformularam-no a partir da leitura que fizeram do conceito de cidadania, adaptando-o às crianças. Este conceito foi adequado às crianças, através de atividades cativantes, sendo este um tema pouco abordado. As crianças mostraram uma grande adesão e sentiram-se motivadas para a participação nas atividades. Por outro lado, os estudantes também se tornaram mais sensíveis à temática da cidadania europeia, sentindo-se mais confiantes para a explorar com as crianças.
- Physical and mental wellbeing, teaching efficacy and school connectedness - a study with preschool teachers in PortugalPublication . Ferreira, Marco; Barqueira, Ana; Reis-Jorge, José; Pacheco, Patrícia; Brito, Rita; Baltazar, IsabelThis article aims to investigate correlations between physical and mental wellbeing, teaching efficacy and school connectedness and to explore the relationship between those dimensions and sociodemographic variables such as age, teaching experience, academic qualifications, education sector, and geographical regions. For this purpose, an online questionnaire was applied to 450 preschool teachers. To assess physical and mental wellbeing the PISA 2020 teacher questionnaire was used, and to evaluate teaching efficacy and school connectedness the Subjective Teacher Wellbeing Questionnaire was applied. Descriptive statistics were calculated for all variables. The reliability, internal consistency and suitability of the data for factor analysis. were assessed for each of the questionnaires. The ANOVA test and Kruskal–Wallis’s test were used to identify significant differences between the dimensions under analysis and sociodemographic variables. The results show that school connectedness is positively related to teaching efficacy and the same positive association occurs between physical and mental wellbeing. A negative association is observed between school connectedness and physical and mental wellbeing and teaching efficacy and physical wellbeing and mental wellbeing. The results also indicate that older preschool teachers and those with more years of experience had a significantly higher score in teaching efficacy than their younger and less experienced counterparts. The preschool teachers from the Porto and North Regions of Portugal had significantly higher scores in the mental wellbeing dimension when compared with their colleagues from other regions of the country.
- Proteger e acolher: breves considerações sobre as formas de protecção internacional na União Europeia - uma perspectiva interdisciplinarPublication . Pacheco, Fátima; Baltazar, IsabelAs situações de violação generalizada dos direitos humanos e de perseguição individual e severa consciencializou-nos para a necessidade de garantir às vítimas de tais situações a protecção internacional de que carecem. O essencial de tal protecção consiste na atribuição de um direito de acolhimento; no direito a não ser devolvido ao Estado de origem; e, ainda, na necessidade da disponibilização de garantias procedimentais e judiciais para a sua efectivação. Tal aspiração pode ser concretizada mediante a atribuição a tais indivíduos do Estatuto Internacional de Refugiados. O presente trabalho reflecte sobre o conteúdo daquele direito, salientando-lhe as insuficiências e apresentando as respostas que a União tem criado para realizar este desiderato.