Browsing by Author "Amorim, Jorge"
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- Executive functioning training in typically developing adolescents: data review from the last 10 yearsPublication . Amorim, Jorge; Saramago, Soraia; Rato, Joana R.; Castro-Caldas, Alexandre
- Looking for the brain inside the initial teacher training and outreach books in PortugalPublication . Rato, Joana R.; Amorim, Jorge; Castro-Caldas, AlexandreThe fascination with brain research is widespread, and school teachers are no exception. This growing interest, usually noticed by the increased supply of short-term training or books on how to turn the brain more efficient, leads us to think about their basic training and outreach resources available. Little is known about what the official Initial Teacher Training (ITT) offers concerning the brain literature and if it meets scientific standards. Also, what are the science communication materials that teachers can access to learn about the developing brain remain undiscussed. First, we examined the ITT courses taught in Portuguese Higher Education, both in public and private institutions, to identify the syllabus with updated neuroscientific knowledge. Second, we searched for the neuroscience-related books published in the last 6 years through the National Library of Portugal database. Thirty ITT courses and 35 outreach publications were reviewed through a rapid review methodology. Our results showed an absence of curricular units indicating in their programs that brain research, and its relationship with learning, would be taught in a representative and updated way. In contrast, the number of brain-related books for educators increased in Portugal, corroborating the demand for this field of study by these professionals. Based on the literature that shows how misunderstandings about the brain have increased in school contexts, our discussion recognizes that science outreach could be a way to increase the scientific literacy of school teachers with the research community working more in this direction, but, since a previous problem seems to be unsolved, there is an urgent need for specialized attention to the development of training curricula for future kindergarten and elementary school teachers.
- O mito do ensino por estilos de aprendizagem: qual a perceção de diferentes profissionais em contexto escolar?Publication . Amorim, Jorge; Rato, Joana R.A teoria dos estilos de aprendizagem preferenciais está disseminada no campo da educação, mas já são vários os estudos, especialmente vindos das neurociências cognitivas, que concluem a falta de dados que comprovem qualquer benefício em usá-las no ensino. Neste estudo, através de um questionário, fomos verificar qual a perceção sobre os estilos de aprendizagem de diferentes profissionais a exercer funções em contexto escolar. Participaram no total 136 profissionais, entre os 22 e 68 anos de idade (M=38,5 anos; DP=10,51), sendo 95% do sexo feminino. A média de experiência profissional é de 13.8 anos (SD = 9.15). Analisámos as respostas de três grupos de profissionais, Professores (n=42), Psicólogos (n=44) e Terapeutas da Fala (n=50) e não encontrámos diferenças nas suas respostas, na medida em que, em todos os grupos, a atribuição de facto científico sobre os benefícios do ensino por estilos de aprendizagem foi acima dos 80%. Os nossos resultados vão de encontro à literatura que indica que os estilos de aprendizagem preferenciais estão difundidos no contexto escolar, com a particularidade de acrescentar que não atinge apenas os professores. À luz desta indiferenciação verificada quanto à área de especialização, relança-se a discussão para o possível impacto deste enviesamento nas diferentes práticas em contexto escolar.
- Neuromitos na liderança escolar: pode uma ACD minimizar?Publication . Ramos, A.; Amorim, Jorge; Rato, Joana Rodrigues
- Neuromitos nos diretores de agrupamentos escolares e o efeito de formação de curta duraçãoPublication . Rato, Joana; Ramos, Alexandra; Amorim, Jorge; Rodrigues, Filipa; Caldas, Alexandre CastroAos diretores de agrupamentos escolares, enquanto líderes empenhados na procura de excelência das práticas escolares, compete aprovar os planos de formação dos docentes (DecretoLei n.º 137/2012 de 2 de julho), pelo que se torna de especial importância que estes profissionais estejam cientificamente atualizados por forma a tomar as melhores decisões. Em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE) foi realizado o seminário “Processos de aprendizagem abordados na interligação de três áreas de estudo: as Neurociências, a Psicologia e as Ciências da Educação” que contou com a participação de 91 diretores de agrupamentos escolares de norte a sul do país. Esta ação de formação de curta duração realizou-se num formato à distância e foi concebida para esclarecer o que a ciência transdisciplinar informa sobre o que já foi mensurado e o que é especulação. Foi aplicado um questionário, antes e depois da formação, constituído por 17 mitos e 17 factos com o objetivo de verificar como os itens seriam classificados. Recolhemos dados de 57 diretores antes da formação e de 34 após a formação e foram encontradas diferenças significativas no grupo que respondeu no final da formação tendo sido mais preciso na identificação dos neuromitos apresentados. Conclui-se que estas ações, mesmo de curta duração, podem desconstruir mitos que ainda circulam em contextos escolares.
- Unraveling dyslexia comorbidity rates: a systematic reviewPublication . Saramago, Soraia; Amorim, Jorge; Rato, Joana Rodrigues; Vale, Ana Paula