Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) by Author "Almeida, Antônia Rosa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A ação tranformadora dos contos de autoria feminina na sociedade contemporânea brasileira na perspetiva pedagógico-interventiva de Conceição EvaristoPublication . Almeida, Antônia Rosa; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Rodrigues, João Bartolomeu; Morgado, Elsa Maria GabrielO conto contemporâneo de autoria feminina surge na literatura brasileira como um instrumento literário capaz de alterar o status quo do ser humano enquanto individuo, contribuindo desta feita para o aperfeiçoamento humano. Surge e manifesta-se como causa e efeito de transformação social: em primeiro lugar, assume a reivindicação da própria escrita feminina que busca o seu lugar no panteão da literatura; num segundo momento, ao jeito de fermento, vai levedando a massa que teimosamente cria resistências à mudança e paulatinamente vai ampliando as possibilidades transformadoras de que a escrita feminina é capaz de operar na sociedade, tornando-a, porventura, mais consciente de si, da sua natureza essencialmente dialógica. A expressão e valorização do conto brasileiro é sintoma suficientemente claro da aparição de um diálogo que nasce no intertexto da literatu ra feminina e se manifesta no formato de um plano dinâmico capaz de colocar o homem todo e todo homem na rota de uma nova axiologia ancorada em valores mais altos que se alevantam na defesa acérrima de um povo bem instruído capaz de colocar o seu país no carril do desenvolvimento: a literatura feminina será para a contista não um fim que se esgota em mesmo, mas o meio privilegiado de lançar à terra a boa semente e esperar que a colheita se traduza no nascimento de uma sociedade mais justa, mais fraterna, ancorada em alicerces humanitários.
- Os caminhos da educação femininaPublication . Almeida, Antônia Rosa; Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Morgado, Elsa Maria GabrielDurante todo o período da humanidade a história se encarregou de mostrar o progresso de vida em sociedade e, analisando os fundamentos da educação pode-se compreender os avanços e os retrocessos nos segmentos que a sustenta. Deve-se lembrar da importância do significado da educação e a sua contribuição para que as pessoas alcançassem sucesso em suas vidas. Para as mulheres, a educação é um grande exemplo de construção para a cidadania. O empoderamento feminino e todo o seu universo se sobrepõe à história da educação, com infinita propriedade através da consolidação das lutas sociais e da resistência feminina ao que era imposto pela sociedade.A marcha das mulheres fez com que o papel da educação se multiplicasse diante das mais variadas realidades, seja no meio rural como no meio urbano, nos mais diferentes espaços. Sabe-se que a motivação pela busca do saber nas circunstâncias em que viviam as mulheres, no passado, foi determinante para ser o provocador do empoderamento feminino, em função de ser um direito de todos, na jornada de toda a força social, seja na família, na religião, política, na cultura e no trabalho. No que foi proposto pelo advento do papel na vida das mulheres, percebe-se que a força vinculada ao poder, querer aprender se tornaram mais acessíveis às mulheres e este desenvolvimento ao longo da vida marca as vicissitudes que a educação se manifestou na vida de cada indivíduo.
- Mulheres e escrita na literatura em língua portuguesaPublication . Almeida, Antônia Rosa; Rodrigues, João; Leonido, Levi; Morgado, ElsaEm que contexto as mulheres estão inseridas na literatura? Compreender a expressão de necessidade de instrução diante do valor da literatura, em fazer criar as relações oriundas da sociedade, sobre o papel de cada um e as novas influências da escrita na trajetória das mulheres na sociedade, em busca do seu do seu significado na ficção e as novas influências dentro do que determina a construção da cidadania, demonstra que é necessário uma reflexão maior na oralidade em tempo e espaço de várias vozes que constroem um novo espaço chamando o indivíduo para uma preocupação com o ser humano, no que se refere a coletividade. Diante dessa perspectiva, a escrita feminina faz um itinerário entre as ações e o discurso da sociedade no propósito de revitalizar a imensidão de fatores históricos que de acordo com o tempo faz uma ligação social aproximando as pessoas. No entanto, o feminismo na literatura se dá na diferença que apresenta ações com experiências próprias que permitem a interação no contexto social e representativo da história. A sapiência das mulheres vai além de ser dona de casa, dos afazeres domésticos, na educação dos filhos, nos cuidados com o marido. Através da literatura a mulher se coloca na sociedade com a produção de um trabalho para garantir a sua independência económica.