FCSE - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing FCSE - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Author "Amaral, Guida Maria Marques da Silva"
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- Processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro orientador do ensino clínicoPublication . Amaral, Guida Maria Marques da Silva; Figueiredo, Amélia SimõesA questão central da tese apresentada remete para a compreensão do processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro orientador de ensino clínico de estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem em contexto hospitalar e inscreve- se no âmbito da Educação em Enfermagem. De forma a enquadrar o fenómeno em estudo, construímos um quadro de referência para contextualizar a evolução do ensino de enfermagem dirigido para as competências, o ensino clínico enquanto componente prática do Curso de Licenciatura em Enfermagem e o acompanhamento realizado no mesmo. Demos ainda enfoque ao enfermeiro orientador, um dos elementos da tríade no processo de orientação de estudantes, e por fim delimitamos o conceito de competência e o processo de desenvolvimento de competências. Os objetivos específicos do estudo são: identificar “recortes” biográficos de natureza educacional e profissional que influenciam o desenvolvimento de competências; identificar os aspetos do contexto profissional que influenciam o desenvolvimento de competências; e descrever os recursos que são mobilizados no desenvolvimento de competências. A estratégia geral do estudo enquadra-se no paradigma qualitativo, considerando o fenómeno em estudo, num formato de estudo de caso em harmonia com a teoria fundamentada nos dados. O estudo decorreu em dois contextos de um Centro Hospitalar da Grande Lisboa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a enfermeiros com experiências diferentes na orientação de estudantes de enfermagem e em diferentes estádios de desenvolvimento sócio-profissional de Benner. A amostragem teórica foi conduzida pelos conceitos derivados da codificação dos dados e da evolução da teoria, até considerarmos ter atingido a saturação de dados. O tratamento e análise dos dados considerou o referencial de Strauss e Corbin. Os “recortes” biográficos de natureza educacional e profissional, que influenciaram o desenvolvimento de competências do enfermeiro orientador, foram evidenciados nas dimensões socialização primária e secundária. Na primeira emergiu o contexto familiar e escolar, e na segunda o contexto académico, profissional e social. Estas configurações influenciaram os recursos endógenos desenvolvidos pelo enfermeiro ao longo do seu trajeto de vida. Foi ainda visível a importância dos recursos exógenos, enquanto suporte, no desenvolvimento de competências. O modelo explicativo do processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro orientador integra a mobilização dos recursos endógenos e exógenos num contínuo temporal, identificando ao longo do processo momentos-chave, de rotura, e aspetos facilitadores e inibidores. Emergiram ainda algumas premissas que poderão contribuir para a construção de um perfil pedagógico do enfermeiro orientador.
