FCSE - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing FCSE - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Author "Alves, Ana Rita Câmara Pestana de Almeida"
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- Desenvolvimento de competências culturais no licenciado em enfermagem : estudo comparativo de análise qualitativa entre estudantes portugueses e brasileirosPublication . Alves, Ana Rita Câmara Pestana de Almeida; Vieira, Margarida Maria SilvaO modo como os estudantes de enfermagem desenvolvem competências culturais, depende da forma como o seu país, educação profissional e também a sua própria cultura valorizam as suas tradições, hábitos, valores, crenças de saúde/doença e a forma como assimila e transforma as ideias dominantes. Às escolas de enfermagem, pede-se que sejam capazes de formar profissionais que valorizem o respeito pelo outro em todas as suas dimensões. Estudar o desenvolvimento da sensibilidade, conhecimentos e habilidades culturais nos estudantes é reconhecer que depende também das suas expectativas e vivências em saúde relativamente a si e aos outros e aos encontros culturais que advêm da profissão de enfermagem. Mas, será que estudantes de países diferentes têm a mesma perspetiva de um cuidar transcultural? Será que as expectativas e vivências de encontros culturais são idênticas? Que influência tem a formação e os conceitos de enfermagem e cuidar transcultural veiculados pela escola, no desenvolvimento de competências culturais nos estudantes? Com o objetivo geral de compreender o processo de desenvolvimento de competência cultural dos estudantes de enfermagem, apresenta-se um estudo qualitativo cujo desenho foi evoluindo à medida que a análise exigia alguns esclarecimentos, envolvendo e comparando o desenvolvimento de estudantes de enfermagem portugueses e brasileiros. A recolha de informação numa perspetiva fenomenológica utilizou a entrevista para a colheita da dados, utilizando o mesmo guião com os estudantes portugueses e brasileiros. A amostra do estudo foi sendo constituída ao longo da investigação à medida que os dados foram emergindo, até se considerar que dava resposta ao objetivo proposto; trata-se assim de uma amostragem intencional de forma a garantir uma amostra diversificada que desse resposta a alguns critérios pré-definidos, com recurso à técnica da “bola de neve” em ambas as amostras, com o objetivo de conseguir informadores privilegiados em tempo útil. Foi feita análise da informação por comparação constante entre os dois grupos de estudantes, através dos conceitos de comparação das semelhanças e diferenças, descritos na Grounded Theory, fazendo assim a triangulação metodológica. Como principais conclusões, realçamos que os estudantes das duas culturas têm sobretudo semelhanças na sua formação. As maiores divergências prendem-se com as características das duas amostras na sua diversidade e multiculturalidade, Os estudantes portugueses falam da diferença como não sendo um problema, talvez porque ainda estejam numa fase de etnocentrismo em que não a relevam. E, os estudantes brasileiros, reconhecem a diferença como problemática, realçando os conflitos raciais e os preconceitos instalados, em que se verifica uma convivência principalmente dita de “multicultural”, mas que em alguns se percebe a perspetiva “intercultural”. Verificou-se uma grande convergência no discurso dos estudantes de ambas as amostras sobre a disciplina de enfermagem, o que permite inferir que a Escola tem uma grande influência na filosofia do “cuidar” que transmite, e que os estudantes adotam e defendem como princípio e valor da prática. A prática do cuidar transmitida pelas duas escolas baseia-se na filosofia humanista e holística: na amostra portuguesa os estudantes designam o cuidado que prestam por “cuidado centrado no doente” e os estudantes da amostra brasileira por “cuidado integral”, mas defendem a mesma práxis da profissão. Verificou-se ainda que a grande influência para a evolução de uma prática culturalmente competente se relaciona com a entrada nos campos de ensino clínico. É no contacto com a realidade que os estudantes relatam alguma desilusão pela dificuldade em aplicar a teoria na prática. A articulação teórico-prática é, neste estudo, a maior evidência do papel da formação no desempenho do futuro profissional. As sugestões que os estudantes fazem para as superar estão em paralelo com as que os autores recomendam.