FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Author "Amorim, José Pedro de Melo Rosa"
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- Da "abertura" das instituições de ensino superior a "novos públicos" : o caso portuguêsPublication . Amorim, José Pedro de Melo Rosa; Azevedo, Joaquim; Coimbra, Joaquim LuísDesde que cada instituição tem o poder de selecionar os seus próprios candidatos, tem-se assistido a uma “abertura” do ensino superior a “novos públicos”. Este aumento quantitativo tornou evidente uma qualidade até aí dissimulada: estes estudantes trazem consigo uma riqueza muito significativa e singular de experiências. Seguiu-se, por isso, duas linhas de investigação interrelacionadas: de um lado, a relação dos adultos e da educação de adultos com o ensino superior, do outro, o reconhecimento de aprendizagens prévias. Dada a recência da “abertura”, este estudo assumiu um forte caráter exploratório, mas orientado para dois objetivos essenciais: procurar caraterizar algumas particularidades sistémicas dessa “abertura” e perceber os significados atribuídos pelos adultos à sua experiência enquanto estudantes do ensino superior. Utilizou-se uma metodologia mista, com análise das estatísticas nacionais de acesso e de alguns números de abandono, bem como com análise de discurso de sete entrevistas semiestruturadas com estudantes adultos. A análise das estatísticas permitiu concluir que o acesso de estudantes “maiores de 23” varia de acordo com (i) o subsistema de ensino superior, (ii) o estatuto e a localização geográfica das instituições e (iii) a área de educação e formação. Estes resultados parecem reforçar a hipótese de que os “maiores de 23” são bem-vindos apenas para ocupar os lugares deixados vagos pelos estudantes “tradicionais”, isto é, jovens com o ensino secundário completo. Os números de abandono mostram uma realidade heterogénea e preocupante, pelo facto de algumas instituições registarem taxas superiores a 50%. Da análise das entrevistas conclui-se que os estudantes adultos (i) gerem um tempo escasso, (ii) têm uma motivação muito forte, subordinada a razões muito diversas, (iii) parecem ser altamente competitivos, (iv) valorizam a relação que estabelecem com os professores e (v) procuram no ensino superior não só conhecimento, mas também reconhecimento da identidade que pensam ter.