ESB - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing ESB - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Author "Adeeko, Damisola Blessing"
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- Consumer perception on the healthiness of snacks in NigeriaPublication . Adeeko, Damisola Blessing; Voss, Peter; Silva, Patricia; Pintado, ManuelaAs mudanças no comportamento de snacking nos países em desenvolvimento são uma preocupação crescente. Isto porque os alimentos consumidos como snacks tendem a ser altamente energéticos e pobres em nutrientes. Estudos anteriores demonstraram que as alegações de saúde podem influenciar a perceção do consumidor sobre os snacks, porém pouco se sabe especificamente sobre quão saudável as diferentes categorias de snacks são percebidas pelos consumidores. Determinar como os Nigerianos percecionam os snacks que consomem pode permitir melhorar a comunicação para promover um aumento no consumo dos snacks mais saudáveis ou motivá-los a optar por alternativas mais saudáveis de snacks altamente energéticos que já consomem. Este conhecimento é importante para o planeamento de intervenções bem-sucedidas e para a conceção de snacks saudáveis, que também podem ser apelativos para grupos com riscos alimentares mais elevados. O objetivo foi investigar como os Nigerianos percebem quão saudáveis são as diferentes categorias de snacks disponíveis para consumo na Nigéria. Um questionário foi desenvolvido com base no Grunert’s Food Related Lifestyle Model (FRLM) considerando vários fatores que influenciam as perceções, intenções e relatos de compra das categorias de snacks. Os dados foram analisados no Excel usando análise de clusters, análise de variância e testes t-student. O estudo teve uma taxa de resposta de 42%, com 43 participantes que completaram o questionário. Os resultados mostraram em que ocasiões as diferentes categorias de snacks são consumidas, a disponibilidade e acessibilidade das mesmas. Adicionalmente, foram também investigadas as diferenças na perceção de saudável e na preferência das categorias de snacks. As diferentes categorias apresentam diferenças significativas na perceção de serem ou não saudáveis [F (6, 294) = 23,44, (p = 0.000)] e também na sua preferência de consumo pelos consumidores [F (6, 294) = 3,31, (p = 0.000)].