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- Consumer perception on the healthiness of snacks in NigeriaPublication . Adeeko, Damisola Blessing; Voss, Peter; Silva, Patricia; Pintado, ManuelaAs mudanças no comportamento de snacking nos países em desenvolvimento são uma preocupação crescente. Isto porque os alimentos consumidos como snacks tendem a ser altamente energéticos e pobres em nutrientes. Estudos anteriores demonstraram que as alegações de saúde podem influenciar a perceção do consumidor sobre os snacks, porém pouco se sabe especificamente sobre quão saudável as diferentes categorias de snacks são percebidas pelos consumidores. Determinar como os Nigerianos percecionam os snacks que consomem pode permitir melhorar a comunicação para promover um aumento no consumo dos snacks mais saudáveis ou motivá-los a optar por alternativas mais saudáveis de snacks altamente energéticos que já consomem. Este conhecimento é importante para o planeamento de intervenções bem-sucedidas e para a conceção de snacks saudáveis, que também podem ser apelativos para grupos com riscos alimentares mais elevados. O objetivo foi investigar como os Nigerianos percebem quão saudáveis são as diferentes categorias de snacks disponíveis para consumo na Nigéria. Um questionário foi desenvolvido com base no Grunert’s Food Related Lifestyle Model (FRLM) considerando vários fatores que influenciam as perceções, intenções e relatos de compra das categorias de snacks. Os dados foram analisados no Excel usando análise de clusters, análise de variância e testes t-student. O estudo teve uma taxa de resposta de 42%, com 43 participantes que completaram o questionário. Os resultados mostraram em que ocasiões as diferentes categorias de snacks são consumidas, a disponibilidade e acessibilidade das mesmas. Adicionalmente, foram também investigadas as diferenças na perceção de saudável e na preferência das categorias de snacks. As diferentes categorias apresentam diferenças significativas na perceção de serem ou não saudáveis [F (6, 294) = 23,44, (p = 0.000)] e também na sua preferência de consumo pelos consumidores [F (6, 294) = 3,31, (p = 0.000)].
- A aplicabilidade de estratégias e procedimentos do método de Jaques-Dalcroze no ensino do clarinete : um estudo de casoPublication . Capitão, Ana Carolina Torres Lima; Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesA investigação subordinada ao tema “A aplicabilidade de estratégias e procedimentos do método de Jaques-Dalcroze no ensino do clarinete: um estudo de caso” pretende ser um contributo para o enriquecimento de estratégias de ensino do instrumento clarinete, em contexto de sala da aula, através da aplicação do método de Émile Jacques - Dalcroze (1865-1950). Dalcroze foi um dos impulsionadores de métodos ativos, a rítmica, um sistema de educação musical que integra ritmo e movimento corporal. Este estudo, conduzido segundo uma investigação naturalista de índoles quantitativa e qualitativa, tem como finalidade verificar se o método de Dalcroze, quando aplicado na música - ensino do instrumento do clarinete - contribui para melhorar a interpretação musical, em termos de ritmo, pulsação, tempo, dinâmicas e fraseado. O estudo de caso foi desenvolvido com um grupo de seis alunos de clarinete que frequentam, no ano letivo 2015/2016, o sexto ano de escolaridade, e o 2ºgrau, do curso Básico de Música, 2º ciclo, na disciplina de clarinete, em regime articulado, na Escola de Música de Esposende (EME). As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a observação direta e participante, notas de campo registadas em diário de bordo, videogravação das aulas, inquérito por questionário e técnica documental. A interpretação dos dados e a sua discussão foram feitas através do tratamento e análise de todos estes registos. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que o método de Dalcroze quando aplicado como estratégia de ensino do instrumento clarinete contribuiu para melhorar os processos de aprendizagem e compreensão dos elementos constitutivos da linguagem musical.
- O autoconceito e as interações sociais de alunos com cegueiraPublication . Martins, Ana Patrícia Mendonça Rodrigues; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Simões, Maria Cristina Marques FerreiraO autoconceito e as interações sociais na cegueira têm sido objeto de escassos estudos ao longo dos tempos. A experiência de abordar o autoconceito e as interações sociais na cegueira é uma tentativa de clarificar o processo de construção de si mesmo de um grupo social que ainda é pouco indagado. Desta forma, esta investigação pretende aprofundar os conhecimentos sobre a estrutura do autoconceito de crianças/jovens com cegueira, verificar como estes estabelecem as suas relações sociais, conhecer qual o nível de aceitação pelo seu grupo de pares, verificando o número de vezes que o aluno com cegueira é preferido e rejeitado, descodificando o seu estatuto sociométrico e relacionar autoconceito e popularidade. A amostra é composta por 6 alunos com cegueira, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, que frequentam o 8º, 10º e 11º anos em estabelecimentos de ensino públicos do centro do país. Para atingir estes objetivos, aplicaram-se dois instrumentos: a Escala de Autoconceito para Crianças de Piers-Harris (versão portuguesa) e um teste sociométrico aplicado aos alunos com cegueira, bem como aos seus grupos de pares. Conclui-se que a amostra em estudo apresenta para ambos os fatores do autoconceito uma média normal. Depois de analisados e identificados os diferentes estatutos, verifica-se que 4 alunos pertencem ao estatuto negligenciado e 2 alunos apresentam o estatuto rejeitado. Com base nos resultados obtidos confirma-se que os alunos com cegueira têm perceção clara e evidente de quem é popular e rejeitado no seu grupo de pares, apesar de pertencerem a grupos com menor visibilidade. No que concerne à competência percebida pelos alunos com cegueira, os resultados indicam que o nível de aceitação pelo grupo de pares parece não ter influência no autoconceito nos diferentes fatores.
- A desigualdade na história do pensamento económicoPublication . Rocha, Jéssica Barcelos; Martins, Nuno Miguel OrnelasA desigualdade na distribuição do rendimento tem sido um tema muito debatido nos últimos tempos e especialmente, após a crise económica iniciada em 2007-2008 que é muitas vezes relacionada com o aumento da desigualdade. Com o evoluir da teoria económica assistiu-se a um relativo abandono do tema da distribuição. Para os clássicos a distribuição do excedente era um tema fundamental, com impacto tanto no bem-estar dos indivíduos como na sustentabilidade económica e social. Com a crescente matematização da economia, a distribuição é analisada como uma questão técnica, definida em termos de curvas da oferta e procura. Além disso, assistiu-se a uma mudança de paradigma, em que a economia deixou de ser a ciência do excedente e da sua produção e distribuição, para se tornar uma ciência centrada na escassez. Neste contexto em que a distribuição é negligenciada do ponto de vista da teoria económica, o retorno do tema da desigualdade à discussão económica foca essencialmente a sua mensuração empírica, tendo sido desenvolvidos diversos índices sintéticos. No entanto, autores como Sraffa e Sen, são apontados como responsáveis por um renascimento da economia política clássica, onde a distribuição é um tema essencial. Além disso, Sen considera uma abordagem multidimensional da desigualdade, considerando que esta não deve ser medida apenas em termos de rendimento, mas sim ao nível das potencialidades.
- Relatório de estágioPublication . Jordão, Andreia da Conceição da Cunha; Costa, Eleonora Cunha VeigaO presente relatório surge no âmbito do estágio integrado no plano curricular do 2º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais de Braga. O estágio realizado decorreu no contexto de Cuidados de Saúde Primários, mais propriamente no Serviço de Psicologia da Unidade de Recursos Assistenciais, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto I - Santo Tirso/Trofa. E teve como objetivo proporcionar à estagiária um conjunto de atividades que permitiram o desenvolvimento de competências enquanto profissional em Psicologia. Este relatório pretende descrever as atividades realizadas durante o estágio, designadamente as atividades de observação, de avaliação psicológica, de intervenção psicológica individual e em grupo e atividades de formação. Assim, como refletir sobre as experiencias vividas e as aprendizagens alcançadas durante o mesmo.