CEDH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEDH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts by Author "Alves, José Joaquim Ferreira Matias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Peer feedback: guideline de Implementação em Contexto de Ensino Clínico de EnfermagemPublication . Ferreira, António Manuel dos Santos; Araújo, Beatriz Rodrigues; Alves, José Joaquim Ferreira Matias; Ferreira, Fernanda Maria Príncipe Bastos; Mota, Liliana Andreia Neves daO peer feedback tem sido definido como um dos métodos colaborativos onde o estudante assume um papel dinâmico com reflexo positivo no desenvolvimento de competências. Objetivou-se desenvolver uma guideline de implementação do peer feedback, para estudantes e docentes, durante a prática clínica de enfermagem e identificar os seus contributos. Estudo quasi-experimental (pré e pós intervenção) entre 2018 e 2021. O público-alvo são estudantes dos 3º e 4º anos do curso de enfermagem, a frequentar os ensinos clínicos, e respetivos docentes, que tenham, ambos, participado em workshop de capacitação sobre peer feedback. A recolha de dados realizada por grupos focais pré e pós intervenção. Análise de conteúdo com recurso ao QDA Minor®. Aprovação do estudo pela Comissão de Ética e Conselho de Direção da Instituição de Ensino Superior. Os resultados evidenciam que a guideline é fundamental e deve integrar um conjunto de características relativas ao peer feedback. O peer feedback contribui também para o desenvolvimento de competências relevantes nos estudantes. Em síntese, evidencia-se que a adoção de uma guideline favorece um percurso académico de sucesso, possibilita o alinhamento das práticas pedagógicas com os referenciais nacionais e internacionais na garantia da qualidade do ensino superior, e contribui para o conhecimento em enfermagem.