ICF - Documentos de Conferências / Conference Objects
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Browsing ICF - Documentos de Conferências / Conference Objects by Author "Faria, Liliana"
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- Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica: um estudo piloto no ensino superiorPublication . Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo; Faria, Liliana; Taveira, Maria do CéuDiversos estudos têm demonstrado que os serviços de aconselhamento psicológico têm um papel preponderante na promoção do bem-estar, satisfação e sucesso, ao nível pessoal, académico, e profissional (Bishop, 1990; RESAPES, 2002). No entanto, nem sempre as instituições de ensino superior investem na criação destes serviços e, por vezes, a sua presença e disponibilidade não assegura a sua procura, dado que nem sempre os alunos os percecionam como um recurso eficaz e credível de apoio às suas necessidades (Giovazolias, Leontoponlan, & Triliva, 2010). O presente estudo visa explorar as necessidades de intervenção psicológica de 157 estudantes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Para o efeito, são exploradas as preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como as preferências relativamente ao apoio pretendido ou previamente recebido, através do Questionário de Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica (Gallagher, Golin, & Kelleher, 1992; tradução de Pinto, 2010). Os resultados obtidos indicam que os participantes necessitam de mais informação ou apoio nas seguintes áreas: (i) aumentar a autoconfiança, (ii) aumentar a motivação, (iii) medo de falhar, (iv) controlar a ansiedade e o nervosismo, (v) estratégias de procura de emprego, (vi) escolha de uma carreira, e (vii) competências de gestão de tempo. Verifica-se ainda uma preferência, relativamente ao apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual e em grupo. Existem diferenças em função do sexo e da média atual no curso. Retiram-se implicações para a disponibilização de sistemas, estratégias e atividades de apoio psicológico dirigidas aos alunos, que possam responder de forma adequada às suas diferentes preocupações. Antecipa-se ainda que seja possível, no futuro, o desenvolvimento de programas de formação e treino de profissionais de psicologia que concorram para o desenvolvimento de respostas técnica e cientificamente fundamentadas congruentes com as necessidades identificadas.
