CRC-W - Documentos de Conferências / Conference Objects
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CRC-W - Documentos de Conferências / Conference Objects by Author "Araújo, Luísa"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Mediação da leitura através de literatura infantilPublication . Brito, Rita; Araújo, Luísa; Esteves, Sandrina; Leite, SaraFoi distribuído um questionário a educadores de infância com o objetivo de conhecer práticas de leitura com crianças até aos 6 anos em ambiente educativo. Foi realizada uma análise quantitativa e exploratória dos dados, com recurso ao software SPSS. Participaram no estudo 513 educadores de infância. São 398 os que referem ter uma biblioteca na sala ou uma biblioteca comum a todos, na instituição. A maioria das bibliotecas tem entre 10-20 livros, onde metade são de edição estrangeira traduzidos para português. A leitura é feita para as crianças durante cerca de 15-30 minutos, sendo que são as crianças as principais impulsionadoras deste momento. Nesta atividade de leitura, os educadores consideram que é muito importante pedir às crianças que comentem a história, assim como a discussão dos sentimentos das personagens e dramatizar ações da história usando vozes diferentes no discurso direto das personagens. Outra atividade realizada é a pesquisa do significado das palavras novas escutadas. Para além da leitura da história, verifica-se que os educadores de infância se preocupam em potencializar este momento com outras dinâmicas, proporcionando assim aprendizagens às crianças.
- Mediação da leitura através de literatura infantilPublication . Brito, Rita; Araújo, Luísa; Esteves, Sandrina; Leite, SaraFoi distribuído um questionário a educadores de infância com o objetivo de conhecer práticas de leitura com crianças até aos 6 anos em ambiente educativo. Foi realizada uma análise quantitativa e exploratória dos dados, com recurso ao software SPSS. Participaram no estudo 513 educadores de infância. São 398 os que referem ter uma biblioteca na sala ou uma biblioteca comum a todos, na instituição. A maioria das bibliotecas tem entre 10-20 livros, onde metade são de edição estrangeira traduzidos para português. A leitura é feita para as crianças durante cerca de 15-30 minutos, sendo que são as crianças as principais impulsionadoras deste momento. Nesta atividade de leitura, os educadores consideram que é muito importante pedir às crianças que comentem a história, assim como a discussão dos sentimentos das personagens e dramatizar ações da história usando vozes diferentes no discurso direto das personagens. Outra atividade realizada é a pesquisa do significado das palavras novas escutadas. Para além da leitura da história, verifica-se que os educadores de infância se preocupam em potencializar este momento com outras dinâmicas, proporcionando assim aprendizagens às crianças.