CPBS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing CPBS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Author "Afonso, André Filipe Vila-Chã"
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- Gestão e melhoria de processos logísticos : projeto no centro logístico da ParfoisPublication . Afonso, André Filipe Vila-Chã; Ribeiro, Rita; Fontes, NunoMais do que proporcionar um crescimento sustentado nas empresas, as melhorias nos processos devem ser um pensamento constante, não só para gestores de topo, mas também para qualquer pessoa, independentemente da função ou da organização. Por forma a acompanhar o seu crescimento exponencial nos últimos anos, a Parfois, marcaa portuguesa líder do mercado nacional de acessórios de moda, tem vindo a remodelar continuamente o seu centro logístico em Rio Tinto, Portugal. Inserido no programa de melhoria contínua das operações, este projeto teve como principal objetivo reestruturar os processos de distribuição de consumíveis para as lojas da marca. Com mais de 400 lojas espalhadas por todo o mundo, era essencial melhorar os processos desta área do armazém para assim garantir elevados níveis de serviço. Começámos por analisar a situação inicial, identificando vários pontos fracos que careciam de melhoramentos. A desorganização e confusão vivida no armazém de consumíveis, a total impraticalidade da hierarquia de produto, a inexistência referências localizadas, a necessidade de faturação manual dos artigos, ou a utilização do sistema de e-mail para as lojas efetuarem as encomendas, contribuíam para que o processo de envio de consumíveis para as lojas fosse lento e pouco eficiente. Para superar todos estes desperdícios, começou-se por uma reorganização do armazém tendo em vista a criação de fluxo na operação e aumento da organização dos produtos, colocando, de seguida, em prática um novo processo de picking para dar melhor resposta à implementação da componente logística de um portal online, meio por onde as lojas passariam a efetuar as encomendas deste tipo de artigos. As melhorias obtidas foram claras. Para além da evidente evolução positiva ao nível da organização do armazém, os lead-times médios de picking e de satisfação das encomendas sofreram grandes reduções, enquanto eram acompanhados por um aumento no nível de output, sem comprometer, com isso, os níveis de serviço. Por outro lado, os colaboradores mostraram-se bastante satisfeitos com as melhorias implementadas e com a simplificação do processo. As metodologias lean contribuíram em larga escala para a implementação bem sucedida das propostas de melhoria neste armazém, onde, atualmente, se procura de forma constante a redução de desperdícios.