Faculdade de Medicina Dentária
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Medicina Dentária by advisor "Almeida, Carlos Emanuel Natividade Ferreira de"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da qualidade e eficácia dos fotopolimerizadores na Clínica Universitária da Universidade Católica Portuguesa e em consultórios privados de medicina dentáriaPublication . Braga, Rodrigo João Picado; Noites, Rita Brandão de Pinho; Almeida, Carlos Emanuel Natividade Ferreira deIntrodução: Numa era da medicina dentária baseada cada vez mais na “adesão” e com materiais fotopolimerizavéis é fundamental que os fotopolimerizadores emitam luz com intensidade superior a 300mW/cm2. Tivemos como objetivo avaliar o desempenho dos aparelhos fotopolimerizadores da Clínica Universitária da UCP – Viseu bem como em clínicas privadas de Viseu. Materiais e Métodos: Recorrendo a dois radiómetros digitais, foram realizados testes na clínica Universitária da UCP bem como em clínicas privadas com valência em medicina dentária. Avaliou-se a radiância debitada por cada fotopolimerizador em mili-watts por centímetro quadrado (mW/cm2). Utilizou-se um radiómetro SDI Led Radiometer (SDI, Austrália) e um radiómetro Led Radiometer (Woodpecker, China). No caso de fotopolimerizadores de quartzo-tungsténio-halogénio (QTH) foram realizadas três exposições prévias de 60 segundos consecutivas com intervalo de 1 segundo de descanso. Para as unidades LED foram efetuadas três leituras para cada aparelho. Para cada aparelho foram testados os tempos de polimerização de 20 segundos. Resultados: Foram avaliados 18 aparelhos na Clínica Universitária da UCP – Viseu, sendo 50% de QTH e 50% de LED. 23.5% dos fotopolimerizadores possuía danos e 42% tinha presença de resíduos nas suas pontas. O valor de intensidade média da luz emitida foi de 175 mW/cm2 nos fotopolimerizadores Quartzo-Tungsténio-Halogénio e 1190 mW/cm2 para os LED (p<0.005). Nas clínicas privadas foram analisados 30 fotopolimerizadores LED, dos quais 36,7% apresentava danos na ponta e 26,7% presença de resíduos. O valor médio de intensidade de luz obtido foi de 1170mW/cm2 (p<0.005). Conclusão: Conclui-se que na Clínica Universitária, apenas unidades de LED devem ser usadas. Os resultados das unidades de LED permitem que a fotopolimerização ocorra dentro dos parâmetros internacionalmente aceites. Nas clínicas privadas todos os fotopolimerizadores possuíam intensidades de fotopolimerização muito acima do recomendado pelos fabricantes pelo que é necessário adotar o modo progressivo de polimerização de forma a reduzir o stress de polimerização induzido.
- Avaliação da reversão de pigmentação em lesões hipolásicas de esmalte previamente tratadas com infiltração de resina (ICON)Publication . Santos, Inês Borges Pina Tavares; Oliveira, Maria Teresa Pinheiro de Oliveira Rodrigues de; Almeida, Carlos Emanuel Natividade Ferreira deIntrodução: A infiltração de resina, registada como ICON® (DMG, Hamburgo, Alemanha), permite o preenchimento, reforço, estabilização e melhoria da estética de lesões de mancha branca (LMB), sem sacrifício da estrutura dentária sã. A incorporação de pigmentos compromete a estética, podendo ser revertida com um retratamento com infiltração de resina ou um branqueamento. Não existe evidência que compare os tratamentos. Objetivos: Avaliar o método mais eficaz de reversão de lesões pigmentadas previamente tratadas com ICON (retratamento com infiltração de resina ou branqueamento) e verificar a estabilidade da cor, ao longo do tempo, destas lesões quando sujeitas a pigmentação. Materiais e Métodos: Numa amostra de setenta e cinco dentes bovinos (n=75), foram criadas artificialmente LMB. Aplicou-se a infiltração de resina (ICON®, DMG, Hamburgo, Alemanha) e os espécimes foram imersos numa solução de pigmentação. Dividiu-se a amostra em três grupos de tratamento (n=25): infiltração de resina (ICON®, DGM, Hamburgo, Alemanha); controlo e branqueamento (Perfect Bleach® peróxido de carbamida a 10%, VOCO, Alemanha). Os espécimes foram novamente sujeitos a pigmentação, sendo a sua cor avaliada em sete momentos, utilizando um espetrofotómetro. Resultados: Entre o início e o tratamento imediato, o tratamento que apresentou maior variação de cor foi o branqueamento, seguido do re-ICON e controlo (p≤0.05). Verificam-se diferenças significativas entre grupos no ΔE no período decorrido desde o tratamento imediato até aos 30 dias de pigmentação. Discussão: Os resultados obtidos demonstram que ambos os tratamentos permitem reverter as alterações de cor e de pigmentação. O branqueamento possui melhores iniciais, contudo, a longo prazo, a pigmentação aumenta mais rapidamente face ao re-ICON, aos 15 dias de pigmentação. Ao fim de 30 dias de pigmentação, o re-ICON apresenta maior suscetibilidade à pigmentação. Conclusão: As LMB tratadas previamente com ICON são suscetíveis à pigmentação, sofrendo uma alteração de cor considerável. A reversão da pigmentação com branqueamento ou retratamento com ICON permitem uma melhoria colorimétrica destas lesões.
- Comparação do carvão ativado vs. outras pastas branqueadoras sobre resina compostaPublication . Carreiro, Elisa Mariana Ferreira; Cardoso, Miguel Agostinho Beco Pinto; Almeida, Carlos Emanuel Natividade Ferreira deIntrodução: Os novos produtos dentários à base de carvão ativado são justificados pela capacidade antibacteriana e absortiva de pigmentos. No entanto, a capacidade abrasiva deste composto no dente está provada. Objetivos: Avaliar se a escovagem com dentífrico com carvão ativado conduz a mudanças significativas na cor e rugosidade da superfície da resina composta. Comparar as mudanças ao nível das resinas compostas com diferentes tipos de pastas com carvão ativado. Materiais e Métodos: 84 discos de resina Amaris O1 com 10 mm de diâmetro por 2 mm de altura foram confecionados. Divididos em seis grupos (n = 14): 1-Controlo (Água destilada), 2- Escovagem com pasta dentífrica convencional (Colgate Total), 3-Escovagem com pasta dentífrica branqueadora (Colgate Max White), 4-Escovagem com pasta dentífrica com carvão ativado não branqueadora (Colgate Total), 5-Escovagem com pasta dentífrica de carvão ativado regulamentada (Black is White) e 6-Escovagem com pasta dentífrica de carvão ativado não regulamentada (Zebra Teeth Whitening). Outros 6 discos com 15 mm por 2 mm foram confecionados e divididos. Desta forma, a cor, a rugosidade e a abrasividade de cada disco foram avaliadas em cinco momentos, com espectrofotómetro (VITA Easyshade), um perfilómetro Hommelwerk e um Micro-scale Abrasion Tester, respetivamente: inicial; um dia ,uma semana; duas semanas, um mês e três meses. Toda a escovagem foi realizada de acordo com a norma ISO 11609 – 2017. A análise dos dados foi realizada com SPSS® v.25.0 com p<0,05. Resultados/Discussão: A maior variação de rugosidade superficial é verificada ao fim de 3 meses. Maior variação de rugosidade corresponde à pasta no grupo 5. Na cor é passível de se observar uma maior variação global de cor no grupo 6, com significância estatística. Conclusão: A Zebra Teeth Whitening apresenta rugosidade e cor agravadas. Dentífricos branqueadores convencionais conduzem ao aumento da rugosidade superficial. Estudos futuros devem ser realizados.
- Influência do sistema adesivo Self Etch na estabilidade colorimétrica de restaurações com resina Bulk FillPublication . Belchior, Ana Sofia Leitão; Noites, Rita Brandão de Pinho; Almeida, Carlos Emanuel Natividade Ferreira deINTRODUÇÃO: Diversos estudos relatam que o sistema adesivo utilizado pode afetar a estabilidade da cor da restauração, no entanto existem opiniões contraditórias. OBJETIVOS: Este estudo tem como objetivo avaliar a influência de diferentes sistemas adesivos na alteração colorimétrica das resinas bulk fill. MATERIAL E MÉTODOS: Foram efetuados 120 discos de resina composta com resina UD3 (Micerium, Itália) que foram divididos em 4 grupos, um de controlo, sem adesivo, e 3 grupos de estudo nos quais foram aplicados os sistemas adesivos Clearfil SE Bond 2 (Kuraray, Japão), Futurabond NR (VOCO, Alemanha) e OptiBond XTR (Xerr, EUA). Posteriormente foram elaborados 240 discos de cada resina bulk fill, as resinas Fill-Up (Colténe, Suíça) e Xtra-Fill (VOCO, Alemanha). Foi feita a adesão dos discos de resina composta com os discos de resina bulk fill com os diferentes sistemas adesivos. Foi feita uma avaliação colorimétrica com recurso a um espectrofotómetro (VITA Easyshade® Compact, Vita Zahnfabrik, Bad Säckingen, Alemanha). Seguidamente, os grupos de estudo foram colocados em solução corante durante 1 mês, tendo sido efetuadas leituras inicial, dia 15 e dia 30. A análise dos dados foi efetuada utilizando o programa de análise estatística SPSS® v.25.0 (Statistical Package for the Social Sciences, IBM, EUA). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através do estudo constatou-se que o sistema adesivo utilizado altera a cor da restauração final uma vez que se verificaram diferenças significativas entre os grupos. O adesivo que apresentou menor variação global de cor foi o Clearfil SE Bond 2, contudo, o que apresentou menor variação de resultados foi o Futurabond NR. Verificou-se que a Xtra-Fill é menos suscetível a alterações de cor uma vez que apresentou menor variação global de cor. CONCLUSÃO: Aquando da utilização de resinas translúcidas como é o caso das resinas bulk fill, é necessário ter em atenção o sistema adesivo utilizado, procurando sempre aumentar a longevidade estética da restauração.
- Influência do sistema adesivo universal na estabilidade colorimétrica de restaurações com resina bulk-fillPublication . Rodrigues, Cláudia Alexandra da Silva; Correia, André Ricardo Maia; Almeida, Carlos Emanuel Natividade Ferreira deINTRODUÇÃO: A aparência estética das restaurações é um dos fatores cruciais para os pacientes. A influencia do sistema adesivo na cor da restauração poderá ter impacto na cor final da restauração. As resinas bulk fill vieram simplificar a técnica de restauração.OBJETIVOS: Com este estudo pretende-se determinar a influência de diferentes sistemas adesivos na alteração colorimétrica das resinas bulk fill. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram realizados 120 discos de resina composta com resina UD3. Foram divididos em 4 grupos, um de controlo, sem sistema adesivo e 3 grupos de estudo nos quais foram aplicados os sistemas adesivos Clearfil Universal Bond (Kuraray, Japão), One Coat 7 universal (Colténe, Suíça) e Futurabond U (Voco, Alemanha). Efetuaram-se 60 discos de cada resina bulk fill, as resinas Fill Up (Colténe, Suíça) e Xtra-fill (Voco, Alemanha). Foi feita a adesão dos discos de resina composta com os discos de resina bulk fill com os diferentes sistemas adesivos. As leituras de cor foram efetuadas com recurso um Espectrofotómetro (VITA Easyshade® Compact, Vita Zahnfabrik, Bad Säckingen, Alemanha). Seguidamente os grupos de estudo, foram colocados em solução corante. A análise de dados foi efetuada utilizando o programa de análise estatística SPSS® v.24.0 (Statistical Package for the Social Sciences, IBM, EUA). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através do estudo verificou-se que o sistema adesivo altera a cor da restauração final uma vez que houve diferenças significativas entre os grupos. Além disso verificou-se que a resina Xtra-Fill é a mais suscetível a alterações de cor visto que foi a que apresentou maiores valores de ΔE, o que se explica devido á sua translucidez. CONCLUSÃO: Aquando da utilização de resinas translucidas como é o caso das resinas bulk fill é necessário ter em atenção o sistema adesivo utilizado, procurando sempre aumentar a longevidade da restauração.
- Polimento de resinas compostas : avaliação do fator tempo na estabilidade colorimétricaPublication . Ramos, Francisco José Varela; Correia, André Ricardo Maia; Almeida, Carlos Emanuel Natividade Ferreira deIntrodução: O polimento possui importância clinicamente comprovada na estabilidade da cor de uma restauração a resina composta, fator este com relevância no seu sucesso. A duração e a frequência em que uma restauração deve ser sujeita a polimento, é um fator pouco estudado e com alguma discordância na literatura publicada. Objetivos: Avaliar em que medida o fator tempo de polimento influencia a estabilidade de cor de restaurações a resina composta. Material e métodos: 75 discos de resina composta (Hri Enamel Plus, Micerium, Itália) foram criados e divididos em 5 grupos foram submetidos a diferentes tempos de polimento, usando o sistema de discos de polimento Diatech Swiss Flex Discs, Colténe, Suiça. As amostras foram imersas numa solução de pigmentação durante 30 dias e foi feita a avaliação colorimétrica ao 15º e 30º dia, através de um espetofotómetro (VITA Easyshade® Compact, Vita Zahnfabrik, Alemanha). Os resultados obtidos foram sujeitos a análise estatística através do software SPSS Statistics, versão 25. Resultados: Os grupos em que foi realizado o dobro do tempo de polimento recomendado pelo fabricante apresentaram menor ΔL*, tendo sofrido menor redução de luminosidade e menor ΔE*, ou seja, menor variação total de cor, desde a leitura inicial até aos 30 dias de pigmentação. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas nos grupos em que foi realizado repolimento face ao tempo. Disussão: Pelos resultados obtidos, obervamos que um maior tempo de polimento é essencial para a redução da capacidade de descoloração e pigmentação de uma restauração a resina composta. Porém, verificou-se que realizar um repolimento passado uma semana, pouca relevância tem no melhoramento da cor da restauração. Conclusão: Realizar um polimento mais prolongado capacita uma restauração a resina composta de se descolorar com menos facilidade, relativamente a um polimento recomendado pelo fabricante ou a uma não realização de polimento.
